quarta-feira, 4 de julho de 2012

Manual de Sobrevivência no Namoro de Rita Trevisan

Autora: Rita Trevisan
Páginas: 125
Coleção Atrevida
Onde Comprar:AQUI
Classificação:

Ele me deu tchau e só.
Acredita que ele só me fez um tchauzinho de longe, nem se deu ao trabalho de inventar uma desculpa qualquer para gente conversar? O que deu nele eu não sei. Mas estou a cada dia mais convencida de que o cerébro dos meninos deve ter falhas operacionais sérias.
Agora que me pergunto: Será que eles tem umas panes no circuito mental ou são idiotas mesmo?

..........

Tava vendo um filme e a personagem principal é uma adolescente loira e popular que beija o mocinho no final. Esse e o tipo de coisa que me faz achar a vida medíocre. Vivo me perguntando: quem pelo amor de deus pode ter tantos problemas? Vou fazer uma lista das minhas razões para ser infeliz:
1. Meu cabelo é estranho e sou uma escrava da chapinha.
2. Sou filha única.
3. Ta um calor terrível e não vejo a piscina há séculos.
4. Não faço nada para acabar com o desmatamento.
5. Nunca beijei
6. E o pior: O Mateus disse que ia ligar e até agora nada.

Assim começa o diário de July uma adolescente que ainda não deu seu primeiro beijo, mas que já sonha com um grande amor. Até a última página ela vai fazer milhões de descobertas sobre os meninos e, principalmente sobre ela mesma. E pode ter certeza de que em muitos momentos você vai se encontrar nas histórias que July conta. Quer apostar?



O livro em uma frase:
Momentos mágicos de uma adolescente...

Desde a primeira vez que vi esse livro decide que queria lê-lo...e não é só pelo nome ,mas também pela história. Quando fiquei sabendo que a a escritora era uma das redatoras da Atrevida fiquei mais interessada ainda(pois era totalmente fascinada por essa revista quando era adolescente).  Então corri atrás de parceria e pensem na minha felicidade, quando ela aceitou...Manual de sobrevivência no namoro da autora Rita Trevisan é um livro divertido, romântico e super criativo o qual devorei em algumas horas. E mesmo não sendo mais adolescente consegui me identificar em muitas das falas de July e seus momentos me fizeram lembrar os meus.

Neste livro acompanhamos July uma adolescente como qualquer outra que tem como seu melhor amigo, seu diário, com ela vamos viver os principais dilemas da adolescência como "Porque minha mãe é a pior do mundo?", "Será que ele gosta de mim?", etc...vários desses me lembraram minha própria adolescência.


_Ta bom se eu for mal na prova de matemática a culpa vai ser sua.
_Julia se você quiser você pode chamar esse menino para estudar aqui com você no final de semana.
Não respondo. Bato a porta do quarto. Agarro o meu travesseiro e choro. Porque justo eu tinha que ter a pior mãe do mundo?
pág 17

Um dos principais dilemas de July e sobre seu primeiro beijo...como todas suas amigas já tinham experimentado e ela não, ela estava mais do que ansiosa por ele. Achei engraçado a forma que ela lida com isso...lembro de quando eu passei por isso estava também ansiosa por ter sido uma das últimas garotas que conhecia a beijar e não sabia direito o que pensar ou o que fazer, mas foi tranquilo no geral.

..E ficou tudo combinado. Quer dizer a gente combinou assim certinho de ficar. Mas ta na cara que ele quer me beijar. E eu finalmente vou ser como qualquer outra da minha idade. E vou até ver o mundo de um outro jeito aposto. A Isa deslifou o chuveiro. A gente vai começar a escolher a roupa pra festa.
pág 21

July nos traz a tona também uma outra neura que não só garotas tem mas sim todas as mulheres pelo resto da vida, seus quilinhos a mais...e bem o que posso dizer sobre isso ando malhando muitooo rsrs mas cada vez que um chocolate olha para mim e eu oho para ele...hummm e amor a primeira vista.

7 da noite
Comemoração gelada
Acredita que eu comi três bolas de sorvete de chocolate com menta, meu sabor preferido, para comemorar esse momento único da minha vida? Amanhã prometo que vou voltar da escola de a pé. Ai pensando bem só de imaginar caminhar tanto por tanto tempo me dá uma vontade enorme de deitar na minha cama e tirar uma soneca...meus malditos peneuzinhos que se danem.ahuhaua
pág 27

Claro que depois do beijo tem toda aquela insegurança se o menino gostou se ele vai vir falar com a gente e tal...e isso July também passa e qual sua decepção quando ela descobre ser apenas mais uma ficada no garoto! Triste mais real sim já aconteceu comigo também e não  nada legal isso..hauha o mundo parece que vai desabar mas isso passa depois de um bom tempo passa.

_An.e?
_E ai que ele foi a festa da Camila ontem
_E viu o Mateus o meu quase namorado certo?
_hanha.
_E dai Isa quer me matar de curiosidade céus.
_E que ele ficou com outra.
Fiquei muda. e não levou mais de dois segundos para eu começar a chorar.
pág 45
Depois disso entramos na deprê com a protagonista, saimos da deprê..conhecemos mais garotos...passamos por mais dilemas...e quem sabe até vivemos um final deliz...rsrs...tudo isso tem nesse livro maravilhoso.

E não só isso...o que achei super inovador e legal e que em várias partes do livro que a autora deixa suas próprias dicas para as adolescente sobre ficadas, dietas, namoros e muitooo mais...


5 maneiras de dizer não estou afim de você:
1 Só consigo te ver como um amigo
2 Minha vida esta muito complicada nesse momento
3 Não é você, sou eu
4 Estou focada no meu futuro
5 Não quero mais saber de caras agora sou uma serva de deus(essa e muita apelação só  use se for caso de vida ou morte ok?)
pag 60

Além de testes, sim aqueles mesmo de revistas achei super legale até fiz alguns...rsrs...sim tenho uma adolescente dentro de mim ainda...

O que posso dizer e que amei o livro da Rita e fiquei super feliz por ter oportunidade de ler o mesmo e um livro q serve para todas as idades...Se você já passou por isso vai se identificar se não passou e um ótimo manual com várias dicas. Recomendo!

Sobre os Personagens
Gostei muito da maneira como a autora retratou os personagens eles me lembraram muito de mim na época, foi bem real mesmo e consegui sentir todos os dilemas da protagonista com ela.

Pontos Negativos
Não seria um ponto negativo mas devo ressaltar que o livro é feito mais para adolescentes mesmo já que seu público seria este, tanto pelas histórias de July como pelos testes que contém. Gostaria que a Rita escrevesse algo assim para mulheres agora hauha...


Pontos Positivos
Um ponto que achei super positivo e já comentei e que o livro traz várias dicas e testes além de ele ser super criativo e diferente cheio de imagens e figuras adoro livros assim.

Sobre a Autora
Rita Trevisan nasceu em SP e e escrtiora desde criança, embora esse seja seu primeiro livro de verdade. Virou jornalista aos vinte e poucos anos e quase aos trinta, resolveu voltar a estudar. Ha pouco concluiu seu mestrado em comunicacao social. Escreve para adolescente ha mais de dez anos, foi diretora da redaçao do grupo atrevida e nao consegue passar mais um dia sequer sem teclar com as amigas que fez nesse tempo todo de estrada. COm essa obra o que ela quer e chegar a um numero maior ainda de leitoras trocar ideias e se divertir. Quando nao esta escrevdno rita adora mimar seu marido Pablo a filhinha Tarsila e a cachorrinha Doce.

Mais Informações em: Blog do Livro

E mais essa semana ainda sai entrevista com a autora...e ela mandou um exemplar prara vocês autografado então ja sabem ne... DE OLHO!!!
Raquel Machado

9 comentários:

  1. Olá!
    Livros assim são sempre bons pra distrair a leitura e incentivar aos jovens leitores (:
    vou ficar de olho aqui.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. HAA ADOREI A RESENHA, TB TENHO UMA ADOLESCENTE DENTRO DE MIM, ADORAVA FAZER OS TESTES, E SE TIVESSE O LIVRO OS FARIA NOVAMENTE HEHEHE

    BEIJOSSS
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. livro para adolescentes, eu particularmente gosto bastante, principalmente pelo clichê envovlido e tudo mais... realmente essa temática é pouco inovadora, mas é deliciosa de ler, com certeza queri ler.

    ResponderExcluir
  4. Olá. Tudo bem que eu já passei faz tempo da fase de adolescência, mas mesmo assim adorooo livros que falam desse tema, a gente se sente mais leve em ler um livro assim, eu adoro.

    ResponderExcluir
  5. oooi raquel *-*
    ahahha, deve ser muito fofo esse livro! rs. Eu já tenho 20 anos, mas ainda me vejo vez ou outra com essas dúvidas, acredita? HAUIHAIEU é muito engraçado! Tenho certeza que eu ia adorar esse livro, amo essas temáticas tranquilas e tal ^^

    Beijos, Nanda
    www.julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Flor que livro maravilhoso... fiquei com muita vontade de ler. Parabénsss pela parceriaa!!!! Sucesso para ambas. Beijooos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kel linda!

    Amei esse livro! Nossa... Eu, simplesmente, amo livros adolescentes. Sério! É que eu escrevo infantojuvenil, então, preciso sempre ler histórias desse tipo. Outra fofa é a Thalita Rebouças, sou apaixonada. =)

    Parabéns pela ótima resenha e pela parceria. Fiquei com água na boca.

    Beijocas,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  8. oooooi , ttudo Boom me chamo Danielle eu compreiii o livro sobreviVÊncia namoro nossa to adorando a estoriia da july queriia sabe onde eu entro maiis livroo sobre a july ou so tem esse mesmoo .
    parabens pelo livro eu adoreii muito ela se parecee um pouko como e albas parttis mais e linda a historia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vc que já leu esse livro, tem um personagem chamado João nele?
      Queria saber ;)

      Excluir