sábado, 7 de março de 2015

CineKriativa: O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos

Título original: The Hobbit: The Battle of the Five Armies
Distribuidor: WARNER BROS.
Ano: 2014
Duração: 144min
Elenco: Martin Freeman, Richard Armitage, Evangeline Lilly, Lee Pace, Luke Evans, Ian McKellen, Ken Stott, James Nesbitt
Diretor: Peter Jackson
Gênero: Fantasia
Classificação:

Último filme da trilogia apresenta a conclusão da jornada épica de Bilbo Bolseiro (Martin Freeman), que se junta ao mago Gandalf (Ian McKellen) e aos treze anões, liderados por Thorin Escudo-de-Carvalho (Richard Armitage), para recuperar o Reino dos Anões de Erebor do temido dragão Smaug (dublado por Benedict Cumberbatch).
Depois de recuperar a vasta riqueza, agora os anões precisam enfrentar as consequências de terem libertado o aterrorizante dragão Smaug sobre homens, mulheres e crianças indefesas da Cidade do Lago.

Enquanto Thorin sucumbe à doença de Smaug, ele sacrifica a amizade e a honra em sua procura pelo lendário Arkenstone. Incapaz de ajudá-lo a enxergar a razão, Bilbo precisa fazer uma decisão arriscada, sem saber que há uma ameaça ainda maior pela frente. Por sua vez, Sauron, o Senhor da Escuridão, está de volta a Terra-Média e envia exércitos de orcs para um ataque inesperado à Montanha Solitária.

Conforme a escuridão cresce, os anões, elfos e homens devem escolher entre unir-se ou serem destruídos. Então, Bilbo passa a lutar por sua vida e pela de seus amigos enquanto os cinco grandes exércitos vão para a guerra.

O FILME EM UMA FRASE:
A ÚLTIMA BATALHA ÉPICA.

Em O Hobbit a batalha dos cinco exércitos somos levados ao final dessa aventura épica escrita por um dos maiores gênios da literatura Tolkien.



O filme começa no exato ponto onde acaba o segundo, na fuga do dragão Smaug para o pequeno vilarejo, onde ele literalmente "toca o terror" em tudo e todos. Porém uma pessoa conseguirá detê-lo e salvar a cidade.



Após isso, somos levados novamente para dentro da montanha, onde os anões retornaram ao seu lar, mas isso terá consequências, pois reacenderá uma chama adormecida em Torin, o rei deles, o levando a algumas atrocidades e loucuras.



Com a notícia que Smaug saiu da montanha, muitos outros ficam loucos para ir atrás do tal tesouro da montanha também. Entre homens e elfos teremos uma grande batalha, porém se isso não fosse o bastante, o mal também está de olho  nesse local, que será perfeito para seus planos futuros. Todos terão de se reunir para derrotar de uma vez por todas os orcs que querem acima de tudo o sangue e morte de todos.



Sou fã dos filmes desse gênero, ok, não tão fã como algumas pessoas que conheço, mas gosto bastante deles. Já meu excelentíssimo é um fã efervescente, ele comprou até o anel do senhor dos anéis para ter, sim vício. Então, claro que não poderíamos de ir ver esse filme no cinema e claro, em 3D.

Primeiro comento sobre o 3D, ainda acho que falta um pouco para essa tecnologia agradar. Foi interessante, mas poderia ter sido muito mais, por toda a história e paisagens que o filme tem. Falando em uma outra era em um outro mundo, acredito que poderiam ter sido melhor explorado com certeza. A cenografia é linda, como em todos os outros filmes, paisagens de encher os olhos que nos deixam abismados. A trilha sonora também não deixa a desejar, nos levando a uma outra época realmente.



Os atores interpretaram bem seus papéis, dou destaque é claro a Gandalf e Torin que me surpreenderam.



Uma coisa que me chateou porém, é que esperava mais da cena do dragão. Ficou legal, porém rápida demais, e depois de dois filmes esperando por isso, acreditava que eles iam dar mais enfase nessa parte, o que para mim deixou a desejar. 

A batalha entre os exércitos foi algo que me deixou um pouco confusa também, pois apareceu gente de tudo que é lugar e cada um queria uma coisa, o que na minha cabeça ficou complicado de separar, só realmente passei a compreender novamente quando eles se uniram para enfrentar o inimigo (orcs). E agradeço a meu excelentíssimo que teve uma enorme paciência comigo, tentando me explicar essa parte.



Além disso, no final algumas coisas ficaram com pontas abertas também, como eu não li o livro, senti falta de algumas explicações. 
O que aconteceu com os anões depois de tudo isso?
O povo da cidade conseguiu reconstruir sua cidade?

O filme não é ruim, não me entendam mal, como já disse anteriormente as cenas são de encher os olhos, temos muita ação para os fãs do gênero e a história realmente segue um rumo alucinante com um final que me agradou como um todo.

CURIOSIDADES

1. O filme é uma adaptação da obra The Hobbit (ou O Hobbit, no Brasil) de J.R.R. Tolkien. O livro foi dividido em três longas que se passam 60 anos antes da franquia O Senhor dos Anéis, também dirigida por Peter Jackson. O romance, publicado em 1937, foi o primeiro livro do autor.

2. A atriz Evangeline Lilly, a Kate, da série Lost, interpreta a elfa Tauriel, personagem vista na segunda e neste terceira produção.

3. A batalha final do filme terá 45 minutos de duração.

4. Inicialmente, o longa se chamaria O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez, mas Peter Jackson preferiu trocar por O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos. O diretor explicou que o primeiro título só faria sentido caso a história acontecesse em dois filmes, como no terceiro longa Bilbo já está lá, o título perderia o significado.

5. Um dia antes do painel do filme na San Diego Comic Con, vários fãs acamparam do lado de fora do salão, a fim de conseguir um lugar. No meio da noite, eles foram despertados pelos membros do elenco Lee Pace e Andy Serkis, que os cumprimentaram, distribuiram autógrafos e tiraram fotos por horas. No final, Pace desmaiou de exaustão e compartilhou um colchão com um fã.

6. O alce que Thranduil (Lee Pace) monta, é na verdade um cavalo chamado Moose.

7. Vários membros do elenco mantiveram alguns adereços usados no filme. Martin Freeman manteve sua espada e as orelhas protéticas, enquanto Richard Armitage manteve a original espada Orcrist. Finalmente, Lee Pace manteve sua espada élfica, que ele conserva em sua estante.

8. A música no primeiro trailer é "Edge of the Night", originalmente cantada por Peregrin Took em O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003).

9. Ian Holm e Christopher Lee filmaram suas cenas no Pinewood Studios, em Londres, porque as condições de saúde os deixou desconfortáveis para viajar a Nova Zelândia.

10. A princípio, seriam apenas dois filmes. As filmagens terminaram em 06 de julho de 2012, após 266 dias da fotografia principal. No entanto, com a decisão de dividir a história em três segmentos, os dois filmes se tornaram o primeiro e último filme, e o final do primeiro tornou-se o início do segundo filme, assim o início do terceiro tornou-se a extremidade do segundo. Cenas adicionais para o segundo filme foram escritas e gravadas durante vários meses no verão de 2013.

11. Peter Jackson afirmou este será o último filme que ele fará com as propriedades da Terra Média de J.R.R. Tolkien. Ele fez uma outra trilogia com o material.

TRAILER:


Concluindo recomendo o filme para os fãs do gênero.
Raquel Machado

5 comentários:

  1. Não sou muito fã de Senhor dos Aneis e não assisti nenhum dos filmes do Hobbit, mas sua resenha ficou muito boa.
    Parabéns!!!

    obrasdeumjovemescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!
    Eu ainda preciso assistir o filme 2 do Hobbit. O Senhor dos Anéis já vi os 3 e adoro a trilogia.
    Ótima análise do filme, adorei as curiosidades.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Raquel, eu também me senti assim: Poxa, por que tão rápido o desfecho com o dragão?
    O dois termina tão uau e com 5 minutos do 3 resolvem tudo.
    Mas eu gostei bastante. Apesar de ser o meu menos preferidos dos três filmes, adorei.
    As paisagens são realmente de tirar o fôlego!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Não sou muito fã desse gênero, mas adorei a resenha. :)
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, adorei a resenha! Sou muito fã de Tolkien (de verdade, até minha monografia foi sobre a obra dele hahaha) e O Senhor dos Anéis sempre vai ser o meu xodó, mas gostei muito de O Hobbit também. Acho que os filmes foram feitos para agradar os fãs mesmo, por isso o resgate de personagens que não aparecem no livro e tudo mais...

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir