terça-feira, 10 de maio de 2016

CineKriativa: Os 33

Título original: The 33  
Elenco: Rodrigo Santoro, Antonio Bandeiras, Juliette Binoche, Gabriel Byrne e James Brolin.
Direção:  Patricia Riggen
Gênero:  Drama
Duração: 145 min.
Distribuidora: Fox Film
Ano: 2015  
Classificação

Com um premiado elenco internacional, ‘Os 33‘ conta a história baseada no acidente real na mina San Jose, no Chile, que prendeu 33 mineiros a 700 metros abaixo da terra, durante 69 dias. A história comoveu não só o Chile, mas o mundo inteiro, culminando em um resgate de tirar o fôlego, assistido por mais de 1 bilhão de espectadores. A luta pra salvá-los causou uma onda de união no mundo, que foi retratada por mensagens de fé e gratidão de muitas personalidades globais, incluindo o Papa e o presidente dos Estados Unidos. Esse resgate serviu como um sinal de esperança e generosidade para o mundo todo.



Assistimos no final do ano o filme “Os 33”, baseado no acidente real que ocorreu na mina San Jose, no Chile. Filmes baseados em fatos verídicos sempre me chamam atenção, só de pensar que aquilo realmente ocorreu em algum lugar me deixa impressionada. 


Em Os 33, acompanhamos a vida dos mineiros do Chile, que são obrigados todos santo dia acordar e ir para seu serviço debaixo da terra. Tudo parece transcorrer como em um dia normal, porém um desmoronamento de terra acontece soterrando esses mineiros a 700 metros abaixo da terra.

Lá, Mario Sepúlveda (Antonio Banderas), toma o papel de líder, dando esperança a todos, palavras de apoio e racionando o alimento que eles tem disponível. Enquanto isso, do lado de fora os familiares dessas pessoas lutam para que o governo tome alguma providencia, afinal parece que isso seria algo normal, e poderia passar despercebido, fazendo com que essas pessoas fossem enterradas debaixo da terras sem nem ao menos tentar um resgate. Entretanto, para sorte deles, o Ministro da Energia Laurence Golborne (Rodrigo Santoro) se compadece da situação e começa a arrecadar recursos para o resgate que com certeza é muito complicado. Além disso, eles tem o fator tempo que corre.


Um ótimo filme que nos faz pensar em várias questões nos traz a política e o descaso das empresas com os funcionários. Nos traz a esperança e a fé de pessoas que ajudam umas a outras não importando as consequências. Nos traz questões familiares. Nos traz o valor da vida e da morte.

Não posso deixar de comentar que quem mais me chamou atenção foi um dos mineiros que estava para se aposentar e esse seria seu ultimo serviço. Fico pensando na situação dessa pessoa, pense você está quase livre disso quando acontece algo assim. Tenso.

Acompanhei um pouco dessa história quando passou pela TV e lembro que houve uma grande comoção em cima da mesma, com várias pessoas prestando ajuda e inclusive países tentando auxiliar na tecnologia para salvar os mineiros. Lembro do dia em que foram resgatados e das notícias nos jornais. Porém, depois desse filme fiquei pensando se isso já não aconteceu outras vezes e ficou por isso mesmo, ou se é comum acontecer. Espero de todo o coração que tenha sido um caso em particular, porque imagine se isso é comum. 
Você teria coragem de ir trabalhar sem saber se voltaria para casa? 


Sobre a atuação não tenho o que reclamar, adoro o Antonio Banderas que para mim como sempre, foi perfeito nesse papel. E não posso deixar de comentar sobre o Rodrigo Santoro, que me deixou com orgulho de ser brasileira, pois fez uma ótima atuação. Um ótimo ator que com certeza merece muito mais sucesso.

Indico esse filme para todos que gostam de histórias verídicas, que nos fazem encarar a realidade!


CURIOSIDADES
1. Co-produção entre Chile e EUA.
2. Escrito por José Rivera (‘Diários de Motocicleta’) e Mikko Alanne.

Trailer:


2 comentários:

  1. Oie querida!

    Baita filme! E como tu disse, só de pensar que isso aconteceu na vida real, dá calafrios! Eu também lembro das notícias, das tentativas de resgate, e que se tinha um previsão de que eles ficariam lá por muito tempo até conseguirem garantir a segurança no salvamento. Graças a Deus terminou tudo bem, mas com certeza deve acontecer outros acidentes do tipo, e que passam em branco.

    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Olá Raquel... voltei para visitar e ver seu blog sempre. Esse filme, essa história é de dar aperto no coração... Mas tem o lado bom, abrir os olhos das pessoas para o respeito à vida do ser humano.

    ResponderExcluir