terça-feira, 17 de maio de 2016

Resenha Eldest - Christopher Paolini

Olá pessoal, aqui é o Marcelo, e hoje tenho para vocês a resenha de um livro de uma das coleções que mais curti ler até hoje. Estou falando de Eldest, segundo livro da Saga da Herança do autor Christopher Paolini. E se vocês procurarem nas seções do Kriativa, eu já havia feito a resenha do Eragon, primeiro livro da saga (nem eu lembrava disso!!!) numa época em que eu fazia participações bem esporádicas aqui no blog.


Vamos ao que interessa! Após uma intensa batalha, no fim do primeiro livro, Eragon derrotou o espectro Durza, livrando o reino dos anões de uma terrível ameaça. Mas foi uma batalha complicada, o que só ressaltou um fato: Eragon ainda não era um cavaleiro de dragão! Faltava-lhe um treinamento mais adequado e profundo.


Então nosso herói parte em direção à Ellésmera, a floresta encantada onde se situa o reino dos elfos. Junto com ele vão a elfa Arya, para mostrar o caminho, e o anão Orik, como representante dos anões, e também por ter se tornado um grande amigo de Eragon. E claro, a gloriosa Saphira, “dragoa” de Eragon!


Por outro lado, Nasuada, filha de Ajihad, que era o líder dos Varden mas não sobreviveu à batalha de Farthen Dür (para maiores detalhes, leia o primeiro livro!!!), decide que o coração da montanha não é um lugar tão seguro assim para os Varden, o exército rebelde. Resolve então levar seu povo até Surda, um país vizinho que se opõe ao tirano Galbatorix.


E do outro lado do continente temos Roran (primo de Eragon), que junto com os outros moradores de Carvahall (cidade natal do protagonista) tenta rechaçar os insistentes ataques dos Ra'zac, até que um dia eles raptam sua amada, Katrina. Aí a coisa vira pessoal, e como o exército de Galbatorix não dá trégua ao vilarejo, eles resolvem atravessar a temida Espinha em busca de ajuda dos Varden.


Nossa, é bastante coisa acontecendo né? E isso é só o começo. Nesse livro temos o tão esperado treinamento de Eragon, e digamos que é o assunto que mais toma espaço no livro, a maior parte da história é dedicada a ele. Eragon conhece o elfo Oromis e seu parceiro Glaed'r, que se tornam mestres dele e de Saphira, em um árduo treinamento físico, psicológico, mágico e mental. E temos também o fato de Eragon estar perdidamente apaixonado por Arya, o que às vezes acaba atrapalhando seus treinamentos. Essa parte da paixonite, confesso que achei a parte mais chatinha do livro. Pensa num cara chato, que não desiste, que não sabe aceitar um não. Ou vários.


Pelo lado do exército dos Varden temos muitas alianças, diplomacia, desconfiança e traições. Nasuada, nova líder dos rebeldes, não fazia ideia de como era difícil conciliar as vontades de todos e lutar por um objetivo em comum.
Tá aí o pai da criança, digo, autor


A parte que mais curti do livro foi a jornada do povo de Carvahall em busca de ajuda. Aqui nasce um herói! Roran vai se destacando, ganhando confiança de seu povo, assumindo naturalmente a liderança. É um personagem que foi discreto no primeiro livro, e aqui ele ganha muito destaque, vindo a ser conhecido pelo apelido de Roran Martelo Forte.


O livro todo caminha para uma nova e sangrenta batalha, a Batalha da Campina Ardente, onde surge um novo inimigo: um dragão vermelho e seus cavaleiro, ambos servindo à Galbatorix. Conseguirá Eragon superar esse novo desafio?



Não tenho mais muito para acrescentar, o livro consegue ser melhor ainda que o primeiro, se é que isso era possível! Pra quem gosta de fantasia medieval, e não leu ainda, tá esperando o que? Move-te!!!

2 comentários:

  1. Oi Marcelo, tudo bem? Morro de vontade de ler essa trilogia, mas ainda não consegui tempo ;P É tanta coisa pra ler né? :P
    No momento estou lendo a trilogia Senhor dos Anéis, que pois é, eu ainda não tinha lido heheh
    Mas com certeza vou querer ler essa. E que bom que esse livro não caiu naquela "maldição" do segundo livro ruim :3
    Beijos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine! Com certeza é uma saga que vale a pena ser lida. Mas os Senhor dos Anéis também hehe eu faz um tempo que to sentindo uma vontade de ler novamente, uma hora tomo coragem e me atiro na Terra Média novamente!
      Abraço!

      Excluir