sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Cinekriativa: Jogo Perigoso

Título original: Gerald's Game
Gênero(s): Terror
Duração: 103 min
Ano: 2017
Produção: Netflix
Diretor: Mike Flanagan
Elenco: Carla Gugino , Henry Thomas , Bruce Greenwood
Nota: 

Gerald e Jessie vão para um casa afastada buscando aproveitar um momento romântico que envolve jogos sexuais. Depois de ser algemada na cama, Jessie participa dos jogos do marido, até que a situação tem uma mudança trágica. Ela é deixada amarrada e sozinha com suas memórias dolorosas de infância, um cachorro de rua faminto, as vozes em sua mente, e, possivelmente, alguém que a observa do canto escuro do quarto.




Bom dia Pessoal,

Sendo o mês de Halloween, tio King não poderia faltar por aqui e para quem nos acompanha sabe como gostamos das obras desse cara. Como costumo dizer com o King é assim "ou você ama ou você odeia", nós fazemos parte do primeiro time, então quando vimos que a Netflix ia lançar uma adaptação do seu livro "Jogo Perigoso" ficamos de olho para assistir assim que disponível, e posso dizer que agradou sim.

No início do filme encontramos o casal Gerald e Jessie, eles estão naquela fase onde o casamento já não está tão quente. Gerald propõe para sua esposa um fim de semana especial para eles "apimentarem" sua relação. Para isso ele a leva para uma cabana afastada da cidade, onde poderiam ter toda privacidade que gostariam. No caminho eles encontram um cão faminto se alimentando de um animal morto na estrada (lembrem-se desse cão, ele será importante na trama).

Então, eis que chegam na "cabana romântica" e Gerald planejou algumas coisinhas especiais para tentarem na cama. Jessie entra no jogo, até que ele exibe um belo par de algemas. No começo ela aceita, afinal aquilo não parecia ser tão ofensivo.O problema é quando seu marido começa a fantasiar um estupro(que trouxa), porém Jessie dá um basta antes dele continuar com a encenação. E nesse ponto algo crucial acontece



A criatura tomou um "comprimidinho azul" (se é que vocês me entendem) para conseguir dar conta do recado. O que acontece é que ele acaba sofrendo um ataque cardíaco e cai morto em cima de sua esposa (que lembrem-se está algemada).

A partir dai a trama começa a seguir rumos muito particulares, dignos de Stephen King. Vamos acompanhar Jessie em uma volta ao seu passado assombroso e seus traumas. Enquanto "desfruta" da companhia do único ser vivo no comodo, lembram-se do cão da estrada? E do pequeno detalhe que ele estava com muita fome (podem tirar suas próprias conclusões).

Se isso não bastasse ela começa a ter visões com um certo homem que chama de "Homem do Luar". Ele só aparece a noite e carrega consigo uma caixinha que entre outras coisas tem "dedinhos mutilados". 

Mas será que esse homem é realmente somente uma fantasia?
O cãozinho vai aguentar a fome tendo duas vítimas indefesas?
Como ela conseguirá escapar das algemas, já que seu marido não está entre os vivos?




O que falar dessa história do mestre do terror: Primeiro para quem curte as histórias do "cara" já vai identificar vários fatores de cara, como por exemplo seus personagens bem construídos que carregam algum tipo de problema. E gosto muito desse tipo de abordagem, pois não é um filme só de sangue e pulos de susto, mas sim com uma história. Aliás, se você está esperando levar sustos com esse filme creio que vai se decepcionar, pois aqui o que é tratado é o terror psicológico. Eu mesma fiquei pensando como a mulher ia se libertar daquilo, sem contar nas necessidades básicas como comer, beber água, ir ao banheiro e conseguir lidar com as "fantasias" de sua mente.

Uma das cenas que mais me marcou foi o Eclipse (quem ver vai entender), que mostra como traumas de nosso passado podem construir nossa personalidade futura. Uma coisa que é citada no filme, como a protagonista nunca conseguiu realmente se libertar dos seus fantasmas.


Além disso, temos o fator sobrenatural que sempre existe nas história do escritor, esse Homem do Luar me deixou intrigada desde o início e tenho certeza que vai te deixar também. Será que seria somente a mente perturbada da protagonista, mas porque o cão sempre some quando esse personagem entra em cena? E a explicação para isso foi muito bem desenvolvida, dou parabéns ao mestre King não deixou nada a desejar.

Infelizmente, não li o livro para poder fazer uma comparação mais concisa, inclusive acredito que no livro existam acontecimentos melhor explicados, porque não tem como abranger tudo em apenas 2hs de filme.

Outro detalhe que me chamou atenção foi a tradução que eles fizeram, acredito que dessa vez a tradução ficou melhor que o original porque senão o filme se chamaria "O jogo do Gerald",é não ia colar.



Agora, o ponto final é que não poderia deixar de citar é quando ela consegue se libertar, ela faz isso de uma maneira que causará arrepios em qualquer pessoa (eu não consegui ver essa cena, pedi para meu excelentíssimo marido Marcelo Brinker me avisar quando acabasse), é realmente chocante e visceral.

Concluindo, é um filme para aqueles que gostam de terror psicológico com uma história bem descrita e personagens bem construídos. Recomendo!

TRAILER


Raquel Machado

33 comentários:

  1. Oie querida!

    Então, eu também como fã do King, digo que adorei o filme. Ele te deixa angustiado o tempo todo, imaginando como a protagonista vai lidar com a situação toda, e com seus medos. Uma ótima pedida!

    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel!
    Ainda vou assistir esse filme. Já salvei ali pra conferir nesse final de semana.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma admiradora do King de longe. Como assim? Admiro o que contam das obras dele, porque sou extremamente medrosa para assistir/ler suas obras. Minha mãe assistiu a esse filme e ficou encantada, disse que é muito bom e que realmente mexe com a nossa cabeça (e estômago). Não nego que já estava com vontade de ver e depois da sua resenha sobre, fiquei com mais vontade ainda. Quem sabe não crio coragem?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kell. Li o livro muitos anos atras, mas não lembro muito bem da história. Agora não sei se releio o livro ou assisto ao filme...Ótima resenha. Sem dúvida deixa quem gosta do gênero, salivando.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel,

    Tenho muita curiosidade desde que ouvi falar desse filme, mas não li nada e nem sabia que era baseado num livro do autor, fiquei ainda mais curiosa agora e ler sua resenha foi ótimo, acho que eu tinha uma ideia errada do filme!

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel! Tudo bem? Eu não tenho tanto interesse em ver esse filme (não me pergunte o motivo). Mas é do King, né? Então deve ser muito louco e bom. Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raquel!
    Eu adoro os livros do King, mas acho que só assisti uma adaptação cinematográfica até agora.
    Cara, lendo o teu post eu fiquei mega curiosa para saber o que acontece na sequência, depois que o cara morre e ela fica lá, algemada. Sinistro! :O
    E sim, eu super curto terror psicológico, hahaha, preciso assistir pra ontem.
    Obriiiiiigada pelo post! ♥
    Um super beijo!
    Thami, Blog Historiar.

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel, puxa eu preciso ver esse filme! Não li o livro do King, mas o enredo parece angustiante, tenho verdadeira agonia só de imaginar essa coitada presa hehehhee realmente a tradução ficou bem melhor hehehehe

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  9. Oii Raquel tudo bem?
    Eu já assisti esse filme confesso-lhe que não achei tão interessante assim como tem tanta gente elogiando, sei que tem todo um psicologico bem trabalhado, mas mesmo assim.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?

    Vi esse filme logo quando saiu na Netflix e só depois fui descobrir que era de um livro do Stephen King. Vi algumas coisas Boa sobre o filme e isso me deixou interessada no filme e com vontade se ver. Ela já está adicionada na minha lista e estou só esperando por um tempo livre para assistir.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Minha mãe assistiu esse filme e gostou bastante. Eu não assisti ainda, mas parece ser ótimo. Adorei saber sua opinião!

    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie!

    Moça esse filme está com nomes de peso em seu elenco, mas não é para mim não kkk Prefiro ler o livro que assisti ao filme, o que com certeza irei fazer quando tiver a oportunidade, e o Tio King como sempre está nos apresentando grandes adaptações!

    BJss

    ResponderExcluir
  13. Para ser sincera, não acho que tenho cabeça para assistir um filme assim. Não é minha praia mesmo! Mas acho super válido para o Halloween!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu nunca li um livro do Stephen King, mas já assisti algumas adaptações de seus livros e gostei. Apesar disso, eu também não curto assisti filme, mesmo se tratando de um gênero que gosto que é o terror.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Eu não li o livro, mas vi o filme e fiquei bem impressionada com algumas cenas. Mas não gostei do rumo que o fim tomou. Mas ainda assim, foi um filme forte pra mim.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel,
    Eu morro de medo desses filmes de terror, rs.
    Prefiro os Outlanders da vida, muita aventura, amorzinho e fantasia!!!
    HAHAHAHA
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Vi esse filme ontem, e adorei!!! Muito bem feito, atuações de arrepiar e a cena dela se libertando foi de dar calafrios!!! Aliás, vale ressaltar que ver Bruce Greenwood de cueca foi uma grata visão, apesar de tudo!

    ResponderExcluir
  18. Eu adoreeei esse filme! A única coisa que pecou pra mim foi a explicação quanto ao sobrenatural. Acho que não combinou muito com a história, talvez a outra justificativa faria mais sentido e seria mais fácil de aceitar. Ainda assim, Jogo perigoso é um terror psicológico que deixa o espectador super na tensão também! Adorei a resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Raquel, tenho ouvido falar de Jogo Perigoso, e apesar de não ter muito interesse em ver, confesso que achei um tanto cômico a situação em que a esposa se meteu, ficando algemada na cama. Minha primeira reação foi rir, mas imagino o sufoco e o problema da situação.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Eu assisti uma parte desse filme, mas tava tão enjoado que não consegui terminar. Talvez não tenha sido o momento em fazê-lo. Quem sabe em uma nova oportunidade.
    Adorei seu ponto de vista da trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  21. Oi, Raquel! Eu assisti a esse filme faz alguns dias e fiquei bem chocada com o final, nem consegui olhar para a tela direito, nossa, aquilo foi pesado! Gostei bastante de saber a sua opinião sobre o filme.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Oi Raquel, eu não chego a ser fã mas gosto muito dos livros de Stephen King, o cara sabe como fazer um terror psicológico. Esse Jogo Perigoso eu ainda não li, nem vo o filme, mas a história parece fantástica, ainda mais depois de ler sua resenha, vou procurar para assistir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  23. noosssa....e eu tenho o livro aqui mas nao tinha lido nada sobre ele ainda. :o
    omfg, que premissa UAU
    tb não sabia da adaptação, deve ser bem tenso... aproveitar pra ler e depois assistir na netflix...

    King é foda mesmo. <3
    bjs...

    ResponderExcluir
  24. Oie!!
    Nossa eu tenho um grande problema com o King acredita? Ele é o pai do terror e eu sou a rainha do medo! haha não combina, sabe?
    A serie parece ser incrivel, mas infelizmente é algo que eu nao assistiria com toda certeza do mundo!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  25. Oi Raquel,
    Adorei a dica de filme. Parece ser realmente muito bom! Quero assistir ao e se gostar vou procurar o livro.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  26. Raquel, eu passei a ler King recentemente porque tenho sérios problemas quando o assunto é terror.
    Eu tenho um pouco de curiosidade de ver o filme, mas morro de medo dele me abalar.
    Vou tentar ver com o namorado.

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bom?
    Então, menina, ontem mesmo me falaram desse filme. Me recomendaram muito. Estou para assistir, mas, embora o Halloween esteja às portas, não tô no clima para terror. Nunca li nada do King e como terror é gênero do qual fujo feito político da polícia federal, então, vai ficar pra outra oportunidade, mas gostei das sua resenha e fiquei curiosa, embora já tenha um boa ideia do que a mulher faz para se soltar. Um beijo. Boas leituras para nós. Até a próxima!!!

    ResponderExcluir
  28. Olá
    bom,eu gosto bastante do Stephen king então logo sugeri de ver com meu namorado, infelizmente não nos prendeu até o fim mas acho que pretendo tentar mais uma vez pois ideia em si é bem interessante, quem sabe não me atraia mais

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nossa... Fiquei traumatizada só de ler e estou imaginando várias formas que ela usou para se soltar das algemas. Que situação horrível essa... Quantos traumas devem ter surgido dessa experiência. Senti o terror através da sua resenha.

    Beijos :*
    https://ohamoramia.blogspot.com.br/

    P.S: Te marquei em uma tag lá no meu blog. Espero que goste dela e possa responder ;)

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bem?
    Acredita que eu nunca li nada do Stephen King e nem vi nenhuma das adaptações? E olha que eu sou muito fã de suspense, mas nem tanto de terror rsrs. Mas eu confesso que estou bem curiosa a respeito desse filme, ele realmente deve ser impressionante.

    ResponderExcluir
  31. Gosto de tudo que mexe com o psicológico rsrsrs
    Não conhecia esse mas fiquei bem interessada, assim que tiver um tempinho eu assisto

    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Sem dúvida a veria novamente! Acho que a atmosfera do filme é estressante e te mantém no suspense até o final, realmente gostei. Stephen King é um gênio de terror, tem um talento incomparável, é o melhor escritor. Minha história favorita dele é It: A coisa, acho que Pennywise é um icone, recém vi o novo filme, dirigido por Andy Muschietti e adorei, é sensacional. Acho que é uma boa adaptação, o novo Pennywise é muito mais escuro e mais assustador, Bill Skarsgård é o indicado para interpretar o palhaço. Os filmes de terror são meus preferidos, evolucionaram com melhores efeitos visuais e tratam de se superar a eles mesmos. Eu gosto da atmosfera de suspense que geram. O filme It tem protagonistas sólidos e um roteiro diferente. O clube dos perdedores é muito divertido e acho que os atores são muito talentosos. Já quero ver a segunda parte.

    ResponderExcluir
  33. Não sei pq mas no final fiquei com a impressao de q esse homem fosse o pai dela... mas na fala ela diz q ele era muito menor que ela imaginava. O que, o medo?

    ResponderExcluir