segunda-feira, 30 de novembro de 2015

CineKriativa: Esperança Parte 2

Titulo Original: The Hunger Games – Mockinjay Part 2
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Danny Strong, Peter Craig
Elenco: Jennifer Lawrence, Julianne Moore, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Sam Claflin, Jena Malone, Philip Seymour Hoffman, Michelle Forbes, Willow Shields
Gênero: Ação, Suspense
Distribuidora: Paris Filmes
Duração: 137 min.
Ano: 2015
Classificação

Jogos Vorazes: A Esperança – O Final traz agora o capítulo que encerra a franquia, no qual Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) percebe que os riscos não são apenas por sobrevivência – são pelo futuro.
Com a nação de Panem vivendo a guerra em grande escala, Katniss confronta o Presidente Snow (Donald Sutherland) nesse último episódio. Com a ajuda de seus melhores amigos – Gale (Liam Hemsworth), Finnick (Sam Claflin) e Peeta (Josh Hutcherson) – Katniss parte em uma missão com o grupo do Distrito 13, enquanto arriscam suas vidas para libertar os cidadãos de Panem e planejar a tentativa de assassinato do Presidente Snow, que está cada vez mais obcecado em destruí-la. As armadilhas mortais, inimigos e escolhas morais que aguardam por Katniss vão desafiá-la mais do que qualquer arena que ela tenha enfrentado nos Jogos Vorazes.



Bom Dia Leitores,
Hoje venho com uma resenha especial sobre o filme que estava aguardando ansiosa desde o início do ano: Esperança - Parte II. 

Sou apaixonada por Distopias, acredito que esse é um gênero que nos faz refletir sobre nossa sociedade e sobre o comportamento humano, e o primeiro livro que li nesse gênero foi o livro da Suzanne Collins, que me deixou completamente viciada. Tanto que sai falando para os quatro cantos do mundo como essa história é incrível. Então, eu e meu excelentíssimo estávamos ansiosos para ver essa adaptação no cinema, e quando o filme entrou em cartaz aqui na cidade, corremos comprar nossos ingressos para conferir de perto o final dessa saga épica.


Vou realizar essa resenha um pouco diferente do que costumo fazer com os filmes, pois sendo o final de uma série não quero soltar nenhum SPOILER indevido. Eu mesma antes de ver o filme me retive em ler resenhas sobre o mesmo, porque queria conferir com meus próprios olhos o que teríamos na telona.

Esperança - Parte II faz parte da série Jogos Vorazes, como todos já devem saber, nessa história acompanhamos Katniss Everdeen (minha personagem preferida da literatura) em sua luta contra o sistema opressor da capital. O filme foi baseado no terceiro livro da série e nele finalmente vamos descobrir os resultados da revolução em Panem.


Confesso que estava muito apreensiva com esse filme, torcendo com todas minhas forças para eles não "estragarem" a história, e fico extremamente feliz em anunciar que o filme não me decepcionou em nada, aliás, entre todos os filmes da série, ele é um dos meus favoritos, junto com o "Em Chamas", pois despertou em mim vários sentimentos.



Como tinha lido o livro há algum tempo, não lembrava exatamente de todos os acontecimentos, o que foi bom, pois fui pega de surpresa em várias partes. Inclusive gostei muito de algumas cenas que eles criaram, pois tornou o filme mais dinâmico dando um ar de horror e ação, nos fazendo dar os famosos pulinhos na cadeira no cinema. 

Por outro lado, me emocionei muito, pois a essa altura do campeonato, não tem como não torcer pelos personagens, e confesso que chorei sim em algumas cenas, ainda mais lembrando do que estava por vir, o que me lembra da sensação de ficar com os olhos grudados, aguardando o final tão esperado, parecia uma criança assistindo essa cena. Para mim ela moldou com primor a personalidade da Katniss com sua decisão (quem ver saberá ao que me refiro). E o que me deixou mais feliz e saber que eles não estragaram o final. Eu e meu excelentíssimo estávamos com medo disso, pois esse livro é sim uma história diferente, com um final diferente, que na minha opinião foi totalmente lógico, pois se pensarmos na vida real seria exatamente assim. Em síntese para mim foi perfeito!


Comentando alguns detalhes gerais sobre o filme. Acredito que esse foi o que mais se assemelhou com a realidade que o livro permeia. Afinal, todos estão em guerra, então sim temos muitas pessoas feridas, muitas mortes, muita dor e sofrimento. Outro detalhe a respeito disso que comentamos é como a personagem aparece mais "real" nesse último filme. Ela realmente sofre muito com tudo e não só no âmbito emocional, mas também físico. Inclusive temos o momento em que tudo parece ter acabado, em que não se tem mais pelo que lutar, porém o filme chama-se Esperança, então vocês já devem imaginar o resto.



Sobre o triângulo amorosa entre Katniss, Peeta e Gale, na minha opinião foi muito bem dosada. Esse não é o foco principal da história, e acredito que ficou muito condizente com o livro a maneira como eles abordaram isso.


Sobre os efeitos especiais, acredito que esse seja um dos mais bem feitos. Não tem como não se impressionar com as cenas que acontecem ao ataque a Capital, e realmente somos jogados dentro desse mundo distópico criado por Suzanne.

    
Sobre os atores, Jennifer Lawrence com certeza vestiu o papel de Katniss, não consigo imaginar outra pessoa fazendo isso. Katniss é uma personagem muito forte, por toda sua personalidade e Jennifer conseguiu encarnar muito bem todas as cenas, mostrando as várias facetas de Katniss. Dou destaque a uma das cenas finais, onde a atriz revelou todo seu potencial.

Donald Sutherland com certeza deu um show a parte como presidente Snow, o perfil manipulador ficou evidente em vários momentos pela sua sede de poder.

 

E falando em Poder, não posso deixar de falar da Juliane Moore que como Coin ficou perfeita. Ela foi fria e calculista e demonstrou muito bem a faceta dessa personagem. 


Sobre os garotos, Liam Hemsworth, Gale, infelizmente não me conquistou completamente. Eu esperava um pouquinho mais do ator, porque no livro esse é um personagem chave em várias partes e para mim ele ficou apagado no filme. Agora quem realmente me surpreendeu foi Josh Hutcherson, como Peeta, esse personagem tem uma reviravolta de 360 graus nos livros, e fiquei impressionada como o autor conseguiu colocar isso em prática na telona, tornando tão real que me compadeci várias vezes com ele.


Sobre a trilha sonora, achei linda, e dica: se puderem prestem atenção, pois em várias cenas durante o filme, a trilha da música "The Hanging Tree" toca ao fundo. Essa música é muito especial, ela realmente representa a história e me deu calafrios ver ela nessas cenas.



Concluindo, o final preencheu todas minhas expectativas e não deixou nada a desejar. Porém, indico para quem quiser conhecer, leia o livro antes, pois temos mais detalhes, em seguida assista ao filme assim você estará realmente dentro da história. 

Espero ter conseguido passar um pouco do que assisti para vocês, pois as vezes é complicado passar todas nossas emoções para o papel, então para quem não se convenceu ainda: ASSISTA! 



Para você que é fã de distopias, que gosta de filmes de ação com uma moral especial, com certeza vai virar fã dessa série como eu.

CURIOSIDADES

1. Baseado em ‘A Esperança‘ (Mockingjay), terceiro livro da franquia ‘Jogos Vorazes‘, sucesso mundial da escritora Suzanne Collins.

2. A antes mesmo da estreia do primeiro filme, a Lionsgate planejou transformar a trilogia de livros em quatro filmes. ‘A Esperança‘, foi dividido em dois filmes, seguindo a tendência de ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte‘ e ‘Amanhecer‘ – e arrecadando mais dinheiro. ‘Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1‘ estreou em 21 de novembro de 2014, e ‘Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2‘ em 20 de novembro de 2015.

3. O ator Philip Seymour Hoffman filmou grande parte de suas cenas dos dois últimos longas da franquia, mas havia mais material para ser rodado, o que não aconteceu em função de sua morte no dia 2 de fevereiro de 2014.

4. Francis Lawrence afirmou que devido a algumas sequências de efeitos visuais neste filme serem desafiadoras, ele e os editores começaram a trabalhar nelas antes da Parte 1 ser lançada.

5. O novo logotipo de A Esperança - O Final pode ser encontrado no final de A Esperança -  Parte 1, após os créditos finais.


6. Diversas cenas situadas na Capital foram filmadas em Paris e Berlin.

7. Ao conceder entrevistas, Jennifer Lawrence podia falar muito pouco sobre os filmes, levando em conta que as duas partes foram filmadas juntas.

8. A música-tema do longa é interpretada pelo grupo M83, como é mostrado no trailer final.

9. Inicialmente o título do longa seria Jogos Vorazes: A Esperança - Parte 2, porém a Paris Filmes decidiu alterar para Jogos Vorazes: A Esperança - O Final.

10. Gwendoline Christie, da série Game of Thrones, ficou com o papel da comandante Lyme, substituindo Lily Rabe, que teve de recusar o trabalho por conflito de agenda.


TRAILER:

11 comentários:

  1. Simplesmente adorei o filme <3 E triste que terminou, parece que foi ontem que assistia pela primeira vez "Jogos Vorazes"
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa que resenha maravilhosa foi essa? Eu amei super completa! Essa é uma das minhas séries favoritas e eu amei o filme não poderia ser melhor! Definitivamente, o melhor filme do ano! <3
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Já li os livros, mas me decepcionei tanto com os acontecimentos do último que não consegui ver os filmes ainda, preciso mudar isso.
    Bjs

    http://a-libri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei da dica Raquel. Pretendo ir assistir A Esperança Parte Final nesta sexta-feira. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi boa noite, eu comecei meu blog esses dias e estou tentando divulga-lo. Se quiser dar uma passadinha lá pra conferir é www.umadocebiblioteca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raquel! Tudo bem? Super concordo contigo, essa adaptação foi perfeita! Fiquei muito triste por a série acabar, mas muito feliz por ter gostado muuuuuuuuuito de todos os filmes. Adorei o post, sua opinião foi bem parecida com a minha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, querida como vai? Estou tão ansioso para assistir esse filme!! Alias, adorei seu livro. Beijos

    http://www.blogmemories.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Raquel, sua linda, tudo bem
    Essa música é de arrepiar, impossível não entrar na tela com ela tocando, fiquei imaginando daqui esses efeitos. Pelo o que contou, eles arrasaram nesse final, e estou super ansiosa para ver. Deve dar até aquele sentimento triste de que agora acabou, espero que a autora escreva mais livros. Você arrasou na crítica do filme.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu nunca li os livros da série,comecei a acompanhar pelos telões. E sim, virei fã. Adoro a crítica social que existe na trama. Também não me decepcionei com o filme, talvez tenha me incomodado com o final porque gostaria te ver algo mais impactante, mas fiquei super feliz de ver que a série me agradou do início ao fim. Fico feliz que tenha gostado também.

    Abraço.
    Diego, Blog Vida e Letras
    www.blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Raquel, tudo bem??? Nossas opiniões são bem diferentes sobre a trilogia heheh. Não gosto dos livros. Não gosto e não gosto. Acho que se eu tivesse começado por eles, jamais teria gostado tanto. Mas comecei com os filmes, esse ano mesmo. Vi os três primeiros e fiquei tão louca querendo saber o final que corri comprar a trilogia. Mas infelizmente não gostei. Achei a Kat livro tão chata perto da Kat filme. E achei os filmes muito diferente dos livros. E o final do livro? Meus deuses, como eu o odiei. Achei totalmente hã???? É sério produção??? Tinha esperança de que no filme eles mudassem aquilo, já que tanta coisa foi diferente nos anteriores. mas que nada. Sai do cinema a louca, chutando tudo e com muita raiva kkkk. Eu gostava tantos dos filmes, precisava daquilo????? Ainda não postei sobre no blog, mas quero fazer isso em breve. Serei apedrejada, mas não aceito o que fizeram :(
    Ah eu acho os atores maravilhosos <3
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Apesar de ter adorado esse filme, não pretendo assisti-lo nunca mais (mas é claro que vou). Chorei demais nas duas vezes que fui! Que filme destruidor!!!

    Beijos, Jessica
    http://ohamoramia.blogspot.com/

    ResponderExcluir