quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Eragon de Cristopher Paolini

Olá pessoal!!! Meu nome é Marcelo, sou namorado da Raquel, e hoje serei eu que farei uma resenha aqui! Assim como ela, sou um grande amante da arte literária, e nossos gostos até que são parecidos, mas o meu gosto para livros puxa mais para os gêneros de ficção com fantasia e mitologia. Volta e meia estarei fazendo resenhas pra postar aqui no Leitura Kriativa, e o primeiro título que trago à vocês é...




Eragon é uma história repleta de ação, vilões e locais fantásticos, com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e uma linda donzela. Inspirado em JRR Tolkien, que criou idiomas para os diálogos de seus personagens, Cristopher Paolini (o autor) utiliza o norueguês medieval para a linguagem dos elfos e inventa expressões específicas para os anões e os urgals, de modo a dar veracidade ao lendário reino de Alagaësia, onde a guerra está prestes a começar.
 
O protagonista é um jovem órfão de quinze anos que, ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é a peça principal. A vida de Eragon muda radicalmente quando ele descobre que a pedra azul é, na realidade, um ovo de dragão. Quando a gema se rompe e dela nasce Saphira, Eragon é forçado a ser converter em herói.
Involuntariamente, o jovem é lançado para um arriscado mundo novo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando apenas uma espada lendária e levando as sábias palavras de um velho contador de histórias como guia, Eragon e o leal dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos das trevas em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.
A Eragon foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirá vencer os obstáculos que o destino lhe reservou? As escolhas de Eragon poderão salvar - ou destruir - o mundo em que vive. Ele é o único capaz de combater as tropas comandadas pelo perverso rei Galbatorix.

A história é envolvente desde o início, pois você mal tem tempo de ambientar com os personagens, e a ação já começa. Eragon é, aparentemente, apenas um camponês vivendo uma vidinha pacata no campo, até encontrar a tal “pedra azul”, e aí sua vida muda completamente. E é muito interessante a relação dele com a sua “dragoa”, a Saphira, pois desde o inicio o laço que os une é muito forte, com ele querendo proteger ela, e a todo momento pensando como ela está, e quando ela cresce, a situação inverte um pouco, pois aí é Saphira que, se tiver essa opção, não sai do lado de Eragon por nada, sempre querendo protegê-lo.
A história conta com vários personagens cativantes, cada um a sua maneira. Além da dupla protagonista, Eragon e Saphira, que são ótimos, temos o contador de histórias Brom, algumas vezes misterioso, outras vezes rabugento, mas muito preocupado em passar seus conhecimentos à Eragon, e outros, como Angela e Solembum, e o também misterioso Murtaugh, que aos poucos vai se revelando e conquistando o leitor. Enfim, o livro é ótimo, muita ação, um mundo vasto que nossos heróis tem a explorar, e muitos perigos e desafios esperando por eles. E o livro ainda conta com duas sequencias, os livros “Eldest” e “Brisingr” então tem muita historia pela frente hehehe.

VISÕES KRIATIVA
A HISTÓRIA: como já comentei, fora de série a história, pra quem curte o gênero fantasia, com seres mitológicos, batalhas medievais e um vilão super poderoso esperando ser desafiado, esse livro é um prato cheio.
O PERSONAGEM PRINCIPAL:  Gostei do Eragon. É interessante como a vida dele muda de uma hora pra outra, e no inicio ele meio que se recusa a aceitar essa mudança, volta e meia ele se pega pensando quando poderá voltar a sua vidinha pacata no campo, até que ele começa a compreender que sua vida mudou completamente, e que a tranqüilidade de outrora não voltará mais.
Como eu tinha visto o filme antes do livro, aliás bem antes, há muito tempo já, nem sabia que havia livro. E agora que li, a comparação é inevitável, o filme eu havia achado legal e talz, mas como todo filme baseado em livro, muitos detalhes ficam de fora, detalhes que dão um toque especial a história, quem gostou do filme, vai amar o livro.

MINHA NOTA: 9,5

ONDE ENCONTRAR:
Submarino: 
- Eragon: R$ 10,00
- Coleção Completa (Eragon+Eldest+Brisingr): R$ 29,90

A série é composta por 3 livros:
Volume 1 - Eragon
Volume 2 -Eldest
Volume 3 -Brisingr

Marcelo Brinker
É isso aí então galera, foi um prazer fazer essa resenha pra vocês, mais ainda ter lido o livro hehehe e espero que ela possa inspirar alguém que não conhece o título ainda a dar uma olhada, com certeza é uma leitura gratificante!
 Até Mais!!!

6 comentários:

  1. Oi Raquel!!!
    Ainda não li essa série, mas faz parte da minha lista com certeza.
    Achei fofo seu namorado colaborar com o blog, maridão não gosta de ler, mas me ajuda criando o banner das promoções e está criando o novo lay-out.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Raquel,

    Eu amoo esta série que antes era uma trilogia rsrs, o autor começou a encher muita linguiça no 2 e no 3 mas mesmo assim eu gostei :)

    bjo

    ResponderExcluir
  3. Ei menina, a recem to começando a ler, e está interessante no momento!
    Vamos ser parceiras? Ja levei seu banner la pro meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fiquei muito feliz com sua participação aqui no meu blog e gostei bastante da sua resenha. Apesar de termos os gostos bem diferentes temos uma coisa em comum o amor pela literatura. Fico feliz que você tenha gostado do livro quem sabe um dia eu pego emprestado contigo ne? Espero que participe mais vezes por aqui. Te amo. Bjks

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é muito bom!
    Não é cansativo como muitos livros medievais embora eu dispense totalmente cânticos elficos e linguagem poética mas você sente prazer em ler,acompanha o crescimento pessoal de Eragorn e torce por ele!
    E o quarto livro da série esta por vir!

    ResponderExcluir
  6. Eragon é excelente. A partir de Brisingr é que o autor se prende demais à descrição e o livro fica meio cansativo. Ademais, ótima série.

    ResponderExcluir