quarta-feira, 20 de abril de 2016

CineKriativa - No Coração do Mar

 Oie pessoas, tudo bem? Aqui quem escreve é o Marcelo, e hoje falaremos do filme “No Coração do Mar”. Já há algum tempo eu e a Raquel queríamos assisti-lo, pois ele é baseado no livro do autor Nathaniel Philbrick, que trata sobre a caça de baleias, e onde os bravos marujos encontram a temível Moby Dick!



O filme é meio que “contado” por um velho marinheiro, Thomas, mas a história se passou quando ele era um adolescente ainda (interpretado por Tom Holland, o novo Homem-Aranha!), em sua primeira viagem a bordo de um barco baleeiro. Mal sabia ele que estava para entrar numa barca furada!(péssimo trocadilho)


Temos também o experiente marujo Owen Chase, interpretado por Chris Hemsworth (sim meninas, é o “Thor”), que já participou de várias caças à baleias e anseia pela oportunidade de capitanear um barco pela primeira vez. Mas seus empregadores tem outros planos, e o colocam como primeiro imediato do novato capitão George Pollard (Benjamin Walker), que tem que provar à sua família, dona da companhia de barcos, que pode seguir o “family business”.
Thor e seu poderoso martelo Mjolnir! Não, pera...


Já dá pra imaginar que deu treta né? E pra ajudar ainda, o tal capitão de primeira viagem é um pouco arrogante, pois sente a desconfiança dos marinheiros, e quer se afirmar e mostrar que “sabe o que está fazendo”. Para isso, ele chega ao ponto de ordenar que entrem em uma tempestade só para dar o “batismo” aos marujos, para saberem que não estão ali pra brincadeira.


Passadas as dificuldades, eles encontram os primeiros cardumes de baleias, e aí começa realmente o ofício deles. Destaque nessa parte para alguns rituais meio nojentinhos no processo de extração do óleo de baleia.


E eis que surge o monstro. Ah vocês querem caçar minhas irmãzinhas baleias? Vou mostrar com quantas cabeçadas se destrói uma embarcação!”
Sai de baixo!!!


A Moby toca o terror legal. E os sobreviventes, vendo que a viagem foi arruinada resolvem voltar ao continente, mas podemos dizer que baleias são meio sentimentais e não perdoam com facilidade.


Muito bom o filme, passa bem a ideia do estilo de vida de uma profissão que hoje não é mais tão comum (se bem que no Japão ainda caçam baleias, mas não de maneira arcaica como no filme). Recomendo!!!
Paz e amor bixo!


Curiosidades

  • No Coração do Mar é baseado no livro homônimo de Nathaniel Philbrick. Ele se inspirou em fatos reais sobre os membros da tripulação que tenta escapar após o ataque da baleia. Nos 90 dias que ficaram à deriva, eles tiveram de apelar para o canibalismo, restando apenas 8 sobreviventes.

  • O filme é a segunda colaboração entre o diretor Ron Howard e o ator Chris Hemsworth, depois de Rush - No Limite da Emoção (2013).

  • Howard dirige o filme a partir do roteiro de Charles Leavitt, o mesmo de Diamante de Sangue (2007).

  • Os atores que interpretaram os sobreviventes, incluindo Chris Hemsworth, tiveram de fazer uma dieta de apenas 600 calorias para a fase do filme em os personagens passam fome.

  • O ator Tom Holland, o mesmo de O Impossível (2012), também está no elenco.


Por hoje é isso pessoas, espero que curtam a dica, e aproveitem para ver o “Thor” bem decadente nesse filme hehe! Abraços e até a próxima!
Marcelo Brinker

3 comentários:

  1. Amore,
    Adorei o filme e podíamos ter visto antes. Confesso que fiquei com pena das baleias e até torci pelo Moby Dick....rsrs. E garotas vale a pela ver o Thor, mesmo que meio acabadinho.
    Beijos
    Raquel Machado.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou doida para assistir esse filme. Tanto pela história quanto pelo Chris Hemsworth.

    Abraços, Jessica
    http://ohamoramia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. É um bom filme, não posso negar. Em suma, "No Coração do Mar " é um espetáculo visual muito interessante que recebe cenas específicas com força suficiente. Além disso, o filme também adiciona duas reflexões interessantes: em primeiro lugar, com Melville como eixo sobre o ato de escrever, sobre o medo de nossa própria incapacidade ea luta interna entre revelando e inventar, entre a transmissão da verdade e da captura da essência; ea segunda, sobre os interesses comerciais eternas e a tirania do dinheiro.

    ResponderExcluir