quinta-feira, 2 de abril de 2015

Entrevista com a autora Shirley Ramos de Atração Explosiva

Bom Dia Leitores,

Hoje trago mais uma entrevista super exclusiva com a autora Shirley Ramos do livro Atração Explosiva (resenha aqui). A Shirley é um amor de pessoa, super simpática e querida, muito atenciosa com seus leitores e uma escritora nata, sua maneira de falar e agir me passa como se ela nascesse realmente para fazer isso. Por isso fiquei extremamente feliz quando ela aceitou responder a entrevista e tenho o prazer de dividir com vocês um pouco mais sobre a opinião dessa querida autora com vocês.




1 - Quem é Shirley Ramos?

Shirlei Ramos é uma mulher, de 38 anos, extremamente romântica e sensível, que tem uma mente hiperativa e um amor imenso pelos livros. 

2- Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?

Ela surgiu a partir do meu amor pelos gibis da Turma da Mônica. Comecei a fazer adaptações das histórias, com direito a ilustrações e tudo o mais, aos nove anos. E, desde essa época, não parei mais de escrever em cadernos 

3 - Quantos livros você já escreveu? E quantos já publicou?

Escrevi dois livros – A Missão de Anabel e Atração Explosiva –, que foram publicados na Amazon, em e-book. E estou concluindo meu terceiro livro, O Par Perfeito.

4- Há algum tema específico sobre o qual você goste de escrever?

Adoro retratar histórias cotidianas, com um toque bem romântico.

5 - Como é o seu processo criativo?

Antes de iniciar um livro, costumo comprar um caderno onde escrevo uma biografia extensa de cada personagem. Então, elaboro os temas que gostaria de abordar e faço o esquema das cenas principais. Enquanto escrevo a história, também ouço várias vezes a playlist dela (o povo aqui de casa chega até a pedir, pelo amor de Deus, que eu pare de ouvir as mesmas músicas...rsrs...).

6 – Qual foi o momento que te marcou mais nessa carreira de escritora?

Foram tantos momentos! A recepção de A Missão de Anabel (jamais imaginei que o livro teria uma repercussão tão imensa e o apoio de tanta gente); o sucesso de Atração Explosiva no Wattpad; meu segundo lugar em e-books mais vendidos da revista Veja; o primeiro hangout no qual participei no final de fevereiro... Sinto-me abençoadíssima por tantos acontecimentos maravilhosos que tenho vivido desde que ingressei no meio literário, em janeiro de 2014 <3

7 - Quando você escreve, já sabe qual será o desfecho da trama ou a história dita as regras?

Geralmente, quem ditam as regras são os personagens...rsrs... Eu faço um pré-esquema de cenas, mas, quando dou por mim, as cenas estão bem diferentes do que havia planejado...rs... E o final só surge mesmo pertinho do final...rs...

8- De onde surgiu a ideia para o livro Atração Explosiva? Pode nos contar um pouquinho sobre ele?

Bom, eu já tinha o prólogo e o primeiro capítulo de Atração Explosiva escritos há vários anos. E sempre fui apaixonada por histórias cujos protagonistas se conhecem desde a infância e têm uma relação “complicada”. Então, em março de 2014, a história voltou com força à minha cabeça e resolvi mergulhar nela. E Isabella e Brian ganharam vida, explorando dramas familiares e muita sensualidade 

9 – Acompanho sua página no facebook e vi que você utiliza muito o Whatpad para a divulgação de suas histórias. Você acredita que essa ferramenta auxilia na divulgação?

Eu acho que o Wattpad mudou minha carreira de escritora para ainda melhor. Desde que passei a postar na plataforma, o número de leitores aumentou demais. Além disso, os comentários dos leitores me ajudam muito a aperfeiçoar minhas histórias 

10 – Uma das questões do seu livro é sobre a rígida disciplina que a personagem principal vive com seus avós. Você acha que hoje em dia as coisas estão mais liberadas? Qual sua opinião sobre isso?

Eu acho que a história de vida da Isabella é uma exceção atualmente. Embora eu tenha conhecido duas pessoas que viveram histórias muito similares à de Isabella, noto que os jovens têm muito mais liberdade do que antigamente. Por outro lado, talvez essa liberdade tenha trazido responsabilidades com as quais muitos jovens não tenham conseguido lidar. Percebo um grande aumento de gravidez na adolescência e alcoolismo entre os mais novos. Acredito que talvez alguns pais tenham “aberto mão” da criação dos filhos. Hoje em dia as relações estão muito superficiais e frágeis. Obviamente, sou contra a criação que teve Isabella. Nada que usa radicalismo é bom. No entanto, sinto falta de uma educação pautada em respeito, amor e consciência social. 

11 – Nessa história temos a paixão de dois vizinhos que se conhecem desde criança, você se inspirou em algum acontecimento para criar essa história de amor?

Pior que não...rsrs... Na verdade, acho que esta história surgiu, ainda na minha juventude, como disse, devido ao meu amor por histórias de pessoas que se conhecem desde a infância. Daí, Isabella e Brian foram se delineando, aos poucos, na minha cabeça.

12- Seus personagens são fictícios ou reais? Tem algum preferido?

Meus personagens são sempre um mosaico das pessoas que passaram por minha vida. Gosto de colocar características bem reais em cada um deles. Atualmente, meu personagem favorito é o Gael...rsrs... 

13 - Você acha que a literatura brasileira está sofrendo uma mudança atualmente, as pessoas estão prestigiando mais os autores nacionais? E como anda a qualidade de nossas histórias?

Eu vejo um grande avanço na literatura nacional, especialmente a de entretenimento. Cada dia mais surgem novos autores, histórias e leitores interessados na literatura nacional. Além disso, noto que as editoras estão investindo bastante no autor nacional, talvez como nunca antes. Estou bem otimista com o cenário atual. E, sinceramente, acho que os livros nacionais não devem em nada para os livros estrangeiros. Nossas histórias são bem elaboradas, com personagens instigantes e um toque especial que só os brasileiros têm 

14 - Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente? Pode nos contar um pouquinho mais sobre ele?

Estou concluindo a escrita de O Par Perfeito, que estou disponibilizando no Wattpad. Em seguida, pretendo começar a escrever outra comédia romântica, ainda sem nome, sobre dois personagens que vêm de mundos completamente diferentes – o mocinho é lutador de Kickboxing a mocinha uma praticante de Wicca. Já dá para imaginar que o relacionamento deles será bem “inusitado”...rsrs...

15 - Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias?
Eu diria para seguirem firmes e fortes em busca de seus objetivos, que não desanimem diante dos obstáculos (que serão inúmeros, infelizmente, pois é bem complicado ser escritor no Brasil) e que estudem muito, seja língua portuguesa, seja escrita criativa. Busquem se aperfeiçoar sempre. E escrevam e leiam muito!

Para você:
Escrever é... a grande paixão da minha vida.
Livros são... tudo! Sou movida a livros, a histórias que me fazem tirar os pés do chão e viajar para outros mundos e culturas.
Inspiração literária... Carina Rissi.
Um livro: Alguém para Amar, Judith McNaught.
Um personagem:  Ian Thornton, de Alguém para Amar.
Um(a) autor(a): Nina Reis.
Um Sonho... Ter meus livros distribuídos nas livrarias. 

Recado da Shirley para os leitores:
Quero deixar um muito obrigada do tamanho do universo a todos os leitores amados, que têm feito da minha vida um verdadeiro sonho. Jamais, jamais mesmo, me esquecerei de tudo que estão fazendo por mim; dos recados carinhosos deixados no Facebook e no Wattpad, das divulgações sempre tão entusiasmadas de minhas histórias e do amor que têm por meus personagens. Todos vocês moram em meu coração!

Mais informações sobre a autora:

Muito obrigada pela entrevista querida, desejo todo o sucesso do mundo para você. E vocês o que acharam? Já conheciam a autora?
Raquel Machado


6 comentários:

  1. Adorei a entrevista. A autora parece escrever o tipo de história que eu amo ler. Atração Explosiva já entrou na minha lista de desejados depois que li a resenha dele aqui!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel! Tudo bem? Nossa, adorei a entrevista! Achei bem legal saber que a autora também amava a Turma da Mônica, eu também amava e ainda amo! haha Fiquei bem curioso para ler esse livro novo que ela vai começar a escrever! O romance dos dois personagens parece que vai ser bem inusitado! rsrs

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!
    Não conhecia a Shirley não, mas ela é uma fofa!
    Gostei bastante, vou dar uma olhada no blog dela também.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!!

    Eu não conhecia a autora e fico feliz em conhecer.
    Acho que o wattpad e o widbook são ótimas plataformas que nos aproxima mesmo dos autores o que é muito bom.
    Creio que a maioria de vocês pegam caracteristicas de vaaarias pessoas para criar um personagem e isso faz com que nos aproximamos e nos identificamos mais com eles, o que é ótimo.

    Parabéns pela entrevista!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Ainnnn adorei a entrevista Raquel, já li alguns contos da autora e gostei bastante da escrita dela. Parabéns ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oi Raquel,
    Eu gostei bastante da sua resenha sobre o livro Atração Explosiva e logo fui conhecer a autora. Ela é muito simpática e atenciosa com os leitores! Espero ler, em breve seus livros *--*
    É sempre bom conhecer os autores nessas entrevistas! Sucesso à autora!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir