segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Os Sonhos de Rita de Gislaine Oliveira

Editora: Novo Romance
Ano: 2014
Páginas: 154
Gênero: Romance Teen
Classificação: 
Onde Comprar

Prever o futuro em sonhos era um dom divertido para Rita. Até ela sonhar com o próprio casamento, cujo noivo não é Felipe, seu amado namorado. Ao saberem disso, os dois partem junto com os amigos numa jornada para mudar esse cruel destino. Mas tudo se complica quando Rita conhece Thiago, o noivo.

"Minha vida tinha se transformado numa tentativa desesperada de não perder Rita. Nem mesmo por um segundo." - Felipe. 


Bom Dia Pessoal,
Hoje é dia de resenha de livro Nacional aqui no blog. O livro da vez é da querida amiga e escritora Gislaine Oliveira, vamos falar do livro Os Sonhos de Rita.

Rita consegue prever o futuro através dos seus sonhos, o que parece um dom para certas pessoas.Porém, para ela isso sempre significou dor de cabeça, pois os sonhos sempre acabam virando sua vida de cabeça para baixo. Prova disso foi seu último sonho, que a deixou totalmente confusa. No sonho ela estava casando, seria perfeito se o marido fosse Felipe seu atual namorado, mas para seu desespero o homem ao seu lado é um total desconhecido.

Rita ama Felipe e não consegue se imaginar com outra pessoa. Isso a preocupa, porque tudo que ela sonha, se realiza, e se isso for verdade quer dizer que os dias dela com o atual namorado estão contados.

Ela decide então contar para Felipe sobre o sonho. Ele conhece seu dom e o que isso pode resultar, então fica abalado e tenta começar a achar mil soluções pra que esse sonho não se torne realidade.

Será que vão conseguir driblar o futuro dessa vez? 
Ou não vou conseguir evitar o destino que parece inevitável?



MINHAS IMPRESSÕES

Assim que vi que a Gi lançou esse livro fiquei curiosa por sua sinopse e pela ideia interessante. Imagine-se prevendo o futuro em sonhos, é no mínimo integrante. Assim que consegui, comprei meu exemplar e posso dizer que gostei bastante da história, porém confesso que esperava um pouquinho mais.

A escrita da Gi é fácil e direta. Além disso, é aquele tipo de história que você acaba ficando amiga dos personagens, e acaba torcendo por eles. 

Infelizmente, eu esperava que acontecesse mais situações em torno da temática previsão do futuro em sonhos, porém não foi o caso. Temos somente a previsão principal e o livro inteiro fica em torno disso. 

O final deixou um pouquinho a desejar na minha opinião também. Entendi o que a autora quis descrever e fiquei feliz com o rumo da história, porém senti que os últimos capítulos foram meio corridos, parece que ela queria acabar de uma vez com a história e senti falta do desenvolvimento melhor das cenas.

Sobre os personagens gostei muito de como a Rita foi descrita e não tem como não simpatizar com o dilema que a garota está passando. Felipe, o atual namorado, também foi bem construído mas sua personalidade ciumenta e grudenta me incomodou, já tive pessoas assim na minha vida e não gostei nem um pouco. Thiago, ao contrário de Felipe conseguiu minha simpatia assim que apareceu no livro. Agora gostaria de comentar sobre a cartomante da história(a qual não me recordo o nome no momento), ela me marcou por sua excentricidade e sua casa cheia de gatos.

A história gira em torno do Sonho de Rita, em não casar com seu futuro namorado, isso foi intrigante no começo mas com o passar do livro ficou meio maçante. Gostei de outras questões levantadas pela autora como o pai de Rita que quer para filha um homem trabalhador, e que achei isso demais. Já a mãe do Felipe quer para o filho uma mulher de fé, que frequente a igreja como eles, o que achei meio exagerado, porque na minha opinião religião não se impõe, mas entendo que isso possa acontecer na vida real. 

O livro é curto e li em poucas horas, é bem divertido e dinâmico. Narrado em terceira pessoa temos partes da cena em visão de Rita e outras em visão de Felipe, o que sempre acho interessante, pois conseguimos acompanhar dois pontos de vista distintos.

Concluindo, os Sonhos de Rita é um romance fofo que apesar dos pequenos detalhes que comentei acima, cumpre bem sua função e nos deixa uma lição de vida e de como encarar o amor. A autora está de parabéns.

SOBRE A AUTORA
Gislaine sempre gostou de escrever, mas nunca achou que ser escritor daria certo. Fez técnico em química e antes da formatura resolveu fazer o que realmente gostava. Se dedicar as palavras.

"Eu já era escritora, antes mesmo de aprender a ler. " 

Gislaine Oliveira é uma gaúcha nascida em outubro de 1993. Essa garota viu na literatura uma forma de salvar o mundo. Não apenas dos dragões ou das bruxas malvadas, mas também de todos os estereótipos e preconceitos presentes na sociedade. Desde que ela descobriu isso, vem lutando para proteger o mundo através das palavras. 

E vocês conhecem a obra?
Gostariam de ler?
Raquel Machado


4 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Li este livro já e concordo absolutamente com tudo o que tu disse (achei até que eu que tinha escrito esta resenha, kkkk); também esperava mais do final e mais sobre o assunto sonhos e tudo mais... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel!
    Que legal sua resenha, nunca li nada parecido e sua resenha me deixou ansiosa para ler, acredito que deva ser uma história bastante divertida!
    Parabéns pelo blog!

    Estante Clássica

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, tudo bem? A Gislaine é um autora que está há bastante tempo na minha lista de leitura! preciso ler e apesar das ressalvas parece uma boa leitura!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Raquel. Achei a temática interessante, mas confesso que o livro não me atraiu. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir