quarta-feira, 27 de maio de 2020

CineKriativa: 1917

Distribuidor: UNIVERSAL PICTURES
Ano: 2019
Duração: 1h59min
Gênero: Guerra
Direção: Sam Mendes
Elenco: George MacKay, Dean-Charles Chapman, Mark Strong
Classificação: 

Os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1600 colegas de batalhão.





1917:
Cenário Primeira Guerra Mundial. Os cabos Schofield e Blake são incumbidos de uma missão especial. Levar uma mensagem especial através do território inimigo para salvar mais de 1500 colegas, incluindo o irmão de um deles.

Minhas Impressões:
Espetacular. Confesso que não sou fã de filmes de guerra,mas esse filme me surpreendeu de uma maneira maravilhosa. É realmente uma imersão para esse cenário de guerra. Tudo foi bem pensado e apesar do roteiro ser simples, o cuidado com o cenário, figurino, as cenas,a música tudo faz dele uma experiência única. Muitas vezes imaginamos estar naqueles jogos em primeiro tiro, uma excelente técnica utilizada para fazer o telespectador realmente entrar para dentro do filme. 

Diretor e Atores:
A direção desse filme é extraordinária. O cara sabia o que estava fazendo nos transportando para esse cenário horrível que foi a primeira guerra mundial.Os atores apesar de jovens desempenharam maravilhosamente bem os papéis, conseguimos sentir o medo, a apreensão e a coragem dos soldados daquela época.

Cenário/Figurino/Música: 
O cenário foi feito com detalhes, as trincheiras e todos os obstáculos pelo que vamos passando cria um ambiente tenso e cheio de agonia. A música também auxilia nisso e pelo que andei lendo um terceiro fator é como esse filme foi gravado, as cenas e por ser apenas uma câmera do início ao fim da mesma nos dá essa impressão de submersão.

Conclusão:
Para os amantes de filmes de guerra 1917 é um filme obrigatório.Não é por nada que foi vencedor de tantos prêmios, realmente merecidos.

CURIOSIDADES

1. Para o roteiro de 1917, Sam Mendes se inspirou nas histórias contadas por seu avô, Alfred Hubert Mendes, escritor de ascendência portuguesa que serviu o exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial. Além disso, o cineasta se debruçou sobre uma vasta pesquisa com cartas, livros, diários e testemunhos de outras pessoas que vivenciaram conflito. Mas os personagens do filme indicado ao Oscar são, em si, fictícios – e a missão de Blake e Schofield, os protagonistas, nunca chegou a acontecer.

2. Apesar de não ter relação alguma com a narrativa, o dia em que a história do filme começa marca a entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. Em fevereiro, o país já havia rompido laços diplomáticas com a Alemanha, que foi autora de ataques submarinos e interferências no México contra os norte-americanos. Em 6 de abril de 1917, os Estados Unidos entram oficialmente em guerra contra os alemães e, em 26 de junho, os primeiros soldados norte-americanos chegam à França. Em dezembro, os Estados Unidos ainda declaram guerra ao Império Austro-Húngaro.



3.A indústria bélica europeia se desenvolveu bastante ao longo da Belle Époque, que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. Entre os países que mais investiram em armamentos, a Alemanha se destacou em batalhas marítimas, com submarinos capazes de lançar torpedos; à céu aberto, com bombardeios de gases venenosos; e em terra firme, com o uso de lança-chamas e metralhadoras, por exemplo.

4. No filme, os mensageiros Blake e Schofield precisam encontrar o segundo batalhão do Regimento Devonshire para avisá-los sobre a emboscada alemã. O regimento britânico de fato existiu e lutou na Frente Ocidental da Primeira Guerra Mundial. Hoje, na comuna francesa de Mametz, é possível encontrar um cemitério de soldados que fizeram parte do Devonshire e a famosa lápide: "Os Devonshires defenderam esta trincheira, os Devonshires ainda o fazem."



5. A operação alemã realizada na primavera de 1917 foi uma das principais inspirações de Mendes para o enredo do filme. Nela, a Alemanha retira suas tropas das trincheiras e recua  em direção à Linha Hindenburg, uma nova fortaleza onde os alemães poderiam se preparar para operações ofensivas. Sendo assim, apesar da confusão entre os alidados, os alemães não haviam recuado, apenas se movido para um lugar mais estratégico, que seria destruído apenas em setembro de 1918.

TRAILER:

Um comentário:

  1. Nossa, eu amei demais esse filme! É incrível assistir um filme com plano sequência. Boa indicação :)

    Beijo, Marie Pessoa.

    ResponderExcluir