sexta-feira, 8 de julho de 2016

CineKriativa: Deuses do Egito

Título original: Gods Of Egypt
Direção: Alex Proyas
Roteiro: Burk Sharpless, Matt Sazama
Gênero: Aventura, Fantasia
Duração: 95 min.
Origem: Estados Unidos
Distribuidor: Paris Filmes
Ano: 2016
Classificação

Bek (Brenton Thwaites) é um mortal pacato que se considera apenas mais um soldado, e que vive em um Egito ancestral dominado por deuses e forças ocultas. Quando o impiedoso Set (Gerard Butler), deus da escuridão, toma o trono da nação e mergulha a sociedade no caos, o jovem se unirá a outros cidadãos e com o poderoso deus Horus (Nikolaj Coster-Waldau), para formar uma expressiva resistência.



Bom Dia,

Quem acompanha o blog sabe que eu e o Marcelo gostamos muito de mitologia e quando vimos o trailer do filme Deuses do Egito, ficamos muito curiosos, afinal prometia uma bela história, com um ótimo elenco. Demoramos um tempo para conseguir ver o mesmo, porém posso dizer que finalmente assistimos a essa história, que cumpriu sua promessa de ser boa.


Em os Deuses do Egito, somos levados ao Egito antigo, onde humanos e deuses vivem no mesmo mundo. Osíris é o Deus que reina junto aos humanos, e ele está pronto para passar seu legado para o filho Hórus. Porém, Set seu irmão, está cansado de viver no deserto e decide tomar todo o Egito para si mesmo, matando Osíris, e arrancando os olhos de Hórus, o exilando para longe. 


Inicia-se então, uma era de terror, onde nenhum Deus pode se sobrepor a vontade de Set, e todos os humanos devem obedecer sem questionar, construindo várias pirâmides e esculturas em seu nome e de seu pai Rá (o Deus do Sol). Entre esses humanos encontramos Bek(um ladrão), que é apaixonado por Zaya (que acredita muito na força dos Deuses). Não aguentando ficar longe de sua amada, ele decide levar o plano dela a tona, que constitui em roubar os olhos de Hórus e devolver ao próprio Deus, para que ele possa trazer a paz e harmonia novamente a Terra.


Porém, ele não tem ideia das dificuldades que vai enfrentar, sendo a principal delas, ensinar aos Deuses como um pouco de humanidade pode mudar o mundo.

Gostei do filme, não adorei, mas gostei. Nele conseguimos aprender um pouco mais sobre a mitologia Egípcia e seus Deuses. Não gostei muito de como alguns dos deuses foram representados como por exemplo, a Hathor, talvez por eu imagina-la completamente diferente não conseguiu me agradar. Porém, achei interessante na forma de Anubis e do vale dos mortos. 


Um artifício que achei interessante também, foi como os Deuses são representados um pouco maior que os humanos, o que rendeu algumas cenas engraçadas. Muito interessante também foi a teoria de como a Terra foi criada e o que o Deus do Sol tem que fazer todas as noites para proteger a mesma.


Sobre o trabalho dos atores, só tenho elogios, gostei de todos, principalmente do Gerard Butler que quando aparecia na tela roubava a cena. 




Um ponto que não poderia deixar de comentar e como a vaga para o "céu" era comprada e realmente representada nesse filme. Ao passar para o mundo dos mortos, você precisa ter dinheiro, muito dinheiro, só assim os portões do paraíso são abertos. E achei muito interessante como essa "teoria" foi sendo modificada ao longo do filme, como os valores do que realmente importa são alterados.


Um ótimo filme para quem gosta de mitologia e ação.

CURIOSIDADES

1. A produção marca o retorno do diretor Alex Proyas, que estava longe do cinema desde Presságio (2009).

2. Antes de assumir a direção, Alex Proyas dirigiria a adaptação do poema épico de John Milton, Paraíso Perdido, mas a produção foi cancelada devido ao alto custo.

3. O ator Nikolaj Coster-Waldau está no elenco. Ele é mais conhecido por seu personagem Jaimie Lannister na série Game of Thrones.

4. O roteiro é da dupla Matt Sazama e Burk Sharpless, que escreveram o roteiro de Dracula - A História Nunca Contada (2014).

5. A fotografia principal do filme foi feita na Fox Studios, em Sidney, na Austrália. Muitos dos membros da equipe técnica do filme também tinha trabalhado em Mad Max: Estrada da Fúria (2015).

6. Deuses do Egito teve orçamento de US$ 150 milhões.

TRAILER:

Um comentário:

  1. Oi gnt!
    Tenho esse DVD aqui em casa mas ainda n assisti. Tomara que curta a história tbm, adoro essas coisas que falam sobre o Egito!
    Bjs
    http/;//acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir