quinta-feira, 3 de outubro de 2013

CineKriativa: Os Instrumentos Mortais: Cidade dos Ossos

Título original : The Mortal Instruments: City of Bones
Elenco: Lily Collins, Kevin Durand, Lena Headey, Jamie Campbell Bower, Jared Harris, Kevin Zegers, Jonathan Rhys-Meyers, Aidan Turner, Aldo Quintino, CCH Pounder, Godfrey Gao, Jemima West.
Direção: Harald Zwart
Gênero: Aventura
Classificação:
 
Clary Fray (Lilly Collins) presenciou um misterioso assassinato, mas ela não sabe o que fazer porque o corpo da vítima sumiu e parece que ninguém viu os envolvidos no crime. Para piorar a situação, sua mãe desapareceu sem deixar vestígios e agora ela precisa sair em busca dela em uma Nova Iorque diferente, repleta de demônios, magos, fadas, lobisomens, entre outros grupos igualmente fantásticos. Para ajudá-la, Clary conta com os amigos Simon (Robert Sheehan) e o caçador de demônios Jace Wayland (Jamie Campbell Bower), mas acaba se envolvendo também em uma complicada paixão. 

O FILME EM UMA FRASE:
Não tão bom quanto poderia ser.

Esse final de semana estreou Cidade dos Ossos e é claro que não poderia deixar de ir assistir principalmente porque eu li o livro e achei super interessante a história. Aliás quando estava lendo o livro o único pensamento que passava na minha cabeça era: "Isso daria um filme". Porque...bem o livro é cheio de ação e aventura e isso temos de sobre no cinema. Se foi tão bom quanto eu esperava infelizmente não, entraria mais para categoria dos filmes em que vale a pena ver uma vez eu diria.

Em Cidade dos Ossos conhecemos a história de Clary interpretada por Lilly Collins e aqui digo que gostei da atuação dela não foi perfeita mas me convenceu, quando ela esta para contemplar seu aniversário e começa a ter algumas visões diferentes. Em uma delas Clary vê um homem ser morto em uma balada, o que torna tudo mais estranho e que só ela vê o assassinato. E as coisas só pioram quando ela recebe uma ligação desesperada de sua mãe dizendo para ela não voltar para casa que não é seguro. A partir dai a vida da menina vira de cabeça pra baixo envolvida em um mundo de fantasia onde todos os pesadelos podem virar realidade, Clary se vê obrigada a mergulhar de cabeça e descobrir um passado que ela nem sequer imaginava existir.


Bom vamos por partes: Clary gostei da atuação da atriz e posso dizer que me agradou até mais do que a própria protagonista do livro que me pareceu demorada demais a cair na real, no cinema temos alguém mais corajosa e pronta para luta a qualquer momento. Simon o amigo de Clary foi perfeito era exatamente assim que o imaginava e não deixou nada a desejar. Já Isabelle e Alec em minha opinião destruíram os dois que eram personagens fortes e complexos ficaram resumidos a míseros personagens secundários. Jace também foi totalmente o oposto do que eu imaginava partindo do princípio que eu achei horroroso o ator que acharam para interpretar o papel, a personalidade de Jace no livro parece-me bem ao contrário do que foi passada. De um rapaz rebelde e sem coração foi feito um mocinho romântico e piedoso, talvez para arrancar suspiros das mocinhas só que para mim infelizmente não funcionou. O vilão Valentim também para mim foi uma decepção, na minha cabeça ele parecia algo mais como Dart Vader, porém no filme temos um moço lunatico e sem força e presença interpretando (na minha opinião). 


As cenas de ação foram bem adaptadas tanto quanto os efeitos especiais, porém o livro segue um ritmo tão alucinante que na minha cabeça eu esperava mias (principalmente na parte do covil dos vampiros). A cidade dos ossos porém é muito bem retratada dando calafrios ao entrarmos na mesma.


Concluindo vocês viram que o filme não me agradou muito certo? Porém recomendo sim a você assistir, pois vale a pena para conhecer a história e ver as diferenças entre livro e filme, só não vá com muita expectativa para não se desanimar.CURIOSIDADES
1. Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Ossos baseado no primeiro livro da série escrita por Cassandra Clare. Os demais livros da série são "Cidade das Cinzas", "Cidade de Vidro", "Cidade dos Anjos Caídos", "Cidade das Almas Perdidas" e "Cidade do Fogo Celestial".

2. Os atores Alex Pettyfer (Eu Sou o Número Quatro) e Nico Tortorella (Pânico 4) chegaram a ter seus nomes associados ao protagonista Jace Walyland, mas quem ficou com o papel foi Jamie Campbell Bower (Harry Potter e as Relíquias da Morte).

3. Harald Zwart já dirigiu diversos longa-metragens, mas o seu trabalho mais conhecido é o remake Karate Kid (2010).

4. Lily Collins será a protagonista Clary Fray. Jonathan Rhys Meyers, astro da série 'The Tudors', vai interpretar Valentine Morgenstern.

Trailer do filme:

Raquel Machado

4 comentários:

  1. Eu estou com MUITO medo de assistir, já que adorei o livro :S

    ResponderExcluir
  2. Hey
    Nossa eu leio tanta 'zoação' com o filme no facebook, que fico com pé atrás.
    Mas quero assistir! Creio que vou acabar lendo primeiro.

    Parabéns pela crítica

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. OI Raquel ^^

    Não assisti ainda, e nem li, pois é e olhe que tenho os 3 primeiros. Quando vi que esse cara faria, me desmotivou a ver o filme, até hj não engulo isso..mas irei ver fazer o que..nunca fui tão fã da Lili, mas tá vá lá, mas o Jayme, fala sério. pelo menos na sua opinião os efeitos foram legais..vou lembrar de baixar p assistir depois..

    Beijos flor :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro mas esperava um pouco mais, não consegui ver o filme no cinema mas ainda quero ver. Parabéns pela resenha do que achou do filme, as fotos estão lindas!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir