sexta-feira, 6 de julho de 2012

Entrevista com Rita Trevisan

Ola,

Hoje venho com a super entrevista como havia prometido para vocês da autora Rita Trevisan autora do livro Manual de Sobrevivência no Namoro. Pode ver resenha do livro aqui no blog.

Adorei a entrevista da Rita e conhecê-la um pouquinho mais foi uma honra para mim espero que vocês gostem também.

1. Quem é Rita Trevisan?
Sou jornalista, com mestrado em comunicação social e apaixonada por adolescentes. Escrevo para a Atrevida há 11 anos e acho que nunca cresci, por isso me identifico tanto com esse público! Acabo de lançar meu primeiro livro, o Manual de Sobrevivência no Namoro, que é parte de uma coleção de seis. Estou viajando pelo Brasil para divulgá-lo, empolgadíssima com a ideia de conhecer minhas leitoras pessoalmente! Está sendo um sonho!

2. Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?
Sempre amei ler e com uns 10 anos já fazia um jornal do condomínio em que eu morava, com notícias sobre as atividades que iam rolar naquele mês, fofocas e avisos. Era escrito em folha de almaço, com fotos coladas, que depois a gente xerocava. E o pior: ainda tínhamos a cara de pau de fazer todo mundo do condomínio comprar! Na adolescência também escrevia meu diário, poesias... nunca parei, até que isso se tornou uma profissão.

3. De onde surgiu a idéia para Manual de Sobrevivência no Namoro? E quanto tempo  demorou para concluí-la?
Eu sempre gostei muito da ideia de um diário, que contasse as experiências de uma adolescente. Por trás dos personagens do livro, estão um pouco das minhas experiências e também das experiências de centenas de leitoras da Atrevida com quem eu tive contato nesses 11 anos. Por causa dessa minha bagagem, não levei mais do que seis meses para escrever tudo. Depois, apresentei o projeto à Escala Livros e aí levamos mais um ano negociando o formato, ilustrações, data de lançamento... levou tempo até chegamos ao resultado que ambos esperávamos. Mas valeu a pena, fiquei bastante contente com o resultado final.

4. A história sofreu muitas mudanças ao decorrer desse tempo? Você  costuma pedir opinião de outras pessoas enquanto esta escrevendo? De  quem?
Ela não sofreu mudança nenhuma. Já tinha a história na cabeça desde o início, só sentei e escrevi.


5. A personagem July foi inspirada em alguém? E as cenas que  acontecem com ela?
Todas as personagens foram inspiradas nas centenas de adolescentes com que eu convivi nesses anos. Quase todas as cenas nasceram de fatos reais, que eu vivi ou ouvi contar.  

6. Você se lembra da sua época de colegial? E de sua primeira paixonite? 
 Me lembro, claro, e com muitas saudades! Eu era do tipo que me apaixonava fácil, sofria horrores, mas logo desencanava e me apaixonava de novo. Levei vááários foras e me decepcionei muito nos meus romances adolescentes, antes de aprender que precisava gostar mais de mim do que do outro. No entanto, não me recordo de nada disso com mágoa ou vergonha, porque aprendi com os meus erros. Essa é a mensagem que eu sempre tento passar às minhas leitoras. A de que vale a pena amar, se dedicar a um relacionamento e buscar a felicidade. Mesmo com os obstáculos, os foras, as derrotas... tudo vale para nos fazer amadurecer.

7. Que conselho você daria para meninas que como a July estão nesta fase de primeiros amores?
Sempre digo para não ficarem esperando uma atitude do menino, mas para darem um jeitinho de mostrar a ele que estão a fim. Esse é o primeiro passo. Depois, no relacionamento, defendo que é preciso se entregar, dar uma chance ao amor e curtir cada minuto, sem fazer muita conta. Outra dica importante é não esquecer de si mesma, não deixar de se valorizar, especialmente nos momentos em que a relação vai mal. Aquela velha história de “antes só do que mal acompanhada” é superverdadeira!


8. E que conselho você daria para quem não tem muita sorte no amor e pensa ser a última bolachinha do pacote?
Acho que é importante, ao fim de cada relacionamento, fazer um balanço do que aprendeu com ele. Ver em que situações a garota agiu mal e como poderia ter feito diferente. Daí, num próximo, essa experiência já vai fazer alguma diferença.


9. Como surgiu as idéias para os testes e as dicas que você deu durante todo o livro?
Além de conversar com adolescentes, também venho entrevistando psicólogos, médicos, especialistas em relacionamentos, entre outros, durante esses anos de carreira. Posso dizer que, graças às centenas de matérias de relacionamento que escrevi, adquiri um certo expertise na área.  


10. Como foi a escolha para o título do livro e a escolha da capa? E o processo de diagramação(que é linda)?
Desde o início pensamos em fazer um “Manual de Sobrevivência”. Primeiro definimos quais seriam os temas para cada manual da coleção e fechamos que o primeiro seria sobre namoro. A diagramação foi feita por uma designer que sempre transitou pelo universo teen e fizemos uma grande seleção de ilustradoras, inclusive para chegar na capa que está nas livrarias.


11. A história terá uma continuação?
Sim, vamos continuar contando a história da July em outros cinco volumes.


12. Como foi processo para à publicação do livro?
Enviei o projeto para a Editora, já com o primeiro capítulo pronto. Eles me deram sinal verde para continuar escrevendo. A parte mais difícil foi fechar a parte visual do livro, que deu trabalho!


13. Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente?
Estou trabalhando no segundo livro e ainda estamos definindo a data de lançamento. Fora isso, estou viajando pelo Brasil tentando cobrir as principais Bienais, para divulgar o Manual de Sobrevivência no Namoro.  E está sendo delicioso!


14. Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever  suas próprias histórias?
Não desistam, cutuquem as editoras e tenham paciência. Esperar faz parte do processo. Porém, se você tem talento, uma hora um publisher vai se dar conta disso. Persistam!

Para você:
Escrever é... uma maneira de reencontrar a mim mesma. 
Livros são... terapia.
Inspiração Literária... amo Adélia Prado, Rubem Alves, Vinícius de Moraes, Drummond... Eles me inspiram em tudo, me ajudam a encontrar a poesia na vida cotidiana.
Um livro: Oráculos de Maio e Filandras, da Adélia
Um personagem:
Um(a) autor(a): Adélia Prado
Manual de Sobrevivência no Namoro é... um sonho realizado.
Um Sonho... viver só de livros.... Delicia!

Quer deixar um recado para os leitores?
Posso deixar o blog: www.ritatrevisan.com.br. Lá tem todas as informações sobre o livro, incluindo o link para a loja virtual da Editora.
Agradeço muito muito pela parceria e te deseo muito sucesso na sua carreira sabes que eu era sua fã antes mesmo de me dar conta.

Espero que tenham gostado e deixem suas opiniões não percam que nesse mês apaixonante sai um super exemplar do livro para vocês.

Raquel Machado

8 comentários:

  1. Super show a entrevista.
    AMO ler. Adorei o blog!
    Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista! Faz tempo que leio os textos da Rita na Atrevida e saber mais sobre ela foi bem legal! ^^

    Obrigada pelos comentários no meu blog!! Fiquei muito feliz e lisonjeada! :D
    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    P.S.:O seu blog tem uma página no facebook? Aqui na barra lateral não está aparecendo o gadget certo para a página dele no face. Dê uma olhadinha nisso. Não sei se o problema apareceu só comigo ou se está aparecendo para todos. Senão ninguém vai conseguir curtir sua página.

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!! Tive a oportunidade de conhecer a Rita pessoalmente e ela é uma pessoa super fofa.
    Adorei a proposta do livro dela e recomendo para todos as adolescentes de agora e para todas que já foram adolescentes.
    Parabéns pela entrevista.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ela é uma fofo e quando vi o livro pela primeira vez quir ler ele imediatamente, mas como dizem querer não é poder.

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista, tenho muita curiosidade em ler o manual da Rita, hahaha!

    Bjs
    Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro Manual de Sobrevivência e adorei. Mesmo sendo um livro que não é para minha atual faixa etária, lembrei de vários momentos da minha adolescência. Gostei da diagramação que me lembrou claramente um diário. Um livro leve e alegre, uma boa pedida de leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Adoro posts com entrevistas, adorei conhecer mais a Rita Trevisan. :)

    ResponderExcluir
  8. Kell adorei a entrevista e a poxa a primeira vez que ouvi falar dele foi aqui.....desejo sucesso tanto a você quanto a autora.


    Beijokas elis

    ResponderExcluir