sexta-feira, 8 de abril de 2016

Guerra Civil de Stuart Moore

Olá amantes da leitura, tudo bem com vocês? Aqui quem fala é o Marcelo, o cara mais bonito desse blog (até porque não tem concorrência hehe), e falarei do livro “Guerra Civil”, de Stuart Moore, baseado em uma saga dos quadrinhos dos Vingadores da Marvel. Este ano teremos o filme “Capitão América – Guerra Civil” que também será baseado e adaptado da mesma saga.


Quem curte super-heróis sabe que os Vingadores são o maior grupo de mocinhos no lado Marvel do universo. Temos o lado DC também, com Superman e sua turma, mas esse fica pra outra resenha.


O livro traz de maneira mais detalhada os acontecimentos de uma das sagas mais famosas das HQ's. Um combate entre heróis adolescentes e alguns vilões em um reality show acaba resultando em uma grande explosão em um centro urbano.


A mídia e boa parte da população culpa os heróis, por terem procurado os bandidos atrás de audiência para seu show e provocado uma catástrofe.
Porrada entre heróis? Quero!

O governo norte americano já vinha há algum tempo tentando aprovar a LRS: Lei de Registro dos Super Humanos. Toda pessoa que tiver superpoderes, sejam eles adquiridos, de nascença, de origem tecnológica, ou místicos, deve se registrar com o governo. Informar nome de guerra e identidade secreta, e a lista de seus poderes. Os mesmos super-humanos também devem se submeter às ordens do governo, agindo só onde lhes for ordenado ou permitido. Seja bandido ou mocinho.



Uma parcela dos heróis aprova esse registro, porém outra não. E é aí é que temos o racha, pois no lado dos que apoiam o registro, temos Tony Stark, o Homem de Ferro. Até porque, para ele,  esta lei não faz muita diferença. Desde sempre ele revelara sua dupla identidade na mídia.



Com vocês, Steve Rogers!



Do outro lado, aqueles que discordam do controle do governo, temos Steve Rogers, o Capitão América. Sua identidade também é conhecida por todos, mas ele pensa naqueles que tem familiares e pessoas queridas a proteger. Como é o caso do amigão da vizinhança, o Homem Aranha, vulgo Peter Parker. Como ficaria Tia May nessa história toda? E Mary Jane, a paixão de sua vida? No inicio, Parker fica do lado que apoia o registro, e torna-se uma espécie de braço direito do Homem de Ferro. Mas com o passar do tempo e dos acontecimentos, ele começa a questionar as consequências de ter revelado sua vida a todos.




O que eu achei muito legal dessa história é que ela apresenta muitos super-heróis que não são tão conhecidos. O Universo Marvel é muito vasto, e eles não tem como colocar todos os personagens nos filmes, então o livro serve também pra conhecer a história mais a fundo. Me peguei várias vezes pesquisando na internet para saber quem era esse ou aquele herói ou vilão. Acabei ampliando um pouquinho meu arquivo cerebral de cultura inútil hehe!
Stuart Moore

Se você é das pessoas que não curte tanto histórias com heróis e vilões, ainda assim recomendo o livro, porque ele aprofunda bastante a parte emocional dos personagens, os medos e motivações da cada um, muito interessante mesmo!




É isso gente, espero que tenham gostado da dica, e para aqueles que, como eu, estão ansiosos pelo filme Guerra Civil que estreará este ano, o livro serve pra dar um gostinho da história já!

Marcelo Brinker

3 comentários:

  1. Olá, Marcelo.
    Esse livro é uma boa dica, sem dúvidas. A premissa do enredo é muito boa e se há um aprofundamento nos personagens, melhor ainda.
    Excelente dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo!
    Já li esse livro e queria mais Capitão América nele, achei meio desigual a divisão.
    O Homem de Ferro consegue afirmar suas ideias muitas vezes mais que o Cap.
    Ah, mas concordo que foi fascinante ver a posição de outros heróis nessa briga, até o Quarteto Fantástico aparece!
    Beeeijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Nunca fui uma grande fã de super heróis, então por isso que acabo deixando essas leituras de lado, embora tenho curiosidade. Sempre acho que não vou entender nada. Só que como você disse que dá para entender e que a parte emocional deles é aprofundada, o que sempre me agrada, acho que agora crio coragem de vez.
    Beijos!

    www.nemteconto.org

    ResponderExcluir