sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Sombras do Medo de Camila Pelegrini

ISBN: 9788565490764
Editora: Arwen
Páginas: 280
Ano: 2015
Gênero: Fantástico/Distopia
Classificação
Onde Comprar:

Em um futuro pós destruição em massa, provocada pelas guerras humanas e desastres naturais - para os quais os humanos também contribuíram grandemente - o mundo é dividido em 5 grandes regiões. Em cada uma delas vivem ordinários e singulares, pessoas com ambições completamente diferentes. Estes dominam o mundo. Aqueles tentam tão somente sobreviver.
E ao viverem dessa forma, a bondade beira à extinção. O caos reina em seu lugar, despertando forças malignas que há muito esperam para serem alimentadas.
A maior guerra de todos os tempos finalmente começa e a humanidade já se encontra em desvantagem.
E em meio a tanto ódio e destruição, será o amor capaz de afastar as Sombras do Medo?

Bom Dia Leitores,
Venho hoje com a resenha de mais um livro nacional, dessa vez em parceria com a autora Camila Pelegrini, li seu livro Sombras do Medo.

Em Sombras do Medo, somos levados a um futuro onde a humanidade luta para sobreviver. Após destruir todos os recursos naturais, as pessoas lutam pelo dia-a-dia, para ter o que comer, e pela água que virou a mercadoria mais valiosa. Nesse mundo a população foi dividida em dois grandes grupos os “singulares” , que determinam a parte rica da população que possuem água e comida em abundância e vivem muito bem, e os “ordinários”, a parte pobre da população que tem que lutar pela sobrevivência, trabalhando constantemente para receber um pouco de alimentação.

Nossa protagonista Anabele é uma ordinária, com um coração muito generoso, e que não entende como a humanidade chegou a tal ponto. Ela vive com sua mãe Amanda, e seu amigo Vicente e eles lutam para sobreviver cada dia como podem. Anabele fica intrigada com o novo forasteiro Henry que chega e não fala nada sobre seu passado, porém parece cativar a todos, ao mesmo tempo que ele lhe encanta, ela sente que existe algo de diferente com essa pessoa.

Como se a situação não estivesse ruim o suficiente, eles começam a sofrer ataques de grandes sombras pretas com formas de pássaros, que matam as pessoas que cruzam o caminho. Porém, essa nova ameaça não vai selecionar entre ricos e pobres. Será que a humanidade vai conseguir se reunir e ultrapassar suas diferenças para vencer esse mal? Ou será que realmente chegou nosso fim?



MINHAS IMPRESSÕES

Vocês já devem saber como sou fascinada por distopias. Devorei Jogos Vorazes, Divergente, Starters, Correr ou Morrer e outros que tenho aqui em casa, e o que mais me fascina nesse tipo de história e a forma como elas nos fazem repensar nossa maneira de viver. Ao saber do livro Sombras do Medo da Camila e ver várias resenhas positivas, fiquei ansiosa para ler, pois sendo nacional e desse estilo que tanto gosto, esperava encontrar uma grande história. Infelizmente nem todas minhas expectativas foram atendidas.

Achei interessante o mundo criado pela Camila, principalmente pelos pontos comentados por ela, como a preservação do meio-ambiente. E isso me levou a pensar imediatamente na situação que vivemos hoje em dia, nosso planeta realmente está gritando por ajuda, resultado disso as várias chuvas que vem acontecendo, o sol em alguns lugares que parece não findar, furacões, tsunamis, terremotos. Precisamos de mais o que, para ver que algo está errado? Sem contar nas tragédias horríveis que vem acontecendo como em Minas Gerais. Sinceramente, não entendo como algumas pessoas podem ainda não ligar para essas questões, e não falo somente do governo, porque nós mesmos ajudar com pequenos gestos, por exemplo, fico indignada ao ver pessoas jogando lixo na rua, custa tanto guardar e descartar no local correto? Enfim, desculpem meu desabafo, porém acredito que esteja na hora de todos se ligarem antes que seja tarde. 

Continuando a resenha... Fiquei muito feliz ao ser apresentada a essas questões iniciais, o que me fez dar pontos para autora, por levantar esses temas tão importantes.

O livro é narrado em terceira pessoa, e acompanhamos a parte “ordinária” do mundo pelos olhos de Anabele, e a parte “singular” pelos olhos do presidente.

Infelizmente a escrita da Camila não me prendeu totalmente, tive dificuldades com essa leitura. Sentia falta de mais ação, mais informações sobre tudo que estava acontecendo, porque na maior parte do livro estamos acompanhando a protagonista e era tudo muito monótono, até mesmo as cenas onde o mundo parecia desabar, não tinha aquele brilho que faz a gente querer devorar o livro.

Ressalto a criatividade da autora em criar esses "seres" e da origem dos mesmos, porém acredito que ela poderia ter trabalhado mais nessa parte. Gostei muito da ideia da divisão da sociedade, porque se pensarmos atualmente já somos divididos, não fisicamente, mas de várias outras maneiras, os que tem muito e os que trabalham para sobreviver. Também achei que faltou um pouco mais de explicação sobre os outros lugares que comandavam, pois temos apenas umas breves demonstrações dos outros líderes sem saber exatamente o que está acontecendo nos outros cantos do mundo.

Os personagens foram bem criados e explorados. Gostei muito da protagonista, acreditei nas suas ações, e torci por ela, é uma personagem forte e ganhou minha simpatia por completo. A mãe dela também me convenceu totalmente e consegui ver alguém trabalhadora tentando sobreviver. O pequeno triângulo amoroso criado foi interessante, e fico agradecida por ela não ter perdido o foco nisso, enquanto o amigo de Anabele é totalmente protetor e decidido. Henry é o cara que faz o mundo balançar. Porém, confesso que nenhum conseguiu minha total simpatia.

O final infelizmente a meu ver deixou a desejar, porque acostumada com esses livros desse gênero é realmente difícil você ter um "felizes para sempre". Acho que faltou algo mais real.

Concluindo é um livro legal, com um enredo interessante para se tratar nos dias de hoje e personagens bem construídos. Para quem gosta do gênero vale a pena conferir.

SOBRE A AUTORA
Com um sonho na cabeça e uma caneta na mão, Camila Pelegrini (21 anos), estudante de direito e professora de inglês, criou um mundo pela primeira vez. 

A mais nova escritora é de Mogi Guaçu e é uma consumidora assídua de livros, o que chega até a ser um vício (um dos bons é claro). 

O livro Sombras do Medo é o primeiro publicado e ela já trabalha em suas próximas obras.

5 comentários:

  1. Olá, Raquel.
    Apesar do livro não possuir o final épico que a boa obra merecia, acredito que vale a leitura pelo bom enredo e pelos personagens bem construídos.
    Pretendo ler a obra em breve.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel! Tudo bem? Ah, que pena que você não curtiu tanto o livro assim... Eu adorei ele! Do começo ao fim. A única coisa que me incomodou foi aquele chato do Vincent! hahahaha Parabéns pela resenha e pela sinceridade! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Raqueeel!
    Sua resenha foi uma das poucas negativas que li desse livro... Fiquei com um pouco de receio agora, mais ainda está nos meus desejados, rs.
    Bom saber que ela n perdeu o foco no romance, e é volume único, né? Isso é bom tbm, haha
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!
    Eu adoro uma distopia, mas não lembro de ter lido nada desse livro ainda.
    Uma pena que não foi uma resenha animadora, mas a capa me atrai muito, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, tudo bem??? Que pena que você não curtiu tanto assim o livro :P Eu amei <3
    Mas acho que é isso mesmo, a gente deve falar aquilo que gostou e não gostou :) Parabéns pela resenha. Eu amei a capa nova, mas confesso que preferia a antiga (a que eu tenho hahah), acho que passa mais do livro do que a nova, apesar dela ser linda também <3
    E eu também amo distopias hahahah
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir