quinta-feira, 12 de março de 2015

Entrevista Pedro Guerra - A Rainha está Morta

Bom Dia Leitores,

Hoje tenho o imenso prazer de trazer uma entrevista mega especial com um autor que admiro de coração e que tenho o privilégio de conhecer pessoalmente, Pedro Guerra autor do livro A Rainha está Morta. Adoro o Pedro, ele é o tipo de pessoa que você se identifica já nas primeiras palavras, uma pessoa que faz você se sentir a vontade muito humilde e cheio de energia que contagia a todos. Sou fã dele não somente de suas obras mas como pessoa também e vou dividir um pouquinho mais com vocês hoje sobre esse querido autor. Não esqueçam de deixar seus comentários.


1 - Quem é Pedro Guerra?
Pedro Guerra é multilateral. Tem alguns lados de mim que até ele mesmo desconhece. Pedro já quis ser astronauta, bombeiro, bandido (calma, ele ainda não sabia o significado!), e hoje em dia ele é escritor! Escritor porque gosta do poder de persuasão que a palavra tem sobre qualquer pessoa. Ela persuade tristezas, choros, risos. A palavra é a existência para Pedro. Mas, saindo um pouco da brincadeira, Pedro Guerra tem 23 anos, mora em Caxias do Sul (RS), e está se encaminhando para o seu terceiro livro.

2- Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?
Olha, eu sempre soube que me inclinava para a escrita - de um modo ou de outro. Eu sempre amei rabiscar, criar fontes, brincar com palavras. Tenho um boletim de desempenho da primeira série onde a professora cita a minha paixão pela escrita, e esse é o meu primeiro registro mesmo. No final do ensino fundamental, eu já adorava compor músicas, e daí surgiram as rimas, as brincadeiras com palavras... E isso só foi se adaptando. Para as poesias, para os romances. Mas só em 2010 mesmo que escrevi meu primeiro livro.

3 - Quantos livros você já escreveu? E quantos já publicou?
Já escrevi 5 livros, mas as ideias são para mais uns 5, no mínimo! Em junho, lanço o meu terceiro livro publicado.

4- Há algum tema específico sobre o qual você goste de escrever?
Eu me enveredei por muito tempo pelo policial, pelo suspense. Não estou abandonando isso agora, apenas buscando me desafiar. O meu próximo livro será um romance adolescente que na verdade é um desromance, pois ele fugirá a todas as regras. Acho bacana experimentarmos novas oportunidades.

5 - Como é o seu processo criativo?
Uma loucura, haha! Eu escrevo em todos os lugares, mas principalmente na minha cabeça e no bloco de notas do celular. Carrego caderninhos, mas só rabisco coisas feias com uma letra horrível! Vou juntando ideias, adequando algumas, melhorando outras... E, aos poucos, naturalmente as histórias nascem.

6 – Qual foi o momento que te marcou mais nessa carreira de escritor?
O lançamento do meu último livro, A Rainha Está Morta, foi muito importante. Nunca pensei que venderia 246 livros em 3 horas, os meus leitores foram incríveis. Mas, mais do que isso ou qualquer premiação, o contato que tenho nas escolas e eventos literários com os meus leitores é o que mais me deixa feliz! É o que vou levar de verdade.



7 - Quando você escreve, já sabe qual será o desfecho da trama ou a história dita as regras?
Eu até trabalho com uma previsão, mas quase sempre chego ao final e mudo tudo. Acredito que vou ajustando a história conforme ela mesma solicita.

8- De onde surgiu a ideia para o livro A Rainha Está Morta? Pode nos contar um pouquinho sobre ele?
Surgiu no aeroporto! Haha. Eu estava indo viajar e escutei uns gringos falando sobre a Festa da Uva, um evento tradicional em minha cidade que elege rainha e princesas para levarem o nome da festa. Nisso, pensei: porque não "mato" a Rainha?!

9- Seus personagens são fictícios ou reais? Tem algum preferido?
Em A Rainha Está Morta, misturei tudo. Personagens fictícios com reais, baseados ou não em pessoas reais. No meu próximo livro, Precisava de Você, baseei-me muito em pessoas que conheço. A minha personagem favorita até hoje é a Lola, protagonista do Precisava de Você.

10 - Você acha que a literatura brasileira está sofrendo uma mudança atualmente, as pessoas estão prestigiando mais os autores nacionais? E como anda a qualidade de nossas histórias?
Com certeza, até porque já existem dados sobre isso. Facilitada a publicação, novas histórias surgem, e com elas novos leitores. Isso é ótimo! Acredito que devamos perder esse preconceito com os livros nacionais, tido até alguns anos atrás.

11 - Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente? Pode nos contar um pouquinho mais sobre ele?
Sim. Precisava de Você, meu novo livro que foge de tudo ao que já fiz até hoje, sai no primeiro semestre de 2015 e será distribuído nacionalmente. O livro está pronto e estamos em reuniões para definições de capa e miolo. Ele virá com uma proposta ousada e inovadora, e eu espero que os meus leitores acompanhem as minhas loucuras, heeh!

12 - Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias?
Leiam, mas leiam muito! Não existe escrita sem leitura - e boa leitura.

Para você:
Escrever é... Existir
Livros são... Companhia e suporte
Inspiração literária... Agatha Christie e Claudia Tajes
Um livro: A Louca da Casa
Um personagem: Poirot
Um(a) autor(a): Rosa Montero
Um Sonho... Dar sequência sempre ao meu trabalho

Recadinho do Pedro para vocês:
Oi, pessoal! Espero que tenham gostado da entrevista. Acompanhem o meu trabalho em www.facebook.com/escritorpedroguerra e nos vemos em Precisava de Você!

Obrigado querido pela entrevista, espero que tenham gostado e não esqueçam de comentar.
Raquel Machado

5 comentários:

  1. Bacana, Raquel! Adoro conhecer escritores "desconhecidos". :)
    http://acervocompartilhado.blogspot.com.br/2015/03/lancamentos-darkside-books.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel e Pedro, adorei a entrevista e conhecer um pouquinho mais desse autor querido. Já li A rainha está morta e simplesmente amei tudo: o enrredo (surpreendente), a maneira dele escrever a história e descrever personagens e cenas. 1 baita abraço em vocês

    ResponderExcluir
  3. Aaahaa Pedro Guerra <3 Quem não ama ele e seus livros!??
    Adorei a entrevista e estou ansiosa para o próximo livro dele.
    Bjs, se puder comentar nessa resenha ajudaria muito:
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/03/need-for-speed-most-wanted.html

    ResponderExcluir
  4. OI,Raquel,
    Sou nova no mundo dos Blogs e estou agora começando a conhecer outros Blogs sobre livros. Gostei muito do seu. Está bem montado. Acabei de dar o larga no meu e ficaria feliz se vc. o visitasse. http://oslivrosdaminhabiblioteca.blogspot.com.br/ . Beijo NILDA

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, tudo bem?
    Ótima entrevista!! E sempre bom conhecer novos autores.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir