sexta-feira, 20 de maio de 2016

Brisingr - Christopher Paolini

E aí pessoas, tudo bem com vocês? Aqui é o Marcelo, e hoje teremos a terceira parte do Ciclo da Herança de Christopher Paolini, o livro Brisingr.


Nosso herói, Eragon, e sua dragoa, Saphira, sobreviveram à intensa batalha da Campina Ardente, e agora começa uma nova etapa. Com Eragon sendo reconhecido como um cavaleiro de dragão 100% treinado e pronto para ação, surgem então as promessas a serem cumpridas por ele. Ele precisa ajudar seu primo, Roran Martelo Forte, a resgatar sua amada Katrina das mãos dos Ra'zac, dar suporte e auxílio aos Varden, o exército rebelde, liderados por Nasuada, e ainda acompanhar seu amigo anão Orik até o conclave que irá eleger o novo rei dos anões, já que Hrothgar caiu em batalha.


Uau! Quem dera Eragon tivesse clones, mas não, ele terá que dar conta de tudo sozinho mesmo.


Percebemos um grande amadurecimento do protagonista, que agora pondera mais suas ações, não age tanto por impulso, como esperado de um cavaleiro do dragão.


No núcleo dos Varden temos Nasuada tendo que administrar um exército formado por humanos, elfos, anões, e, quem diria, até mesmo urgals, a raça que outrora era aliada/escrava mental de Galbatorix. Dá para imaginar as disputas de poder que ocorrem a todo momento. Nasuada é questionada até por seu próprio povo, tendo que provar seu valor através do Desafio das Facas Longas (um dos pontos altos do livro, na minha opinião).


Já Roran se consolida como líder dos sobreviventes de Carvahall, e até mesmo comandante de tropas do exército dos Varden. Mas isso apenas lhe traz mais responsabilidades. Não que ele não dê conta, mas ao contrário de seu primo, Martelo Forte é um simples humano, então tudo para ele sempre é mais difícil.

E no núcleo anão da trama temos Orik tentando unir seu povo por um único ideal, mas os variados clãs tem diferentes interesses, e alguns são orgulhosos e gananciosos demais, a ponto de ameaçar até mesmo Eragon para conseguir o poder. É treta que não acaba mais!


Do meio para o fim do livro temos algumas demonstrações do real poder de Galbatorix. O poder mágico dele é fantástico e terrível ao mesmo tempo. Em uma batalha, por exemplo, os rebeldes se veem enfrentando um exército que não sente dor. Ferimentos não são nada, ou você arranca a cabeça do adversário, ou ele continuará lutando. É, rapadura é doce mas não é mole não...
Christopher Paolini


A ideia inicial do autor era fazer uma trilogia, mas a história cresceu mais do que o esperado, e com qualidade, o que acabou tornando necessário um quarto volume na saga. Ou seja, a batalha final terá que esperar. Que bom né, mais um livro para acompanharmos as aventuras de Eragon e Saphira!!!



Bom, por hoje é isso gente, espero que tenham gostado da dica, se não leram os livros anteriores, vão atrás, essa é uma coleção que vale cada centavo gasto! Até a próxima!

5 comentários:

  1. Oiii!!

    Eu não li ainda esse livro e na realidade, não pretendo fazer tão cedo. O motivo é simples, não curto MUITOOO o estilo a obra, maaaas eu adoro a forma como elas são compostas. Achei ótimo saber que os personagens vão evoluindo durante a leitura.
    Gostei da sua resenha, está bem escrita e completa!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Hey Marcelo!

    eu não li esses livros d Eragon ainda mas morro de vontade de ler por isso eu não li sua resenha toda viu????
    Onde que tem promoção para conseguir a saga? o mais barato que vi foi 70 rsrs
    obaa ai si rsrs conseguiu ver guerra civil?
    Obrigada pela visita tambem, viu?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo e Raquel,
    Eu já assisti Eragon, mas não dei uma chance aos livros.
    Confesso que o preço sempre me assusta sim, mas até que me interesso pela obra. O filme foi bem legal.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    As aventuras de Eragon e Saphira parecem ser empolgantes, além de muito bem trabalhadas, o que me deixa muito curioso para desbravar a obra.
    Parece ser uma excelente pedida.
    Ficarei no aguardo da resenha do último volume.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de maio. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Eu morro de vontade de ler esses livros. Eu tenho todos aqui, mas ainda não tive tempo de ler. rs
    Vou agiliar a leitura! :)
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir