quarta-feira, 27 de abril de 2016

CineKriativa - Victor Frankenstein

Bom dia pessoal, tudo bem? Aqui escreve o Marcelo, e quero contar para vocês hoje as minhas impressões do filme “Victor Frankenstein”. Para quem não ficou sabendo ainda (helloooo, Terra chamando!), há uma nova releitura da clássica história do monstro formado por partes de corpos diferentes e um pouquinho de eletricidade. Essa nova visão apresenta James Mcvoy como o Dr. Victor Frankenstein, um acadêmico de medicina que possui o grande sonho de criar vida após a morte!


Temos também o eterno Harry Potter, Daniel Radcliffe (pra mim é difícil não associá-lo ao bruxinho) no papel do ajudante Igor, que tem um “background” muito interessante. Um jovem palhaço de circo com problema nas costas, que sempre foi um pobre coitado, mas no fundo alguém muito inteligente e com uma paixão por anatomia e fisiologia. Um dia, um acidente no circo revela suas habilidades aos espectadores, e entre eles estava o Dr. Frankenstein. Ao ver as habilidades do rapaz, Victor o leva para sua casa, e o batiza de Igor. A partir daquele momento os dois formam uma grande parceria em prol da ciência.

Não perturbe, gênios trabalhando!

Acho essa história fantástica por todos os dilemas que ela envolve. Criar vida a partir da morte! Não seria incrível poder trazer de volta os entes queridos que já se foram? Mas aí nos questionamos também, temos esse direito? Fora todas as questões de vida após a morte, temos o direito de interferir na ordem natural das coisas? E caso trouxéssemos mesmo as pessoas de volta à vida, será que elas ainda seriam como eram antes de falecer? Será que voltaria “a mesma pessoa”?


O jovem Igor fica um pouco dividido entre os dilemas morais, e a possibilidade de fazer parte de uma descoberta que pode revolucionar a medicina. Seu mestre, Victor, não tem dúvidas quanto aos benefícios que seu projeto traria para a humanidade, mas ao longo do filme descobrimos que ele também tem uma motivação oculta.
99% cientista, mas aquele 1%...Igor Safadão!


O filme mescla ciência, drama e um pouco de humor. E uma certa tensão também, não tem como não se arrepiar quando Victor pronuncia a famosa frase “It's alive!” (que inclusive está no trailer do filme).


Na minha opinião, os atores foram muito bem. Mcvoy, já famoso por viver o Professor Xavier jovem dos últimos filmes dos X-men, está sensacional no papel de doutor louco. Ele realmente passa a ideia de ser um cara totalmente excêntrico. E o eterno Harry Potter subiu um pouco no meu conceito. Eu não conseguia ver ele como outra coisa se não um bruxinho, pois os papéis que ele havia feito até agora, fora da saga de J. K. Rowling, achei bem meia boca. Mas dessa vez ele convenceu, temos um Igor às vezes melancólico, às vezes alegre, empolgado com a ciência e ao mesmo tempo deslumbrado ao descobrir o amor. O cara mandou bem mesmo.


No cinema já houve algumas representações da história de Frankenstein, do clássico até as releituras, mas geralmente dando mais ênfase ao monstro. Essa deu maior destaque aos criadores, e achei isso bem legal, pois não fica aquela coisa de “vamos criar um monstro só por criar”. Saber o que motivou Victor e Igor é deveras interessante, e mais que isso, talvez até nos identificarmos com as motivações deles.
"It's alive!!!"



Curiosidades

  • A produção é uma versão contemporânea da famosa obra de Mary Shelley.

  • Os personagens saíram do romance gótico Frankenstein, or The Modern Prometheus, da escritora Mary Shelley, publicado em 1818. O personagem Igor, na verdade, nem existe na obra de Shelley. Ele foi apresentado no terror Frankenstein (1931) com o nome Fritz.

  • Paul McGuigan, que dirigiu quatro episódios da série Sherlock, reencontra os atores Mark Gatiss, Andrew Scott e Louise Brealey, que trabalharam com o cineasta na série sobre o famoso detetive.

  • O ator James McAvoy interpreta Victor Frankenstein e Daniel Radcliffe vive Igor.

  • A estreia da produção seria em janeiro de 2015 nos Estados Unidos e foi adiada para outubro do mesmo ano.

  • Frankenstein teve um orçamento de US$ 90 milhões.


Por hoje é isso pessoal, espero que confiram o filme com seus próprios olhos e tirem suas conclusões, e deixem seus comentários aqui, suas opiniões são muito importantes para nós!

Até a próxima!
Marcelo Brinker

4 comentários:

  1. Muito boa sua resenha Marcelo, tanto que ainda não vi o filme e fiquei doida para ver!!
    Eu concordo com vc em relação ao Daniel, acho que com este filme posso ver ele sem pensar em Harry Potter..

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcelo, tudo bem?
    Suas dicas de filmes são ótimas, quando não tenho nenhuma referência de filme para assistir corro até o seu blog. E não sabia que tinhas feito essa releitura de Frankenstein, vou assistir com certeza, suas opiniões sempre me motivam a procurar o filme o mais rápido possível.

    Abraços Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo!
    Eu ainda n assisti o filme, mas pretendo (msm q essa história n seja uma das minhas favoritas da vida)! Principalmente pra ver esse dois atuando juntos, adoro o McAvoy, e ainda n assisti nenhum filme do Dan dps de HP XD
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ei Marcelo,

    Eu não assisti a esse filme, mas já vi outros, claro, sobre o Frankenstein.
    Também acho o mito muito interessante, espero conseguir ler o livro algum dia.
    abs

    ResponderExcluir