quinta-feira, 5 de março de 2015

Entrevista com Márson Alquati do Livro Sangue de Adão

Bom Dia Leitores,
Hoje trago para vocês uma entrevista super especial com o autor Márson Alquati, autor do livro Sangue de Adão e da Trilogia Ethernyt. O Márson é uma pessoa muito querida e simpática, além de um autor com muito talento seu livro me surpreendeu em diversas partes e fiquei muito feliz em poder conhecer sua história. Hoje divido com vocês mais informações sobre o autor e seu mundo literário, espero que gostem e não esqueçam de comentar.





1 - Quem é Marson Alquati?

Um amante inveterado dos livros que um dia decidiu se aventurar no outro lado e contar as suas próprias histórias.

2- Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?

Sempre gostei de escrever, embora jamais pensasse em fazê-lo profissionalmente. Mas foram as intermináveis viagens de ônibus (seis horas de ida e mais seis de volta) entre Caxias do Sul e Barracão, onde exerço a minha atividade profissional de Técnico Tributário da Receita Estadual que me inspiraram, como forma de passar o tempo, a rabiscar algumas ideias em uma velha agenda. E eis que destas ideias se originaram os livros da saga Ethernyt. Então posso dizer que a minha vocação para a escrita surgiu por uma artimanha do destino.

3 - Quantos livros você já escreveu? E quantos já publicou?

Entre publicações solo, prefácios e co-autorias em antologias nacionais e internacionais, já somo 16 obras publicadas e outras 5 esperando publicação.

4- Há algum tema específico sobre o qual você goste de escrever?

Literatura Fantástica em geral: suspense, terror, aventura, ação, guerra, tramas apocalípticas, mistério, polêmica, épico-históricos e teorias de conspiração.

5 - Como é o seu processo criativo?

Primeiro monto um roteiro contendo início, meio e fim da história que pretendo contar. Num segundo momento faço intensas pesquisas sobre todos os temas que pretendo abordar, cenários e fatos históricos que pretendo narrar. Só então parto para a escrita propriamente dita.

6 – Qual foi o momento que te marcou mais nessa carreira de escritor?

Colocar as mãos em meu primeiro livro publicado e depois em cada um dos que o sucederam. Uma emoção indescritível. Foi como se estivesse segurando pela primeira vez um filho que vi ser concebido, gerado e que nasceu de uma semente por mim plantada em um útero fértil.

7 - Quando você escreve, já sabe qual será o desfecho da trama ou a história dita as regras?

Sim, sempre que começo uma trama já conheço de antemão o seu final. Acho que isso ajuda na hora de criar a meio da história amarrando-o ao final pretendido, sem deixar pontas soltas.

8- De onde surgiu a ideia para o livro Sangue de Adão? Pode nos contar um pouquinho sobre ele?

A trama de Sangue de Adão surgiu no auge da Gripe Suína, quando ao assistir uma reportagem na televisão, me pus a pensar: “e se um desses supervírus se tornasse invencível e causasse uma espécie de Apocalipse Viral, como as pessoas reagiriam, o que aconteceria?”. Partindo dessa premissa resolvi contar uma história em que um supervírus se espalha pelo globo a partir das colinas indiana e dizima grande parte da população mundial e a única esperança da humanidade passa a ser um antídoto produzido através de um tipo raríssimo de sangue, encontrado em uns poucos sobreviventes.  

9- Seus personagens são fictícios ou reais? Tem algum preferido?

São todos fictícios. Particularmente gosto de todos, de modo que sempre sofro quando tenho que matar algum (rsrsrs).

10 - Você acha que a literatura brasileira está sofrendo uma mudança atualmente, as pessoas estão prestigiando mais os autores nacionais? E como anda a qualidade de nossas histórias?

Sim, de uns tempos para cá, o cenário da Litfan nacional está se voltando mais e mais para os autores nacionais, principalmente por que o público está percebendo que temos aqui em nosso país autores de nível cujas histórias são tão boas e, em alguns casos, até melhores do que as “importadas”.

11 - Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente? Pode nos contar um pouquinho mais sobre ele?

Atualmente estou escrevendo uma série épico-histórica onde retrato de forma romanceada a Mitologia Suméria, desde o surgimento do Universo até o Apocalipse, tendo por base a teoria dos Deuses Astronautas.

12 - Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias?

Leiam bastante, o quanto mais melhor. E o mais importante: leiam os autores nacionais. Pois não existe um bom escritor que não seja antes um assíduo leitor.

Para você:
Escrever é... poder me tornar uma espécie de Deus nas minhas histórias, além de um grande prazer.
Livros são... o poder do conhecimento aliado à possibilidade de viajar por lugares que jamais conheceríamos e viver aventuras que jamais viveríamos não fosse através deles.
Inspiração literária... todos os autores nacionais de ficção fantástica que tive o prazer de ler.
Um livro: Ethernyt – A Guerra dos Anjos
Um personagem: Rafael Thomas
Um(a) autor(a): Raquel Machado
Um Sonho... ver as minhas obras adaptadas para a telona ou para a TV.

Quer deixar um recado para os leitores?

Leiam muito, sempre que puderem estejam com um livro nas mãos, pois o maior analfabeto não é o que nunca aprendeu a ler, e sim aquele que aprendeu e não lê.

Mais informações do autor podem ser encontradas em:
Site Oficial do Autor: www.marsonalquati.wix.com/marsonalquati
E-mail para contato: marsonalquati@hotmail.com 

(Escritor de Ficção)
===================================
Site oficial do autor:
Site oficial: http://marsonalquati.wix.com/marsonalquati
===================================
TRILOGIA ETHERNYT (Giz Editorial/2009-2011)
Site oficial: www.ethernyt.com.br
===================================
SANGUE DE ADÃO (Literata/2013)
Site oficial: http://marsonalquati.wix.com/sangue-de-adao
===================================

Espero que tenham gostado e não esqueçam de comentar.
Raquel Machado

3 comentários:

  1. Oi Raquel, a entrevista ficou ótima, gostei muito de conhecer um pouco mais do autor, fiquei com vontade de conhecer o trabalho de Marson.

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o autor, mas confesso que gostei do livro. Uma das vantagens de ter e visitar blogs é essa, conhecer ainda mais pessoas e o trabalho de cada uma.

    Ps. Já estou te seguindo no Twitter, Raquel. Me segue também?

    @rs_juliete
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Suas perguntas foram interessantes e as respostas dele foram completas.
    Parabéns para ambos!
    Abraços!

    obrasdeumjovemescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir