terça-feira, 17 de julho de 2012

Garotas de Vidro de Laurie Halse Anderson

ISBN: 9788581630113
Editora: Novo Conceito
Edição: 1
Ano: 2012
Número de Páginas: 272
Assunto: Literatura Estrangeira-Ficçao Cientifica

Classificação:

Onde Comprar:




Lia e Cassie são amigas há anos, ambas congeladas em seus corpos. No entanto, em uma manhã, Lia acorda com a notícia de que Cassie está morta, e as circunstâncias de sua morte ainda são um mistério. Não bastasse isso, Cassie tentara falar com Lia momentos antes, para pedir ajuda.

Lia tem de lidar com o pai, que é um renomado escritor, sua madrasta e a mãe, uma cardiologista que vive ocupada, salvando a vida dos outros. Contudo, seu maior tormento é a voz dentro de si mesma, que não a deixa se esquecer de manter o controle, continuar forte e perder mais, sempre perder mais, e pesar menos. Bem menos.

O livro em uma frase:
A verdade nem sempre é a que enxergamos

Mais um lançamento da editora parceira aqui do blog Novo Conceito. O livro da vez é Garotas de Vidro e vou começar dizendo que tudo que eu achava sobre esse livro estava errado, viajei na maionese ao apresentar ele na caixa de correio para vocês (que vergonha). 

O livro é muito mais interessante e profundo do que eu poderia sequer imaginar e que ele mexeu comigo em um grau que mesmo depois de terminar a leitura fiquei pensando: Meu deus

O kit que foi feito para esse livro contém uma necessarie que não entendi direito a relação com a história, mas que é super fofa e muito útil. O marcador é bem feitinho e super lindo também. A capa tem alguns efeitos bem interessante e o verso é muito lindo com uns detalhes transparentes e depois de ter lido o livro e ver de novo as fotos bem ela me dá arrepios... 


A diagramação do livro é simples, porém possui algumas pecularidades interessantes como, por exemplo, duas folhas em branco no meio do livro do nada, antes de achar que é um erro de impressão leia duas vezes para conseguir entender. No final do livro temos algumas das opiniões da autora o que achei bem interessante também. Eu particularmente gosto de saber o que o autor pensa quando esta escrevendo e o que quer passar com o livro. Além disso, temos várias palavras grifadas ao decorrer do livro o que nos sugere a indecisão e confusão mental da protagonista (desta vez isso não me chateou ou estou me acostumando ou esta foi mais bem feita).


Garotas de Vidro trata de um tema muito delicado e apesar de não ser novo ele ainda e um dos grandes problemas da sociedade: Anorexia e Bulimia. Apenas introduzindo o assunto para quem não sabe o que é:

Anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico.
********************************************************************************************************
Bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por períodos de compulsão alimentar seguidos por comportamentos não saudáveis para perda de peso rápido como induzir vômito (90% dos casos), uso de laxantes, abuso de cafeína, uso de cocaína e/ou dietas inadequadas.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Lia o que nos leva a um mundo bem estranho dentro da cabeça dela, pois ela tem uma auto estima muito baixa e sente que pode ser perfeita apenas em uma coisa passar fome. Isso mesmo, enquanto algumas garotas pensam em ser as mais bonitas, mais atleticas, mais inteligentes Lia quer a todo custo ser a mais magra. 

Em várias partes do livro cada vez que a personagem cita alguma comida ela pensa no número de kalorias que a mesmo contém, isso e colocado entre parenteses, waffles(150) - paezinhos (200), etc... Achei isso muito interessante, pois nos dá uma ideia de como funciona a cabeça dela. 

Outra coisa que ela tem é uma baixa auto estima como falei antes, ela sempre esta pensando em termos pejorativos para sua própria pessoa como gorda/vaca/estupida. Fiquei incomodada ao tentar estar na cabeça dela visto que ela tem umas ideias muito loucas que me deixaram angustiada.
Eu poderia dizer que estou animada, mas seria mentira. O número não importa. Se eu chegasse a 32 iria querer 29. Se eu pessasse 4,5 quilos, não ficaria feliz até chegar aos 2,5. O único número suficente seria o zero. Zero quilos, zero vida, tamanho zero, zero duplo, zero e ponto. Zerado é sinônimo de estar pronto para tudo. Agora entendo.
pág 213

Lia tem uma melhor amiga chamada Cassie que sofre de uma outra doença bem parecida com a sua, chamada Bulimia. Cassie e Lia são as melhores no que fazem no sentido de passar fome tanto que fizeram uma grande aposta em quem iria ganhar essa corrida pela balança. Só que um grande problema acontece e as amigas acabam se separando. 

O que acontece depois disso é um terrível acidente com Cassie, o que deixa Lia transtornada, e o pior Cassie tentou ligar para ela várias vezes naquela mesma noite. A causa da morte de Cassie é desconhecida e o pior acontece Lia começa a enxergar o fantasma de Cassie em todos os lugares o que acaba a deixando mais maluca do que já é.

Quando as aulas começaram, ela nem olhou na minha cara nos corredores da escola, suas novas amigas penduradas no pescoço como colares de Mardi Gras. Ela me apagou de sua existência. Mas alguma coisa aconteceu. Naquele tempo morto entre a noite de sábado e a manhã de domingo, ela me ligou. E claro que eu não atendi. Ela estava brincando de telefonar bêbada ou passando trote. Eu não ia deixar que tirasse uma com a minha cara, e me deixar ser sua amiga novamente só para virar as costas e acabar comigo de vez.
...corpo encontrado em um quarto de motel, sozinho... 
pág 15

Um dos grandes pontes desse livro a relação de Lia e sa família que é totalmente conturbada. Ela mora com seu pai que quase nunca esta em casa lhe sobrando apenas sua madrasta e sua meia irmã. Em relação a sua mãe, bem a coisa é bem mais complicada. Lia não consegue conviver com ela, se sente presa e não consegue compartilhar nenhum de seus sentimentos o que faz a situação piorar cada vez mais. Muito importante esse ponto levantado pela autora, afinal até que ponto a família tem culpa em casos como esse?
_Ele mudou de ideia sobre algumas coisas, depois do que você fez. Ele esta finalmente admitindo como a situação é desesperadora, mas não acha que o tratamento vai funcionar. 
Não consigo me conter.
_Por que não? 
_Porque você não quer melhorar. Ele diz que não vai funcionar até que você queira ficar saudável e ter uma vida normal. Eu quase concordo com ele. 
_Então porque quer me fazer ir? Porque jogar esse dinheiro fora? 
_Porque se você não for você vai morrer. 
_Você esta exagerando.
pág 226

Um livro intrigante, complexo e que me deixou muito pensativa. Devo confessar que talvez por eu conhecer pessoas que passam por esses mesmos problemas, o livro mexeu demais comigo. A gente pensa que isso nunca pdoe acontecer perto da gente mas as vezes isso esta embaixo dos nossos olhos. Com certeza é uma chacoalhada na realidade e todos deveriam ler.

SOBRE OS PERSONAGENS
 Lia tem uma personalidade forte e obstinada e tem a obsessão maluca em não comer nada. Apesar de ser um monstro por baixo dos panos a garota tem um coração muito bom e gentil, podemos ver isso através da relação que ela tem com sua meia irmã Emma, que a considera um modelo a seguir. Me senti incomodada pelo fato de ela não enxergar de como as coisas poderiam ser diferentes, como ela tem coisas boas na sua vida só enxergando sempre o pior. Devo dizer que ela me surpreendeu de fato por sua coragem e determinação.
Apesar de Cassie estar morta nos conseguimos estar perto dela durante o livro e devo confessar que no início a achei metida e egocêntrica, porém no final me restou ter pena da criatura.
Os pais de Lia bem eles me chatearam muito...principalmente por não conseguir lidar com a situação não conseguindo enxergar que eles mesmo faziam parte do problema.

PONTOS POSITIVOS
É uma história que deve ser lida como comentei. Tanto pelo fato de todo o enredo e da história que ela traz consigo.É  aquele tipo de história que mexe com a gente e faz a gente parar para pensar em algumas coisas.

PONTOS NEGATIVOS
Não chegam a ser pontos negativos, mas como comentei me senti incomodada em algumas partes do livro. Por toda a atmosfera que o livro traz consigo e te faz sentir pensando em como as coisas poderiam acabar bem?

SOBRE A AUTORA
Laurie Halse Anderson fingia que era um urso polar quando ia para a escola caminhando sobre a neve de Syracuse, nova york. 

Quando menina, datilograva na velha máquina de escrever de seu pai por horas, escrevendo colunas de jornal,  histórias e letras. Ela adorava ver seu pai escrever poemas e ler histórias no chão de seu escritório. Seu livro favorito é o dicionário. Ela tentou ler todos os livros da biblioteca da escola, um lugar paradisíaco. 

Laurie mora no extremo norte do estado de Nova York com seu marido, Scote o cachorro dela, Kezzie. Scot projetou e construiu um chalé para Laurie, onde ela escreve todos os dias. Além de escrever ela adora jardinagem, correr e estar com sua família.


Achei um vídeo no youtube que trata desse tema e é muito interessante:


Raquel Machado
Eu recomendo para todos que gostam e histórias que abordam assuntos reais.

Ainda essa semana sai sorteio de um kit do livro. Não percam!

17 comentários:

  1. Que resenha incrível, e que livro, hum, como posso descrever a minha primeira impressão que tive dele? um tanto diferente e ao mesmo tempo perturbador. Parece ser uma história muito interessante, mas ao mesmo tempo, te tira dos eixos, como você mesma disse na resenha, te faz enxergar o que existe ao seu redor. Agora fiquei pensando, como uma pessoa pode estar doente ao ponto de acreditar que a única coisa de bom que pode haver na sua vida e ser mais magra? Com certeza uma pessoa assim tem a mente muito conturbada.

    Bem, sei que isso e chato, mas gostaria de pedir um favor, estou fazendo um concurso no meu blog e queria divulgar, caso se interesse, participe:

    Thoughts-little-princess.blogspot.com/2012/07/aniversario-de-um-ano-do-blog-concurso.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Raquel!!!
    Esse é mesmo um livro perturbador.
    Eu nunca sofreria desses males, pq amo comer e odeio vomiar.
    Mas já cuidei de pacientes assim, e eles tem uma visão bem distorcida das realidade. O video que vc postou (eu coloquei o mesmo na minha resenha) deixa isso bem claro.
    Eu com certeza recomendo a leitura. E muitas pessoas se perguntam como os pais não viam a situação. Nesse caso acho que um pouco é aquela sensação (errada com certeza)de: se eu não falar sobre isso, não é verdade.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!!
    Eu acho linda a capa desse livro mas confesso que não sabia que se tratava de transtornos alimentares...não sei se tenho vontade de ler pois não curto muito personagens de baixa auto-estima...adorei a resenha!

    Tem resenha nova no blog!
    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, gostei de vc ter falado dos personagens e te conhecido eles um pouco mais, ainda não li o livro, mais está na lista..

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei esse livro depois de ler muitas resenhas como a sua (resolvi não esperar um sorteio,porque não tenho muita sorte nessas coisas). Estou muito ansiosa pra ler. Assim que terminar o livro que estou lendo agora ele será o próximo!

    À propósito.. que kit lindo!! ^^ Amei!!

    O Bicuço é um hipogrifo muito fofo mesmo! Ahh... eu sou muito fã da série. Não resisto a livros que falam de amor sem ficar naquela de amor entre um casal como se essa fosse a única forma de amor que existe. Sei que tem casais em Harry Potter, mas acho que a família e acima de tudo a amizade são as duas formas de amor mais abordadas! ^^

    Beijussss;
    Obrigada pela visita!!
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Uauuu Raquel! A sua resenha ficou perfeita!! \o/

    A burra aqui também pensava que o livro se tratava de outra coisa... Imaginei que fosse de fantasia, ficção...

    Eu também gostei bastante da leitura!

    O melhor de tudo é que o livro nos leva à reflexão sobre uma doença tão presente em nossa atualidade.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  7. Que resenha completa !!! Parabens !!!Adorei a resenha e me identifico muito com esse livro ,pois quando mais jovem sofri com problemas alimentares ,queria muito ler o livro .Bjus

    ResponderExcluir
  8. Hey Raquel
    Esse livro parece ser bem emocionante!
    Minha prima fez a resenha dele por lá, e acho que seria um ótimo livro para trabalhar nas escolas =)

    beijos e bom final de semana
    Temos promoções novas no ar, se quiser participar..
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oi Raquel! Acho que sua resenha foi a gota na minha decisão de que, definitivamente eu devo passar esse livro na frente de todos e fazer ser minha próxima leitura, haha rs. Mexeu mesmo comigo! O tema me atrái muito e tudo que tenho visto sobre ele por aí está me deixando suuuper instigada! *-* Acho que vou mesmo passar ele a frente de tudo, rs.

    Beijos, Nanda
    julguepelacapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel!
    Eu folhei, folhei de novo e coloquei na fila. No fim, ainda não peguei para ler. A verdade é que o livro é mais intenso e não ando no clima desse tipo de leitura. De qualquer maneira, a resenha me deu aquele alerta de "leia logo"! ;)

    Beijo, beijo!
    Boas leituras!
    http://www.estantedanine.com/

    ResponderExcluir
  11. Nossaaa, eu amei a resenha. Todas as blogueiras que eu vi fazeres resenha que leram adoraram.. quer adorar também poxxa :(

    ResponderExcluir
  12. Cara, faz um tempo que estou querendo ler esse livro! parece ser fantástico! Anorexia e tal! As três paginas em branco! Estou ansiosa! Me falaram que é um livro muito forte.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é um dos que mais estou curiosa para ler esse ano, por conta da autora tratar de um assunto tão serio e teno ao mesmo tempo. Não gostei muito da capa (tenho coisa de nao gostarde capa de livros). Espero ler logo este livro

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela resenha! Estou louca para ler esse livro!
    Beijos
    Tífany - http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Nossa, Kel, esse livro parece mesmo ótimo! E o tema é tão atual... Acho que será uma leitura muito construtiva. Nunca fiz dieta de pontos, embora tenha conseguido emagrecer um pouquinho com reeducação alimentar (2000 cal/dia). Já perdi a fome por causa de depressão, é terrível, mas sou comilona (rsrs... estudante de gastronomia). Ou faço reeducação alimentar, ou engordo. Ficar sem comer, só se for pra buscar a Deus (jejum). kkkkk...

    Enfim, quero ler o livro pra entender melhor o que se passa na mente dessas meninas, vítimas da ditadura da magreza.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  16. Oi Kell,
    Quando recebemos esse livro eu sabia que ele era sobre esse assunto e que era forte, impactante. Lendo sua resenha noto que preciso conhecer essa história pois as suas fotos e palavras me deixaram curiosa. E esse vídeo do YouTube no final é triste mesmo. Acho que esse vai ser o top para eu colocar no blogauchas esse mês, ele merece esse destaque.

    Beijoaks Elis!!!

    ResponderExcluir