sábado, 4 de dezembro de 2021

VIDA DE ESCRITORA: CRÍTICAS

 


🤐 Esse com certeza é um dos grandes fantasmas que atormenta a vida de muitos escritores, e eu me coloco nesse balaio. Afinal, ninguém gosta de ver seu trabalho criticado, isso faz parte da natureza humana e nosso orgulho. Em contraponto, devemos lembrar que ao publicar um livro, ele se torna do mundo, e algumas pessoas vão adorar, enquanto outras nem tanto. Mas, como lidar com isso?

✍️ Confesso que ao publicar meu primeiro livro isso me tirou o sossego, pois fiquei imaginando mil coisas, afinal todo mundo ia conhecer minha história e se não fosse o boa suficiente. Então, veio a publicação, as parcerias e consequentemente os feedbacks, alguns positivos outras nem tanto. Eu costumo tentar lidar com isso da seguinte forma: 

😁 Críticas positivas uso como um propulsor para seguir em frente, afinal elas elevam a auto estima e me fazem pensar que sim, todo trabalho vale a pena.

🥴 Críticas negativas construtivas uso para minha evolução, tentando absorver seu conteúdo (claro que não de primeira porque todo mundo é humano), mas depois de ler umas 2 ou 3 vezes começo a considerar o que eu poderia ter feito melhor. 

🤬 Críticas negativas sem fundamento tento desconsiderar. É difícil, eu sei! Mas, não adianta ficar se apegando em algo que não vai agregar nenhum valor a sua escrita ou aos seus objetivos. Infelizmente, já ouvi dizer que existem pessoas que fazem isso de propósito, criam perfil fake só para avaliar negativamente os autores e eu me pergunto o que essas pessoas ganham com isso? 

✍️ As críticas são importantes para o crescimento pessoal e da nossa própria escrita, e saber como lidar com elas faz parte da nossa profissão de escritor. 

#vidadeescritora #raquelmachado #criticas #avaliacoes #amazon #ebook #amoescrever #escritores #dicasdeescrita


Nenhum comentário:

Postar um comentário