terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Sobre Três Metros Acima do Céu - Federico Moccia

Bom Dia Leitores,

Hoje quero trazer um post um pouquinho diferente sobre essa história que conheci e me deixou muito surpresa. Tudo começou quando estava em busca de filmes de romance para ver no Netflix e foi me indicado "Paixão sem Limites".Eu na minha ingenuidade não procurei saber muito a respeito do mesmo, mas fui assistir e me apaixonei pela história que conheci.

Titulo Original: Tres metros sobre el cielo
Título Traduzido: Paixão Sem Limites
Baseado na Trilogia: Três Metros acima do céu
Direção: Fernando González Molina
Elenco Principal: Mario Casas, María Valverde, Álvaro Cervantes, Marina Salas.
Gênero: Romance, Drama
Duração: 1h58min
Ano: 2010 (Espanha)
Dois jovens, que pertencem a mundos diferentes, apaixonam-se e mergulham em uma emocionante jornada de descobertas. Babi é uma garota de classe alta, inocente, educada dentro de princípios rígidos. Hace é um rapaz rebelde, impulsivo, que adora viver perigosamente e está sempre participando em corridas ilegais de motos. Babi e Hace vão lutar contra preconceitos e contra todos, para viver uma história de amor digna de Romeu e Julieta.

O filme Paixão sem Limite é a adaptação do livro Três Metros Acima do Céu do autor Federico Moccia, e essa foi uma das minhas surpresas, pois já tinha ouvido falar do autor, porém ainda não tinha lido nada do mesmo. Ele realmente me encantou com sua história, pois quando ia assistindo ao filme eu pensei "Nossa isso com certeza seria um livro maravilhoso, eu gostaria de ler.". Infelizmente, para minha decepção ao procurar o livro descobri que não está mais a venda em lugar nenhum (aliás se alguém souber de algo diferente me avise), talvez apenas em sebos o que me deixou bem chateada, porque é uma história belíssima que com certeza gostaria de acompanhar melhor. Detalhe não curti muito essa capa, não acredito que ela demostre a história magnífica que temos por trás de tudo. Quero deixar mais um esclarecimento aqui o nome do personagem masculino nos livros é Step, e para os filmes foi adaptado como Hache ou H, e em uma versão brasileira temos como Hugo, então são todos o mesmo personagem.

Sendo assim, quero deixar claro que minhas opiniões são especificamente sobre os filmes, pois não li os livros.

Sinopse:
A paixão do mais improvável dos casais, Babi, uma patricinha de Roma, e Step, um motoqueiro bad boy, é a trama de Três Metros Acima do Céu , um romance que conquistou a juventude italiana, a ponto de, durante anos, circular em cópias xerocadas entre os leitores. Para viver o primeiro amor com toda sua intensidade, os protagonistas tentam se modificar, enquanto enfrentam a oposição da família da menina, o estranhamento dos amigos, as dificuldades de acertar o próprio relacionamento e de amadurecer. 
Babi, a excelente aluna de boa família, assusta os pais ao deixar de obedecer cegamente às convenções que até então regulavam sua existência, enquanto Step se surpreende ao perceber que o amor vai obrigá-lo a abandonar velhos hábitos e tratar com respeito a namorada que se prepara para seguir uma carreira universitária, algo muito distante do que o destino reservou para o jovem delinqüente. Entre pegas de moto, festas que varam noites, tatuagens, brigas homéricas, provas desesperadas de afeto e uma tragédia que mudará para sempre suas vidas, Step e Babi vivem uma incrível história de amor, cheia de reviravoltas e sentimentos à flor da pele, aquele tipo de paixão que só pode ser vivida quando se tem dezessete anos e acredita-se que tudo ainda é possível.

No filme "Paixão sem Limites" somos apresentados a Hache ou H, interpretado por Mario Casas e Babi, interpretada por María Valverde e sua belíssima história de amorHache é o autêntico bad boy, com sua personalidade forte, um charme irresistível, sua moto e jaqueta de couro, não tem como resistir ao ver ele aparecer na telona. Babi é a patricinha mimada de família rica que não conhece as aventuras da vida. Claro que o encontro desses dois só pode resultar em uma combustão instantânea. Os diálogos entre eles e a forma como eles vão se aproximando me agradaram muito, pois me fizeram sorrir muito. Temos cenas hilárias, eletrizantes de brigas e discussões e de um amor maravilhoso. E uma cena linda que explica porque o livro se chama "Três metros acima do céu" que é como H se sente em relação a Babi, uma felicidade sem parâmetros. Porém, como Romeu e Julieta e tantos outros casais famosos da literatura esses dois infelizmente vão ter que passar por muitos obstáculos, "para quem sabe" ter seu felizes para sempre.

Eu assisti a versão Espanhola desse filme que até o momento 02/2018 está disponível na Netflix, pela que li existe também uma versão Italiana. O cenário do filme é lindo, tem uma praia maravilhosa que serve de palco para o romance. Os atores deram um show de interpretação, adorei a forma como eles encarnaram os personagens e me senti próxima dos mesmos.

Agora apesar de toda história parecer um daqueles clichês que já estamos acostumados, o final passa bem longe disso. O autor fez algo que eu não poderia imaginar e fiquei me questionando porque? Talvez, essa seja uma das razões do filme ter me agradado tanto, pois ele conseguiu nos aproximar da realidade de uma maneira cruel e triste que nos faz derramar litros de lágrimas e ficar pensando que as coisas poderiam ser diferentes. E talvez poderiam, sabe porque? Porque temos uma continuação....


Depois de me sentir abalada com o primeiro filme fui pesquisar sobre o assunto e descobri que temos um segundo livro chamado "Louco por Você" e agora por favor não riam de mim, mas tenho esse livro aqui em casa. Eu comprei em uma promoção, pois queria muito ler algo do autor, mas não tinha ideia do que seria.  Para a felicidade de todos esse livro pelo que pesquisei ainda está disponível nas livrarias então você pode adquirir o seu.

Sinopse:
Step volta à Roma depois de dois anos em Nova York, para onde viaja a fim de esquecer um grande amor.Tenta retomar a vida, encontrar amigos, arranjar um emprego, voltar a se relacionar com a família. Porém, ele logo percebe que algo mudou dentro de si, mas não sabe ao certo o que é. Quando conhece Gin, uma garota de 19 anos, linda e irreverente, vê suas esperanças se renovarem e volta a acreditar que conseguirá se envolver e se apaixonar. Mas não é fácil esquecer Babi e, quando se depara com ela, sente como se todo o seu mundo cambaleasse... É possível reviver a magia do primeiro amor? Será que conseguimos mudar o rumo de nossa própria história?

Uma dúvida me pegou: "Assisto o filme ou leio o livro?". Bem, meu coraçãozinho não ia aguentar tanto tempo então me atirei na telona de novo para ver a continuação.

Direção: Fernando González Molina
Baseado na Trilogia: Três Metros acima do céu
Elenco: Mario Casas, María Valverde, Clara Lago
Gênero: Romance, Drama
Duração: 1h58min
Ano: 2012 (Espanha)

Depois de passar dois anos em Londres, Hache está de volta à Espanha. E sabendo que todas as lembranças do amor vivido com Babi o acompanharam durante todo este tempo, ele sabe que chegará o fatídico momento de reencontrá-la. Muita coisa mudou desde então e, ele terá que reconstruir sua vida, fazer novos amigos, abrir o coração para se apaixonar de novo.



Nesse segundo filme encontramos H de volta a Espanha depois de passar um período em Londres. Algumas coisas parecem ter mudado, mas não seu sentimento por Babi, seu grande e primeiro amor. Porém, se você acha que a história vai girar em torno dos dois novamente, está redondamente enganado. Porque já no início do filme encontramos uma nova personagem "Gin" que personagem maravilhosa.

O primeiro encontro de Gin e H acontece de uma forma inusitada. Gin é totalmente diferente de Babi, uma mulher determinada, decidida e cheia de personalidade. Ela não se importa com o estilo Bad Boy dele e inclusive o afronta de diversas formas. Na minha opinião esses dois se encaixam perfeitamente. Tanto que ao passar do filme fui torcendo para que ele esquecesse de uma vez a Babi e ficasse com a Gin, porém nada é tão simples e os fantasmas do passado sempre voltam. E essa volta me tirou o chão. Fiquei pensando "Sério isso? Eu não acredito!". A história acaba tomando um rumo que deixa nosso coração acelerado, e apesar de saber que ele não é santinho acabei pensando "Esse cara é um ferrado mesmo, coitado!". Além disso, nesse filme temos o desdobramento de outras histórias paralelas tão interessantes como o enredo principal, como a relação do H com sua mãe e também sobre a morte do seu melhor amigo. Nesse filme os personagens estão mais adultos e achei interessante uma das cenas onde eles voltam a uma boate e percebem como tudo mudou. Fiquei imaginando que eu me sentiria assim, viu só lá vem o autor de novo nos jogando fatos reais misturados com a ficção.


O cenário continua lindo e temos algumas tomadas na cidade a noite que foram perfeitas. Novamente, os atores deram um show e fiquei suspirando pelo Mario, ele nos mostrou outra faceta do H, sem perder sua essência. Gin que é interpretada pela Clara Lago foi perfeita, eu simplesmente me encantei pela personagem e torci com todas as forças para que ela tivesse um final feliz. Infelizmente, Babi não aparece tanto assim nesse filme (pelo que li por ai no livro também não), mas as vezes que ela apareceu só me fizeram ficar com raiva e nojo inclusive de sua ação final "Poxa, sério que ela precisava fazer aquilo?", fiquei indignada.


E o final? 
Gerou várias controvérsias. 

Li várias críticas na internet sobre o mesmo. Vários fãs pediram para o Federico não deixar a história morrer ali e ai na minha opinião foi onde ele "ferrou com tudo de vez". Acredito que os leitores podem ter sua opinião, porém cabe ao autor seguir a linha de raciocínio e não se deixar levar, principalmente por causa de dinheiro. 



O autor lançou a terceira e última parte dessa trilogia "Tres veces Tu" no ano passado (2017). Pelo que que pesquisei ainda não foi traduzida para o Brasil, mas já tem uma adaptação também, porém só encontrei a versão espanhola, se alguém tiver e quiser me passar agradeço.

Como estava envolvida e curiosa demais fui procurar me informar sobre essa última parte, e me decepcionei muito. Não vou contar exatamente o que acontece, mas vou tentar explicar o porque fiquei chateada. O autor acabou descaracterizando os personagens os transformando em coisas que eles não são através de atitudes idiotas. Para mim o autor se perdeu bonito na curva, o que é uma pena. 

Não sei se eles vão lançar esse terceiro livro por aqui e também não sei quando o filme vai estar disponível, então quem sabe até lá vou ter um tempo para absorver essas informações e tentar acompanhar o final dessa história.

De qualquer maneira, o que tenho a dizer é que apesar disso essa história é linda. Como comentei, ela me encantou de diversas maneiras, por trazer aqueles clichês que nos fazem suspirar e sonhar, mas que também mistura a realidade e faz a gente se sentir próximo. Acabamos vendo que nem sempre tudo é um mar de rosas, e tudo bem pois a vida continua. Enfim, sei que o post ficou um pouco grande e agradeço a todos que leram até aqui. Fica minha dica para quem não conhece ir atrás vale muito a pena.

E vocês conheciam a história e os filmes?
O que acharam?

Raquel Machado

29 comentários:

  1. Olá!

    Confesso que até então não tinha ouvido falar nem do autor, nem do livro, nem dos filmes. Achei bem interessante o que contou aqui sobre eles, apesar de ter me desanimado um pouco por conta desse terceiro, acho que vou dar uma chance e assistir na Netflix pra ver o que acho dos dois primeiros que falou.
    Adorei a dica, muito obrigada!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    É muito bom que assistimos ou lemos algo que nos surpreende de forma tão incrível que queremos gritar pelos quatro canto do mundo. Infelizmente eu não conhecia nenhum desses títulos e pretendo conhecê-los um dia, mas não no momento, pois estou um uma sintonia em outros gêneros. Amei a sua matéria! ♥

    → desencaixados.com

    ResponderExcluir
  3. Adoro o filme "Paixão sem limites" só fico trsite com o final RSr e as vezes assisto de novo e paro de ver na parte do baile. O livro não li ainda.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raquel! Poxa, uma série que tem altos e baixos nos livros, pelo visto. Eu já tinha visto esse livro na Netflix, mas ficava com receio de assistir, achando que seria um romance mais do mesmo. Gostei da sua dica, vou colocar na minha lista para assistir. (sobre ler, acho que não quero me decepcionar, ficarei só com o filme rs).
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  5. Uau, é perceptivel o quanto você gostou da histórias pelas varias peswuisas qur você fez. E eu amei isso pois sou igualzinha haha.. Apesar de não assistir a muitos filmes de romances a sua empolgação pela história me deixou bem curiosa para ver ao filme!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  6. Ainda não tinha ouvido falar sobre esse filme, mas com certeza vou anotar a dica aqui, pois pelo visto você o achou muito bom. Beijos.
    Versos da Alma

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonado por livros e filmes de romance, e pelo q voce escreveu estou com muita vontade de assistir também todos. São narrativas otimas e boas pra poder distrair e ver um filme bom, nao é mesmo?!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Raquel eu acho que não conhecia esses filmes ou o livro, pois eu não sou muito de romance, não é muito meu gênero literário ou de filmes, mas gostei da sua publicação, deu para perceber que você gostou de tudo. Vou indicar para as meninas do blog!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Oiii,

    Já ouvi falar muito deste livro e sempre tive curiosidade, mas nunca sequer procurei pra ler e não sabia que tinha um filme, fiquei curiosa para conferir. Achei a capa do primeiro muito “Se ela dança, eu danço” e a princípio achei que fosse algo do tipo e como parece não ser entendo o porque de não gostar da capa rs.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou a Anna Cristina, confesso ter uma experiência bastante forte com esse filme.
      Nesse momento que vi o filme estou passando por um quadro depedepres e vcs não tem ideia de quanto esse filme mexeu comigo.
      Fico torcendo para que haja realmente a terceira parte, porém com os mesmos atores do primeiro.
      A atuacaa de Mario Casas e Maria Valverde é tao real que fica difícil acreditar que tudo nao passa de ficção.
      Eu estou apaixonada pelo casal e juro me tocou muito qdo soube que a história de amor dos atores era verdadeira por trás dos bastidores e que logo depois de alguns anos se desfes por motivos de traição.
      Tenho acompanhado alguns trabalhos de MARIO CASAS, ele e simplesmente excelente ator. Gostaria muito de ver novos trabalhos dele, porém nem todos estão disponíveis traduzidos e para o nosso BRASIL.
      Caso vcs tenham dicas dos trabalhos dele, como por exemplo "Instinto", "El barco" e agora o seu mais novo projeto"Adeus", por favor me informem, ficarei muito feliz.
      Abraços a todos
      Anna Cristina.

      Excluir
  10. Olá!
    Realmente, no começo de seu texto fiquei com a impressão de que a história é mesmo apenas clichê, porém, ao longo da leitura fato de você ressaltar os finais surpreendentes, fiquei curiosa e agora quero assistir e ler!! =O
    Não conhecia esse autor, nem sabia das adaptações, vou tentar assistir nesse fim de semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raquel.
    Gostei bastante da sua crítica sobre os filmes.
    Como não sou uma pessoa de filmes, anotei a dica para procurar os livros!!
    Beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  12. Também não curti a capa e muito menos essa tradução do título rsrs, mudou muito né?!
    O filme me parece aqueles que me deixam com sorriso bobo e suspirando, mas quanto a esse desfecho, fiquei preocupada, mesmo sabendo que tem uma continuação e como amo dar uma choradinha, quero assistir.
    Que bom que mesmo sem saber tem o segundo livro rsrs, mas acho que perde um pouco a emoção agora que já viu a adaptação dele também rsrs. Realmente é uma pena que no último o autor tenha deixado a peteca cair, ainda assim vou ver o primeiro na netflix.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? Conheço o autor, mas nunca me interessei pela literatura dele, pois realmente parecer bastante clichê. Não sabia que os livros tinham sido adaptados. Fico feliz por ele, parece que ele tem um público bem fiel. Eu não me interesso pelas histórias, então, não vou ler nem assistir, mas que bom que você gostou.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Raquel. Eu não conhecia nem o livro nem o filme e adorei ver a sua opinião sobre o filme. Achei a premissa bem interessante e fiquei mesmo curiosa para ver também. Espero que você consiga encontrar o liro algum dia

    ResponderExcluir
  15. Olá Raquel,
    Não sabia que os livros do Moccia tinham sido adaptados para o cinema, confesso que a ideia das histórias não me agradaram tanto assim, sabe? Não simpatizei muito com o clichê da história, mesmo que o final tenha sido surpreendente.
    Vou passar as duas dicas, pois não me sinto com vontade de assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel, tudo bem? Eu nunca li nada do autor e não vi esse filme, mas j[a vi outro baseado em outra obra dele e adorei <3 Acho que essa pegada realista é muito boa e fiquei bem curiosa com o longa, vou adicionar na minha listinha!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Olá Raquel!
    Eu não tive uma boa experiência com essa leitura. Em janeiro li para um desafio Sou louco por você e me decepcionei. Achei a leitura muita arrastada e personagens bem chatos, quase abandonei a leitura e por isso dei 2 estrelas.
    Ainda não assisti o filme, mas gostei das suas comparações e me parece que a adaptação está mais agradável que a leitura do físico.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  18. Oie
    eu não fazia ideia de que Paixão sem limites era adaptação desse livro e quero muito ler esse livro há anos e acabei ainda não tive oportunidade, vou ver se leio por agora e finalmente ver o filme, adoro esse tipo de romance

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu vi ao filme, mas desconhecia que se tratava de uma adaptação, agora, fiquei no mínimo curiosa com a obra, vou ver se consigo em sebos. Realmente o enredo é clichê, mas... tem clichê que agrada a gente, né ^^

    ResponderExcluir
  20. Oi, eu já ouvi falar bastante no autor, mas nem sabia que existia livro e não sabia que louco por você é continuação. Que pena que descaracterizou bastante os personagens na reta final, eu fico triste quando isso acontece, porque muitas vezes o autor estende a história semprecisar e da nisso, mas que bom que a primeira e segunda parte foram positivas.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas já ouvi falar do filme, ainda não assisti, mas me pareceu ser interessante.
    Agora fiquei bem curiosa a cerca da trama.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  22. Oi Raquel!
    Eu não sabia do filme, menina!
    Eu ADORO a escrita do Moccia e quero assistir
    Adorei seu post, parabéns!
    Depois te conto o que achei, ta?
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Oi Raquel,
    Não conhecia o filma, mas confesso que estou precisando de uma sessão pipoca cheia de lagrimas e suspiros hahahahahah, dica mais que anotada, e de certa forma, que bom que não tem o livro, ou seria mais um pra lista infinita e além hahahahah

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    Faz tempo, mas só assisti o segundo, e antes de saber que fazia parte de uma trilogia. Não a toa, fiquei totalmente boiando na história. Não sei se pretendo ver os demais (ou ler os livros), mas pra quem gosta é certeza que vai amar! - E minha mãe é super fã do Mario Casas, acha ele lindo.

    ResponderExcluir
  25. Nunca nem ouvi falar desse autor ou desses filmes. Eu difícilmente busco filmes assim para ver, mas gostei das dicas. Uma pena o autor ter perdido a mão justo na conclusão desse rolo todo a ele criou.

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Geralmente, leio livros e procuro pelas adaptações, É um vício. Adorei a premissa dos livros e das adaptações. Estou lendo muito romances. Confesso que gostaria de ler "Sou louco por você". Parabéns pelo post.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  27. Oi Raquel, como está?
    Caramba, que postagem comprida, mas também que instigante, considerando o alto detalhamento da trilogia que tu descrevestes no post. Cuja proposta eu gostei MUITO! Só achei uma pena que no final o autor aparentemente deu uma vacilada maravilhosa e acabou descaracterizando os personagens, algo que também não gosto.
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://galaxiadeideias.com
    http://osvampirosportenhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Fantástico os livros do Filme ! Apesar de Nao ser tao fã de lubros e filmes de romance esse veio pra mostrar que eu estava errado.

    ResponderExcluir