sexta-feira, 27 de maio de 2016

Convergente de Veronica Roth

Série: Divergente
ISBN: 9788579801860
Editora: Rocco
Páginas: 528
Edição: 1ª 
Ano: 2013
Gênero: Distopia
Livro: 3
Classificação: 
Onde Comprar:

A sociedade baseada em facções, na qual Tris Prior acreditara um dia, desmoronou – destruída pela violência e por disputas de poder, marcada pela perda e pela traição. Em Convergente, o poderoso desfecho da trilogia de Veronica Roth iniciada com Divergente e Insurgente, a jovem será posta diante de novos desafios e mais uma vez obrigada a fazer escolhas que exigem coragem, fidelidade, sacrifício e amor. O livro, que chega ao Brasil no momento em que Divergente estreia nos cinemas, alcançou o primeiro lugar na lista de bestsellers do The New York Times.



Uma Escolha Vai te Definir

Bom Dia Leitores,

Sei que ando meio em dívida com vocês, faz um tempo que não dou o ar da graça por aqui, e tenho que agradecer ao meu excelentíssimo noivo Marcelo que tem segurado as pontas com resenhas e tudo mais. Mas tenho uma ótima desculpa para esse sumiço, estamos com alguns planos para o ano que vem, que requerem um extremo planejamento, e minhas horas tem sigo gastas nisso, por isso minhas leituras e resenhas andam um pouco paradas, mas não se preocupem, pois não pretendo deixar o blog na mão, porém a frequência das postagens vão diminuir um pouco ok?

Sem mais delongas, hoje quero falar de um livro que li ainda mês passado e que muita gente deve conhecer, afinal ele já foi adaptado para as telonas e tem causado  várias impressões. Há quem ame e há quem odeio esse estilo literário, posso falar com toda certeza que estou no primeiro grupo,estou falando de "Distopias", e hoje com prazer trago o último da série Divergente da Veronica Roth, uma distopia que com certeza vai te fazer pensar no seu papel dentro da sociedade. Venham conferir o que achei de Convergente!

Em Convergente, encontramos Tris Prior com mais de uma suas ideias investigativas. Após o ataque da Audácia a Abnegação, e o desfecho do grupo Sem Facção tomando as rédeas da situação, temos a situação onde não existem mais facções: fazendo várias opiniões surgiram, afinal existe o grupo que apoia essa ideia e pessoas que ficam totalmente perdidas sem uma facção a seguir.

Evelyn, líder dos sem facção apoia essa decisão e mais, proíbe qualquer um que queira deixar a cidade para além dos muros, como foi ordenado pelo vídeo do último livro. Porém, Tris tem outros planos em mente, ela vai fazer o que for preciso para descobrir o que há por trás das muralhas, e a descoberta vai revelar muito mais do que ela sequer poderia imaginar.


MINHA OPINIÃO

Posso afirmar que a série Divergente, com certeza ganhou um cantinho no meu coração e na minha estante. Depois de Jogos Vorazes, lembro que esse foi o livro que despertou meu interesse. Achei a ideia da Verônica em dividir a sociedade em facções simplesmente espetacular, onde cada um tem suas tarefas e deve seguir as regras que sua facção impõe.  

Apesar disso tudo, devo confessar que fiquei um tanto o quanto decepcionada com o final que essa série levou. Na minha percepção parece que a autora se perdeu em algum momento, fazendo com que o final fosse previsível e sem graça. Aliás, vou mais além a ideia inicial realmente é muito boa, porém a partir do segundo livro fiquei esperando algo mais, e o terceiro, bem, ele finalizou a história, porém não trouxe nada de surpreendente ou intrigante, o que realmente me desapontou e me fez tirar algumas estrelas no final.

O último livro dessa série é dividido na visão de Tris e do Quatro, sim, nosso mocinho tem voz dessa vez, e posso falar que essa foi a parte que mais me agradou, pois sempre fiquei curiosa para saber o que se pensava dentro da cabeça desse personagem. A leitura é fluída e dinâmica a medida que os capítulos vão passando ficamos nos perguntando o que mais poderá acontecer.

Infelizmente para mim, acabei assistindo o filme antes de ler o livro, o que fez com que eu não me surpreendesse com alguns acontecimentos, pois já sabia o que aconteceria, e confesso para vocês que a medida que o livro ia chegando ao final ficava me perguntando o que eles iriam fazer no próximo filme. Sim essa é uma questão relevante, pois o terceiro livro da série conta basicamente toda a história do terceiro filme, sobrando poucas coisas não abordadas, o que me faz pensar que no próximo filme teremos muita ação e várias cenas inéditas, e ainda fico me perguntando se eles terão coragem de fazer o mesmo final que o livro teve!

Sobre os personagens Tris continua sendo Tris, cheia de ideias malucas, tentando salvar o mundo, quase morrendo tentando, enfim nada de muito espetacular. Ela foi uma personagem interessante, pois podemos acompanhar seu crescimento desde o primeiro livro da série, porém algumas questões existências e sua insistência em ser a Salvadora da Pátria, realmente me deixaram com sono. Quatro, bom, esse me surpreendeu com sua visão das coisas e posso afirmar que fiquei curiosa em conhecer o livro só dele. Outro personagem que me surpreendeu foi Caleb, o irmão de Tris, que te um papel fundamental na história e conseguiu se redimir.

Concluindo, Divergente é uma série que vai agradar os fãs de Distopias. Além de muita ação, temos vários conflitos filosóficos, e até um certo romance. E apesar de o final não ter sido tudo aquilo que eu esperava, eu recomendo sim, pois a história em si vale a pena ser conhecida e apreciada!

SOBRE A AUTORA
Veronica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história de Divergente.

Veronica afirma que escreve desde a altura em se considerava velha demais para brincar ao "faz de conta". Devido à sua paixão pela escrita, e também incentivada pela sua família, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi aí que a trilogia Divergente se iniciou! 

Um dia enquanto ia para a Universidade estava ouvindo música e a imagem de alguém saltando de um prédio emergiu na sua mente, dando a ideia para a Audácia. É então que Veronica decide começar a trabalhar no primeiro esboço de Divergente, preferindo investir o seu tempo nesta história a fazer os trabalhos acadêmicos.

Em Maio de 2011, com apenas 23 anos, lança DIVERGENTE, o seu primeiro livro que se tornou num êxito esmagador em mais de 15 países.

Série Divergente:

Livro 1 
Divergente
Livro 2 
Insurgente
Livro 3 
Convergente




5 comentários:

  1. Ai Quel!
    Eu não gostei desse final :(
    Acho que a autora, assim como vocÊ, escreve maravilhosamentebem,
    porém contudo todavia entretanto e no entanto... Mude o final no filme - será que vai ???????
    serio?? EU só vi divergente e não vi insurgente e nem a parte 1 de convergente :o
    ão sabia disso nao hehehehe
    comprei uma dica do seu noivo, Raquel hehehehhe aproveitei o submarino e comprei Eragon! :D

    Marcelo! Estou lendo o terceiro de GOT, mas uma hora eu chego no Quinto heheheh
    parece estar otimo mesmo!! :D

    Um abraço pra vocês!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha Raquel. Este último volume da série, pelo que pude perceber, é bastante polêmico e dividiu os leitores. Confesso que ainda não sinto interesse pelos livros, mas com certeza irei acompanhar os filmes. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Só li o livro divergente. Ainda não assisti o filme. eu acho
    Livros distópicos um pouco complicado de entender. Adorei sua resenha.

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel,
    Na verdade, eu peguei spoiler antes de terminar a saga e isso fez minha empolgação diminuir.
    Não fui a favor desse final, ainda mais por odiar o Caleb.
    Mas foi realista, né?
    Beeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie querida, tudo bem?

    Sabes que eu curto pra caramba essa distopia, até peguei o último livro pra ler, mas como acabamos vendo o filme antes, e tu já me adiantou que a história do livro tava praticamente toda no filme, perdi um pouco o tesão. E confesso que tô com receio do que eles vão inventar para o último filme da série, que sairá ano que vem.

    Imagino que farão algo tipo o Amanhecer Parte 2, vão criar alguma ação que não existe na história, pra dar uma animada no público. Espero que não façam bobagem.

    Beijos querida!

    ResponderExcluir