sábado, 28 de março de 2015

CineKriativa: Invencível

Título original: Unbroken
Direção: Angelina Jolie
Elenco: Jack O'Connell, Domhnall Gleeson, Garrett Hedlund mais
Gênero: Guerra , Biografia , Drama
Duração: 137 min.
Ano: 2014
Classificação: 
A história real de Louis Zamperini (Jack O’Connell), filho de imigrantes italianos e corredor olímpico que é preso e torturado pelos japoneses, durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1943, o avião em que estava caiu no Oceano Pacífico por falha mecânica e o soldado sobreviveu seis semanas no mar dentro de um bote. Então ele é resgatado pelos japoneses e mantido preso até o desfecho da guerra.



O FILME EM UMA FRASE:
Até onde o ser humano é capar de ir?

Ficamos sabendo desse filme em uma ida no cinema quando estavam passando alguns trailers vimos o mesmo e achamos interessante (eu e meu excelentíssimo Marcelo Brinker), quando vimos que a direção era por conta da Angelina Jolie, nossa opinião já estava mais do que certa, tínhamos que assistir. O filme foi realmente tudo que esperávamos e mais um pouco.


Em Invencível acompanhamos a história do italiano Louis Zamperini (Jack O’Connell), o filme começa com Louis pequeno e mostrando suas pequenas travessuras e como ele quase fugiu do rumo certo da vida. Porém, foi salvo por seu irmão que acreditou nele e viu um potencial especial para as corridas olímpicas. Louis, então começou a treinar diariamente chegando a ser campeão olímpico. Porém, tudo desmorona quando a Segunda Guerra Mundial estoura (tenho visto bastante filmes com esse tema ultimamente), e Louis deve largar as olimpíadas e se alistar para lutar pelo país.


Na guerra Zamperini faz alguns amigos e em uma de suas missões seu avião acaba caindo no meio do Oceano Pacífico, onde ele e seus companheiros devem sobreviver por várias semanas, contando apenas com a boa sorte, que um dia decide aparecer disfarçada do pior inimigo que eles podiam imaginar os japoneses.


Após isso, Zamperini é capturado e mantido preso em cativeiro pelos inimigos onde sofre algumas atrocidades e descobrimos porque o nome do filme é "Invencível" e porque esse homem foi tão importante para toda a história.




Não sei nem por onde começar a falar sobre essa história, porque realmente gostei demais desse filme. O invencível nos conta a história de vida de uma pessoa que para mim virou um exemplo de perseverança e do quanto o ser humano e capaz de sobreviver em condições extremas acreditando na fé e em um novo amanhecer. Para começar o filme pareceu ter bem mais duração do que realmente tem, pois acompanhamos desde a época de glória até o final das forças de Louis que nunca se entrega.


Foi o tipo de filme que eu fiquei pensando "meu deus como ele consegue ainda acordar todo o dia com vontade de viver". Além, de passar dias e dias perdido em pleno mar, o que não é nada fácil e somos testemunhas disso, pois algumas coisas que eles tiveram que fazer foram drásticas e realmente me chocaram me fazendo pensar se eu seria capaz disso, ele ainda é preso pelos inimigos em plena guerra, vivendo vários momentos entre a vida e a morte, tendo escolhas a serem feitas que poderiam facilitar sua estadia em território inimigo mas que iriam contra tudo que ele sempre lutou e acreditou, sendo assim ele sofre muito, e quando você acha que nada mais pode acontecer, eis que você se surpreende com uma cena fenomenal que me deixou arrepiada e pensando em como o ser humano e capaz de enfrentar dificuldades e ultrapassar barreiras que parecem impossíveis.


A cenografia do filme não perde em nada também, devo comentar é claro sobre a parte do mar que contém cenas de encher os olhos, o mar, o infinito, um dos cenários mais esplendidos da natureza em minha opinião, rumando ao cenário terrível da segunda guerra onde podemos sentir todo o horror e stress que abatia a todos.


Devo comentar aqui um dos únicos pontos negativos do filme que é claro sempre sua mania de grandeza perante as outras nações, e sim temos isso aqui, os EUA como os coitadinhos que sofreram muito, sem mostrar o outro lado da moeda, porém isso é claro uma parte que relevei pois a história realmente era de Louis e realmente que história!

Não posso deixar de comentar sobre o campo de concentração que ele se encontra e do terrível ditadro do campo o qual chamavam de "a ÁGUIA" e meu deus, até eu fiquei com raiva de tal criatura, pelo seu caráter doentio e fraco, tentando menosprezar de todas as formas as outras pessoas somente para se sentir mais poderoso.

O que me deixou mais chocada ainda e emocionada foi saber que no final do filme temos um depoimento do próprio Louis dizendo que perdoo todos que lhe fizeram mal, inclusive esse tenente "A ÁGUIA" que não aceitou conversar com o mesmo.



Concluindo um filme espetacular, que vale a pena ser assistido, por sua lição de vida, por suas imagens e para reflexão do quanto podemos ser poderosos perante a vida basta querermos. Super recomendo!

CURIOSIDADES:
1. Invencível é o segundo longa-metragem dirigido por Angelina Jolie após Na Terra de Amor e Ódio (2011).

2. O filme é uma adaptação do livro Invencível: Uma História de Sobrevivência, Resistência e Redenção, escrito por Laura Hillenbrand.

3. Universal Studios comprou os direitos da história de Louis Zamperini, em 1957, na esperança de desenvolvê-lo para Tony Curtis. Nos anos posteriores, Nicolas Cage manifestou interesse. O projeto finalmente conseguiu a luz verde depois de 2010, quando o livro de Laura Hillenbrand tornou-se um best-seller.

4. Ator Takamasa Ishihara (que interpreta o cruel Watanabe) teve que manter distância de Jack O'Connell (que interpreta Zamperini) no set, a fim de realizar os atos de brutalidade contra ele que foram necessários para o seu papel.

5. Ao realizar a cena em que Zamperini é forçado a traçar uma viga sobre sua cabeça, sob a mira de uma arma, Takamasa Ishihara a achou tão perturbadora e intensa que chegou a vomitar.

6. Louis Zamperini se tornou um devoto seguidor de Jesus Cristo. Assim, perdoou todos aqueles que o tinham ferido, enquanto foi mantido prisioneiro.

7. Enquanto Zamperini e Phil estão flutuando no mar na balsa, a fotografia que Phil observa é realmente a foto de sua namorada, mais tarde esposa, concedida por sua filha para Angelina Jolie durante as filmagens.


9. Quando criança, Louis Zamperini se envolvia, regularmente, em todos os tipos de problemas.

10. Por ter contraído catapora, Angelina Jolie não pode comparecer à estreia.

11. O dublê de Channing Tatum, Mark Foran, pode ser visto em muitas das cenas de batalha.

12. Louis Zamperini vem da cidade de Torrance, onde é bem conhecido e muito respeitado.

13. Quando os prisioneiros de guerra estão banhando-se no rio, um vôo de B-29 passa ao alto. Sendo que, as sombras sobre as águas são as de B-24s.

14. Jolie e Zamperini, vizinhos em Hollywood Hills, tornaram-se amigos muito próximos durante o desenvolvimento do filme, quando a cineasta ouviu o herói de guerra contar os incríveis incidentes de sua vida ao longo dos muitos meses de preparação.

15. Zamperini deu à Jolie um pendente de tênis de corrida, prêmio de uma de suas primeiras corridas, que foi usado por ela todos os dias enquanto dirigir o filme na Austrália.


Zamperini e Angelina Jolie:

TRAILER:



E vocês já assistiram?
Querem assistir?

Um comentário:

  1. Menina, eu vi esse trailer qndo fui assistir o Jogos Vorazes - A Esperança Parte 1 no cinema. Estou doida por ele desde então, mas ainda não tive a oportunidade de ver. Deve ser mesmo um filme incrível.
    Ah, e amei as curiosidades. Salvei o link pra eu poder conferi-las novamente qndo eu assistir o filme, hehe!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir