segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Outlander 2: A Libélula no Âmbar de Diana Gabaldon

Editora: Arqueiro
Série: Outlander (composta por 8 livros até o momento)
Páginas: 944
Edição: 1
Ano: 2016
Classificação
Onde Comprar:

Claire Randall guardou um segredo por vinte anos. Ao voltar para as majestosas Terras Altas da Escócia, envoltas em brumas e mistério, está disposta a revelar à sua filha Brianna a surpreendente história do seu nascimento. É chegada a hora de contar a verdade sobre um antigo círculo de pedras, sobre um amor que transcende as fronteiras do tempo... E sobre o guerreiro escocês que a levou da segurança do século XX para os perigos do século XVIII.



Bom dia leitores,

Hoje venho trazer a resenha do segundo livro da série Outlander, e para quem me conhece e frequenta aqui sabe que sou fascinada por essa história, uma das melhores que já li em toda minha vida. Hoje vou falar sobre a Libélula no Ambar.

A HISTÓRIA

No segundo livro da série somos jogados no ano de 1968, vinte anos depois do primeiro livro, e encontramos nossa protagonista Claire Randall e sua filha Brianna que estão de volta a Escócia para o enterro do reverendo Reginald Wakefield. Lá, elas encontram Roger Wakefield, parente do reverendo, (fiquem de olho nesse personagem porque ele terá uma grande importância para a história), e Claire pede encarecidamente para ele fazer uma pesquisa sobre os sobreviventes da batalha de Culloden de 1746.

Mas o que Claire está fazendo no futuro?
Como ela chegou lá? 
O que aconteceu com nosso lindo e amado Jaime Fraser?

Calma, Diana explica tudo isso, pois enquanto a pesquisa é realizada somos convidados a reviver as memórias de Claire e voltamos exatamente para o ponto de partida do final do primeiro livro. 

Claire e Jamie estão chegando a França e encontram Jared, primo de Jaime, um negociante de vinhos. Jared propõe um acordo para Jaime cuidar de seus negócios enquanto ele faz uma viagem, e claro, isso viria muito a calhar afinal, eles precisam de uma estadia e um tempo para se firmar em solo francês e colocar seu plano em prática: Mudar o futuro e impedindo a batalha de Culloden, que dizimará os escoceses. 

Será tão fácil assim mudar a história?

Em meio a intrigas, romance, aventura, drama e paixão vamos acompanhar esses dois personagens na tentativa de alterar o rumo da história e torcer para que as coisas tenha um final diferente dos livros.

Corri os dedos pelos cabelos, frustrada. Não havia nada a ser feito até de manhã. 
Caso a manhã chegasse e Jamie não, então eu poderia começar a percorrer as casas de supostos conhecidos e supostos amigos, um dos quais poderia ter notícias ou ajuda a oferecer. Mas aquela hora da noite, eu estava de mãos atadas;
impossibilitada de me mexer, como uma libélula no ambar.
página 341

O LIVRO

Achei que isso não fosse possível mas, Diana continua me agradando, e quanto mais leio suas histórias, mais a admiro e me apaixono por essa linda aventura. Ela criou uma história simplesmente magnífica recheada de fatos históricos, que não são maçantes para quem está lendo, mas sim que acrescentam muito no nosso conhecimento de uma forma fluída e dinâmica. Com um romance lindo e maravilhoso daqueles que realmente atravessam o tempo, o amor entre esses dois é algo palpável e que faz meu coração palpitar mais forte conforme as páginas vão passando. Brincando entre futuro e passado, passando por diversos países e costumes somos levadas a uma aventura extraordinária e quando você pensa que já viu tudo, ela nos mostra outra faceta, com acontecimentos bombásticos que me deixaram de queixo caído.

Vi várias pessoas comentando sobre o tamanho do livro, eu digo com todas as letras, também tinha medo de "livros bíblia", mas essa história é tão dinâmica, cheia de acontecimentos que você não percebe as quase 1000 páginas passarem

A narrativa é feita ora por Roger no futuro, ora por Claire no passado, e achei isso demais, e espero que em algum dos próximos livros tenhamos também nosso querido escocês Jaime narrando, será?

Infelizmente, se tivesse que levantar um ponto contra é sobre a capa. Eu gostava muito mais das capas que a Rocco fez para a série, e talvez outro fator que possa desagradar algumas pessoas são na quantidade de detalhes que a autora descreve durante as cenas, eu como sou fascinada pela história queria saber mais e mais.

Os personagens continuam maravilhosos. Claire continua sendo a mulher determinada, corajosa e sem papas na língua. Jaime conseguiu ser melhor ainda que no primeiro livro, seu senso de patriotismo e sua vontade de zelar por sua família são simplesmente perfeitos. Outros personagens me chamaram atenção como Fergus e o príncipe Charles que merecem atenção.

Maravilhoso! 
Magnífico! 
Me fez rir, chorar e torcer para que o final fosse de um conto de fadas.

Série de Livros:
Livro 1 -  A viajante do tempo
Livro 2 -  A libélula no âmbar 
Livro 3 - Parte I - O resgate no mar
Livro 3 - Parte II - O resgate no mar
Livro 4 - Parte I - Os tambores de outono
Livro 4 - Parte II - Os tambores de outono
Livro 5 - Parte I - A Cruz de Fogo
Livro 5 - Parte II - A Cruz de Fogo
Livro 6 - Parte I - Um sopro de neve e cinzas
Livro 6 - Parte II - Um sopro de neve e cinzas
Livro 7 - Parte I - Ecos do Futuro
Livro 7 - Parte II - Ecos do Futuro
Livro 8 - Written in My Own Heart’s Blood
Livro 9 - Go Tell the Bees that I Am Gone (a escritora está escrevendo porém não tem data de lançamento ainda).

_Sim,isso...e tudo o mais - disse ele em voz baixa. - Quero protegê-la, Sassenach. Estender meu corpo sobre você como um manto e servir de escudo para você e a criança. - Sua voz era rouca e suave, ligeiramente embargada. - Eu faria qualquer coisa por você...e no entanto...não há nada que eu possa fazer. Não importa o quanto eu seja forte ou o quanto eu queira ajudá-la;não posso acompanhá-la aonde você tem que ir...nem ajudá-la de nenhuma forma. E pensar em tudo que pode acontecer, e eu, impotente sem fazer nada...sim, eu tenho medo, Sassenach.
página 103


A SÉRIE

A segunda temporada de Outlander conta com 13 episódios todos já estão disponíveis (inclusive no Netflix) e ouso dizer que a história novamente foi muito bem adaptada.Temos sim, algumas diferenças entre LIVRO e SÉRIE, porém na minha opinião essas diferenças acrescentarem detalhes interessantes como a volta no tempo de Claire.

O que dizer dos atores? 
Continuam perfeitos. 

Catriona realmente vestiu a personagem de uma forma magnífica, onde conseguimos ver todas as características marcantes de Claire, sem papas na língua que a colocam em situações perigosas, com sua generosidade enorme e sempre tentando cuidar das outras pessoas e a paixão avassaladora que ela tem por Jaime são vistas de uma forma deliciosa na atuação da atriz. Sam Heughan conseguiu invocar todos os sentimentos de Jaime, seus traumas passados que o perseguem como sombras malignas a noite, sua coragem em enfrentar os diversos desafios para salvar sua tão amada Escócia e claro, o que eu mais adoro nele, aquele sotaque escocês maravilhoso que me deixa sem fôlego. Enfim, os dois juntos possuem uma química incrível e são mais que aprovados por mim para encarnar esses personagens maravilhosos. 

Além deles, temos vários outros personagens incríveis como Murtagh que apareceu muito mais nessa temporada e ganhou minha simpatia e respeito. Claro, que para minha infelicidade, temos aparições do vilão mais desprezado de todos os tempos e Tobias cumpre seu papel perfeitamente. Gostei muitos dos atores que escolheram para o papel de Brianna e Roger e digo que foram melhores que minha imaginação. Além disso,  temos Fergus que vai ganhar o coração de muitas pessoas e Charles Stuart, que é tão louco quanto no livro.


As locações são  maravilhosas pelo que pesquisei apesar de eles não terem gravado na França mesmo (porque atualmente a França é uma super potência fazer cenas nas casas antigas com carros antigos ficaria complicado), me deliciei vendo alguns pontos turísticos como Versalhes que é um lugar magnífico e tem meu amorzinho.

O pessoal da série tem um cuidado tão grande que podemos ver isso até mesmo na abertura, onde a música tem entonações e instrumentos diferentes para cada local, como por exemplo na França conseguimos ver o Violino ao fundo. Além disso, para os mais curiosos se notarem que ao final da abertura sempre tem uma cena que é relacionado ao que será tratado no capítulo.

Outro fator que não poderia deixar de comentar é sobre os figurinos. Que vestido era aquele vermelho da Claire em uma das cenas? Simplesmente divino. 

Enfim, por tudo isso a série vale muito a pena eu simplesmente amei novamente tudo e não vejo a hora de ver a Terceira Temporada.

Veja o trailer da segunda temporada aqui:

A série está atualmente na terceira temporada e já estão gravando a quarta temporada pelas últimas notícias que ainda lendo, espero que continuem (Data: 07/11/17).

IMPRESSÕES FINAIS

Outlander não é uma série para qualquer pessoa, mas com certeza deveria ser. Cheia de reviravoltas, misturando fantasia, romance, ação, drama, comédia tem todos os elementos que um bom livro precisa. Quando alguém perguntar qual é o meu livro favorito não hesitarei nem um segundo em responder, Diana se tornou minha ídola. 

Estou ansiosa para pegar o terceiro livro e acompanhar a terceira temporada que está passando atualmente e espero que a autora consiga levar essa história maravilhosa até o final. E que a Arqueiro continue publicando os outros livros por aqui PELOAMORDEDEUS!!!!

Se eu recomendo? MUITO!

Produzi um pequeno ruído balbuciante, que fez o rei voltar-se para mim.
- Uma Dama Branca. - disse ele em voz baixa. - La Dame Blanche não pode mentir;ela vê o coração e a alma de um homem, e pode transformar essa verdade para o bem...ou para a destruição.
página 487

SOBRE A AUTORA
Escritora americana de ascendência mexicano-americana e inglesa. Gabaldon é autora da famosa série Outlan­der. 

Os seus livros são difíceis de catalogar dentro de um gênero específico, pois contêm elementos de ficção romântica, ficção histórica e ficção científica (sob a forma de viagens no tempo). 

Os seus livros já foram publicados em 23 países e traduzidos para 19 línguas.



E vocês conhecem a série?
Tem curiosidade em conhecer?
Deixem seus comentários.

Raquel Machado

31 comentários:

  1. Oie querida!

    Bom, eu só acompanhei a série com vc, por enquanto, mas posso dizer que realmente estou curtindo, mesmo que romance não seja muito a minha praia. A história que essa mulher escreveu é completa, tem de tudo um pouco, tudo muito bem encaixado, só posso dizer que estou bem ansioso pra ler os livros, tenho certeza de que vou gostar!

    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei saber que a série tem romance, drama e aventura! Fico feliz em saber que gostou do segundo volume da série. Que legal ser um romance que volta no tempo e que é cheio de reviravoltas! Realmente o livro é enooooorme e que bom que gostou e nem sentiu tantas páginas passarem! Já ouvi falar e me foi indicada essa série no Netflix, mas acho que é muita fantasia para mim. Vou ler mais sobre o livro e a série da TV para ver se darei uma chance.
    Beijos!
    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Tenho o primeiro livro da série aqui em casa, mas ainda não li.
    Eu gosto muito da série, estou na terceira temporada já!

    beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ta aí uma série de livros e de série que sempre quis ler/ver. Ainda não consegui comprar nenhum dos livros, infelizmente, e a série eu ainda não vi justamente por não ter lido (quero muito ler primeiro). Espero conseguir logo, pois, pela sua resenha, acho que vai ser um livro que irei gostar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, tudo bem? Eu não acompanho Outlander, mas eu acho que quando o livro é bom não importa a quantidade de páginas, a gente lê rapidinho. Que bom que vc está curtindo a leitura, um dia ainda pego pra conferir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel!
    Tenho muita vontade de ler os livros dessa série, mas são gigantes!!!
    Também tenho muita vontade de assistir a série. Um dia lerei e assistirei!!! o/
    Beijão!
    http://www.lagarota.com.br/
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Que obra fabulosa!!! Admiro quem lê os livros dessa série, pois eu mesma não tenho coragem. Fico feliz que tenha gostado da leitura, já eu prefiro assistir a série, pois fujo de livros grandes hahaha.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Ainda não conhecia, parece ser uma excelente leitura :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ao contrário de vc não gosto de Outlande. Li o primeiro livro e não me desceu, tinha o segundo volume e me livrei dele. Comecei a ver a série na tv e tbm não me fisgou. Já li tantos livros com viagem no tempo melhores que esse que fiquei decepcionada com tanta enrolação pra nada. Fico feliz q tenha gostado.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  10. Ola, tenho tanta vontade de ler o livro mais não comprei ainda por dois motivos o tanho do livros e as suas finitas paginas e o preço dele nas livrarias que não ajudar muito. Mais acho que vou começar a assistir a serie no netflix para ver se é realmente bom e me impulsiona a comprar os livros

    ResponderExcluir
  11. A série infelizmente não conseguiu me cativar, daí por isso nem me arrisquei com o livro, que é quase uma bíblia hahaha adorei a sua resenha, bem explicativa e repleta de elogios!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu até tenho uma certa curiosidade com os livros, mas são tantos e tão volumosos que eu tenho uma pequena preguicinha (vergonhoso, eu sei kkk). Alguns pontos da trama me deixam meio receosa de ler, mas no geral eu acho que até vou gostar.

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Bem antes de o seriado ser lançado, eu tinha interesse em ler a história original, mas os livros eram (e ainda são) muito caros, então, fui deixando pra depois (resultado: nunca li nada hahaha). Fico me dizendo que irei assistir ao seriado, um dia, e aí não precisarei ler os livros, mas fico com um sentimento de traidora, aí nunca sei o que faço: se começo a coleção dos livros ou se assisto à adaptação. Algo que me atraiu muito na história é, especialmente, o gênero. Quase não leio histórias medievais/antigas, apesar de ser um período que amo muito, por causa da historicidade mesmo.
    Você resenhou as duas versões muito bem, me fez ter mais vontade de querer conhecer de verdade a história :) Gosto muito do protagonismo feminismo nela, aliás.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido falar de Outlander pois me recomendaram os livros recentemente. Gostei bastante da proposta do livro e vou colocar na lista de leitura. De qualquer forma, a sua resenha está muito boa e completa. Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  15. Olá Raquel!
    Eu li só até a segunda parte de Resgate no Mar. E até ali gostei bastante. Preciso tirar um tempinho para conseguir ler mais para saber o que acontece com Claire e Jamie.
    Adorei sua resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bom?

    Sempre que vejo recomendações sobre Outlander, me dá vontade de ler os livros e começar a série, mas acabo ficando com medo de não gostar. Falta, realmente, só coragem, já que ela possui todos os elementos para me agradar. Esse, mesmo com quase 1000 páginas, parece ser uma obra que prende e você não vê o tempo passar enquanto lê, ainda mais que a autora constrói uma história com fatos históricos, mas com uma narrativa fluída e dinâmica, então deve ser bem interessante de ler (sem ficar entendiada).

    Enfim, adorei a resenha e agradeço a indicação :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Oiee
    Já ouvi falar muito bom da série e dos livros Outlander, mas ainda não tive a oportunidade de ler. Acredito que quando for ler, vou gostar bastante, estou ansiosa. Já estão na minha lista de leituras. Brigada pela indicação.
    Bjos, Bia!

    ResponderExcluir
  18. Oii Raquel, tudo bem? Adorei seu post! Super completo e informativo. Eu li o primeiro livro da série, A Viajante do Tempo, ano passado. Amei MUITO essa história e pretendo ler os outros futuramente. A série de TV também é magnífica e confesso que sou apaixonada pelo Sam Heughan e a Caitriona Balfe é minha Girl Crush hahahha.

    Beijos!
    https://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oii!

    Eu comecei assistir a série mas não dei continuidade ainda, vou tentar assistir nas minhas férias depois de zerar o que estou assistindo. Gostei desse post falando um pouco da série e dos livros.
    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  20. Oi Raquel, não só conheço a série, como também sou apaixonada por ela e pelos personagens. É uma verdadeira viagem que fazemos. Amo a série de tv também, muito boa, bem feita e fiel aos livros.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Não é o tipo de livro que me chama a atenção, mas 900 páginas??? Ainda pior! Não sei se conseguiria acompanhar toda a história. Mas que bom que curtiu e que você possa continuar acompanhando, seja pelos livros ou pela série!

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    Outlander é tudo de bom!
    Um romance lindo, que sempre deixa aquela vontade de ler mais e mais. Mas confesso que a leitura foi bem cansativa, pois tem vários trechos bem enrolados.
    mas é uma boa história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  23. Raquel, antes de falar da resenha, digo que amei sua foto, que fofinha! Agora vou confessar que tenho a maior preguiça de ler as resenhas sobre essa série, ainda mais preguiça de tentar iniciar uma leitura... Estou no momento evitando séries e sagas, quem sabe num futuro... Gostei de sua resenha e saber que tem temporadas no Neflix e outras no caminho dão uma vontade de arriscar, mas vou esperar um pouco mais. Valeu pela dica. Beijos

    Senti alguns pontos favoráveis (curiosidade pela história, idade do casal, sonho da mãe e não da adolescente...) e outros desfavoráveis (gênero do livro, casal um rico e outro pobre, trio de amigos...).

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  24. OI!
    Sou doida pra ler essa série, adoro romances de época, e recentemente li um histórico de highlanders e fiquei apaixonada sobre como elas são muito mais emocionantes.
    Pelo jeito mesmo sendo uma série grande vale super a pena porque a autora sabe inovar em cada livro

    ResponderExcluir
  25. Heellooo!!!
    Ah que post lindo! Eu sou doida pra ler Outlander, ainda nao vi a serie, mas quero ler os livros antes.
    Adorei sobre o que falou da historia, nao sabia de mta coisa e agora fiquei com vontade de ler logo haha.
    Capas lindas da arqueiro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Gostei muito do seu post, bem completo e envolvente.
    Mas preciso admitir que não tenho muita curiosidade e interesse pelos livros, acho que por se tratar de uma série tão longa acabo desanimando. Porém confesso que tenho uma certa vontade assistir à adaptação.

    ResponderExcluir
  27. Oi, Raquel ^^
    Pense numa série que é para ser xodó de todos!!
    Outlander me surpreendeu muito mesclando romance e fatos históricos. Sem sombras de dúvidas Jaime tem um espaço grande em meu coração e a Claire com sua personalidade forte me admira a apoiar sempre mulheres como protagonistas. <3
    O tamanho desse segundo livro é tanto que creio que foi por isso que dividiram os outros em parte I e II que infelizmente acaba saindo ruim para o leitor que terá que gastar duas vezes num mesmo volume da história.
    A capa do primeiro volume é linda demais, mas dai só desanda. kkkk Sei que eles querem valorizar os lugares em que a história acontece, mas não curti não!
    A série televisiva empaquei no começo do primeiro episódio pois estou num conflito se desejo mesmo ver já a série ou se avanço primeiro nos livros para ver tudo de uma vez.
    Parabéns pela resenha e seja bem-vinda ao fã clube dos que amam Outlander. <3
    Abraços.

    ResponderExcluir
  28. Oi,
    Esses autores sempre me impressionam, se você falou que 1000 páginas passaram sem que percebesse, é porque ela tem talento. Acho o enredo dessa série fascinante. Mas realmente o que me dá receio é o tamanho dos livros e a quantidade deles, por isso nunca li. Parabéns pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Raquel!
    Sou louca para ler essa série, mas confesso que o tamanho me assusta, são todos bíblias, ainda sim um dia chego lá!! Já a série já decorei todos os episódios, e estou ansiosa pela próxima temporada.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  30. Adorei sua postagem!!!
    Amo Outlander!!! Tenho acompanhado a série mais ainda não tive tempo te ler os livros e agora fiquei só com mais vontade kkk


    Bjs
    Suka
    http://www.suka-p.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Hey!
    Então, eu não assistia Outlander, porque queria muito da conta de ler a série de livros antes.
    Li até Os Tambores de Outono parte 1 e desanimei. Não assisto a série ainda não, e toda vez que leio resenha dos livros e vejo que outras pessoas gostaram, assim como eu bate aquela vontadezinha de voltar com a leitura...
    Quem sabe em 2018?
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    www.manuscritoliterario.com.br

    ResponderExcluir