sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Regência de Ossos de Marcelo Paschoalin

Editora : Letra impressa
ISBN: 9788566652000 
Ano: 2013 
Gênero: Fantasia
Classificação:
Onde Comprar:

:Saraiva

Houve um tempo em que a Necrópole de Amtal se restringia a atacar os que ousavam se afastar demais... Houve um tempo em que o povo de Dunir podia confiar na proteção da Guarda Real e na justiça de sua rainha... Esse tempo passou. No céu, apenas nuvens negras. Poderá uma jovem erguer sua voz e chamar em nome de seu povo ou o sangue dos vivos servirá apenas para saciar a sede daqueles que retornaram do reino dos mortos?
 


Olá amantes da leitura!
 
Quem vos escreve é o Marcelo, colaborador do blog, e a minha contribuição de hoje é o livro “Regência de Ossos”, do meu xará Marcelo Paschoalin.

Antes de entrar na resenha propriamente dita, tenho que contar como esse livro veio parar em minhas mãos!


Estávamos eu e a Raquel na Bienal do Livro 2015 no RJ (bateu uma nostalgia só de lembrar...), final de dia, os dois meio cansados, passamos por um estande e havia alguns banners de capas de livros. A Raquel achou a arte muito bonita, eu também, mas eu estava com muita fome e não resisti à praça de alimentação logo em frente. Nos instalamos em uma mesa, fui fazer os pedidos e a Raq foi lá curiosar o tal estante. E não voltava mais. Eu vi que eles falavam, e falavam, e a comida ficou pronta, e falavam, e falavam, e eu terminei meu xis, e falavam...aí ela veio. Depois  de todo aquele falatório, sabe o que ela me disse?

Não entendi nada que o cara explicou, mas o livro dele é dos teus.
Aí ela comeu a janta dela, e fui lá conhecer o autor, que foi extremamente simpático comigo, explicou o enredo dos seus livros que estavam a venda e tudo. Minha vontade era levar todos, mas já estava meio quebrado de grana, levei só dois hehe.E é sobre um deles que falarei.


 
A história de Regência de Ossos se passa no mundo de Andora, onde também ocorrem as histórias dos outros livros.
 
Neste em questão, acompanhamos a trajetória de três mulheres: Alexia, a jovem que procura paz e justiça, Caehlis, a soberana que quer mandar na porra toda e tem uma tara por esqueletos (brincadeirinha) e Alissa, a princesa que não sabe bem o que quer da vida, mas faz o que puder para cair nas graças da mãe.
 
Já de cara curti o lance de ser um livro de fantasia com protagonistas femininas, o que foge um pouco do padrão. Inclusive alguns pontos da história me lembraram um pouco (bem de canto) o rpg eletrônico Phantasy Star 1, para Master System(é um videogame de velho, mas eu curtia muito), onde também temos uma heroína que saí de uma pequena vila e enfrenta o mundo em busca de justiça. E eu amava esse jogo, o fato do livro me fazer lembrar dele só somou pontos!
 
A narrativa é bem dinâmica, em um capítulo você está em um lado do reino acompanhando as desventuras de Alexia escapando de perigo após perigo, no capítulo seguinte ficamos pasmos com a tirania e loucura da rainha Caehlis, e sua filha que fica assustada com a mãe, mas ao mesmo tempo quer sentir o gostinho do poder que ela tem.
 
Ao longo da história Alexia encontra aliados que lhe passam vários ensinamentos e sabedorias que serão úteis ao longo do caminho. Podemos tirar muitas lições interessantes do livro, mas uma delas me marcou bastante, e acho que é algo para se pensar e levar para a vida.
 
Em dado momento da história, um personagem faz essas três perguntas:
 
Qual a coisa mais importante a ser feita?
Qual a pessoa mais importante?
Qual o lugar mais importante?

 


Saudações literárias e
que a Força esteja com vocês!!!
Embora pareçam perguntas subjetivas e de interpretação pessoal, o livro traz uma resposta definida para cada uma delas, e que são bem profundas se você for parar para pensar. Claro que não posso falar muito mais que isso sem dar spoilers, então deixarei que descubram por si próprios!



Enfim, para quem gosta do gênero fantasia, é uma ótima pedida, além de ser prata da casa, vamos prestigiar os autores brasileiros gente, tem muita coisa boa lá fora, mas tem muita coisa boa aqui dentro também!



SOBRE O AUTOR:
Marcelo Paschoalin é o autor literatura fantástica e livros de RPG.
Nascido em Santo André-SP, é casado e formado em Psicologia. Costuma dizer que sua profissão é ser escritor, tendo como hobby o trabalho diário.
Não tem nenhum animal em casa, mas gostaria muito de ter um cão ou gato - porém entende que um apartamento pequeno não é lugar para uma criatura que nasceu para ser livre.
Falando em ser livre, prefere o campo à praia e se orgulha de ter escrito boa parte de seus livros usando um smartphone (deixando a tarefa de diagramação para o final em seu desktop). Quando você o vir, provavelmente ele estará digitando algo em meio à vida cotidiana.

13 comentários:

  1. Oi, Marcelo! Tudo bem? Já sabia um pouquinho dessa história tua com o outro Marcelo por causa da Bienal e confesso que estava bem ansioso para ler a sua resenha de "Regência de Ossos"! Bom, o que posso dizer? Já quero ler o livro! haha A premissa é ótima, a capa é linda e eu adoro histórias com protagonistas femininas fortes! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/10/resenha-premiada-muito-mais-que-5inco.html <- Tá rolando promoção do livro "Muito Mais Que 5inco Minutos" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
  2. Gente, ri muito da Raquel falando que não entendeu nada e que ele devia ser dos seus, haha.
    Queria tanto ter ido na Bienal para conhecer um monte de pessoas super bacanas.
    Enfiiiiiiim, eu gostei da resenha e da premissa do livro.
    Eu gosto de fantasia. Aliás, gosto de tudo, haha.
    O autor tem uma carinha super simpática mesmo.
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Bienal sempre trazendo coisa boa, né?
    Eu adoro essa temática de realeza... acho que leria facilmente!
    E olha que não conhecia a obra, nem o autor.
    Adorei Raquel!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, curti! Gostei da capa e da história!

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da resenha Marcelo. Parece ser uma ótima fantasia, além de ter se mostrado bem original. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. O que dizer do livro? Uma fantasia protagonizada por mulheres fortes? Esse livro também é dos meus! Fiquei bem interessada, Marcelo. Ótima resenha.

    Abraços!
    http://constantesevariaveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcelo, tudo bom?

    "Não entendi nada que o cara explicou, mas o livro dele é dos teus." → eu ri disso!

    Realmente dá uma nostalgia só de pensar em setembro, né? Infelizmente só consegui ir dois dias, queria ter ido nos dois finais de semana, mas não deu!
    Parabéns por apoiar a literatura nacional, nós temos que incentivar a leitura de obras dos nossos autores, pois, como você falou, tem muita coisa boa aqui também!

    Achei a sinopse do livro bem instigante! Faz tempo que não leio nenhuma fantasia e ando sentindo falta do gênero!
    E jura que você escreveu seus livros no smartphone? Oo Que massa! hahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcelo,
    Adorei a resenha, realmente fico imaginando você animado e falando disso....como disse comprei a obra a um certo tempo, mas ainda não tive a oportunidade de degustar....porém depois dos elogios, espero lê-la em breve.

    Abraço Elis
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcelo, tudo bem
    Também adoro fantasia. Achei interessante a filha da vilã: ela tinha medo da mãe, mas queria seu poder o tempo todo. Gostei da pergunta: qual a coisa mais importante a ser feita, na vida, nos deparamos com vários desafios e a resposta dessa pergunta irá determinar nosso caminho. Dica mais do que anotada. Gostei muito da sua resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcelo, tudo bem?
    Vejo que eu podia ter aproveitado mais minha Bienal. Tudo bem que fui apenas 1 dia, mas tinha tantos escritores que eu gostaria de conhecer...
    Enfim, achei hilário o comentário da Raquel haha. Ainda não estou muito acostumada com esse gênero, mas fiquei curiosa, principalmente por ter mulheres como protagonistas.
    Um abraço,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcelo, tudo bem? Esse livro é dos meus também hahahahhaha
    Sou apaixonada por fantasia. E com protagonistas mulheres? Melhor ainda!
    Não conhecia o livro e nem o autor, mas já fiquei morrendo de vontade de conhecer.
    E ri muito aqui com o post hahhaha
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Marcelo, tudo bom?? Eu não conhecia o autor e nem o livro, mas sua resenha me deixou bastante curiosa. No fim das contas adoro uma história com rainha má e princesa indefesa. kkkkkkkk Fiquei muito afim de ler.

    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Marcelo!!
    Meu Deus! Phantasy Star, para Master System!!! Joguei muito!!!! :D Conquistei alguns planetas, acho que eram de areia, gelo, lembro de uma lava também... nossa muito antigo!! Nunca consegui zerar o jogo.
    Eu não conhecia o livro nem o autor, mas achei bem interessante a história. Eu amo fantasia!
    Assim que passar esse mês de NaNoWriMo vou conferir!

    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir