quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CineKriativa: Cidades de Papel

Título original: Paper Towns  
Distribuidor: FOX FILMES  
Ano: 2015  
Classificação

O adolescente Quentin Jacobsen (Nat Wolff) é apaixonado pela vizinha e colega de escola Margo (Cara Delevingne). Os anos passam e os dois seguem caminhos diferentes, até o dia em que eles se reencontram. Mas no dia seguinte ela desaparece. Preocupado, Quentin parte em busca da jovem e nessa jornada vai descobrindo muitos segredos de Margo.
A história é centrada em Quentin Jacobsen (Nat Wolff) e sua enigmática vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman (Cara Delevingne). Ele nutre uma paixão platônica por ela. E não pensa duas vezes quando a menina invade seu quarto propondo que ele participe de um engenhoso plano de vingança. Mas, depois da noite de aventura, Margo desaparece – não sem deixar pistas sobre o seu paradeiro. 


O filme em uma frase:
Você vai para as cidades de papel e nunca mais voltará

Li o livro e vi o filme a culpa e das estrelas do autor Jhon Green e gostei muito. Quando soube que seu outro livro Cidades de Papel viraria filme, estava decidida em assistir ainda mais depois de ver o trailer que parecia trazer uma historia ralente intrigante. Uma pena que não foi tudo aquilo.



Em Cidades de Papel conhecemos Quentin Jacobsen que é apaixonado pela vizinha Margo Roth Spiegelman, desde criança. Margo e Quentin não poderiam ser mais diferentes, enquanto Margo é totalmente maluca e aventureira Quentin e responsável e sistemático. Por isso e por outras coisas, os dois acabam de afastando, porém a paixão reprimida de Quentin não o deixa.



E quando em uma bela noite Margo entra em sua quarto pedindo ajuda em um plano de vingança, ele não recusa. Ainda mais ao saber que esse plano será contra o namorado da garota que está lhe traindo com sua melhor amiga. Inicia-se, então uma noite muito maluca, onde os dois compartilham momentos peculiares.



Quentin se despede da amiga e acredita com todas a forças que o dia seguinte será diferente, que ela vai olhar para ele diferente. Qual sua surpresa quando a garota não apareça na escola, e nem nos próximos dias.

Os pais da garota acostumados, dizem que ela fugiu novamente e que deve aparecer alguma hora. Porém, Quentin está fascinado e não quer deixar quieto, quando ele descobre uma pequena pista que Margo deixou.



Na noite anterior, ela comentou com Quentin sobre as cidades de papel, que são cidades fictícias, criadas pelos cartógrafos e inseridas em seus mapas, para identificar com facilidade quem são os seus plagiadores, e Quentin desconfia que Margo pode estar em uma dessas cidades.

Munida de toda a coragem e de alguns amigos muito malucos, Quentin parte então em busca de Margo.

Esperava mais desse filme confesso. Não que ele não tenha uma história legal, porém deixou a desejar.

Achei o personagem Quentien otário demais. Margo ao mesmo tempo que parecia ser a bolachinha recheada do pacote tornou-se a bolacha estragada para mim. O que salva são seus amigos que tem histórias peculiares.

E o final foi meio..blá.Não me surpreendeu não me arrancou risos, nem lágrimas, foi totalmente monótono.

Concluindo, um filme interessante para quem gosta de dramas e suspense, porém não vá com muita expectativa.



CURIOSIDADES
1. O filme é baseado no livro homônimo de John Green, autor de outra obra que ganhou adaptação cinematográfica: A Culpa é das Estrelas (2014).

2. Parte da equipe de A Culpa é das Estrelas (2014) trabalhou em Cidades de Papel: o ator Nat Wolff, os roteiristas Scott Neustadter, Michael H. Weber e os produtores Wyck Godfrey e Marty Bowen.

3. A audição de Cara Delevingne para o papel de Margo foi excelente, de acordo com John Green (autor do livro): "a audição de Cara Delevingne deixou todos boquiabertos (inclusive eu!) e ela compreendeu Margo profundamente. Estou tão animado!". Green tuitou em meados de setembro. 

4. A cena do "SeaWorld" presente no livro não será vista no filme. Isso ocorreu porque o filme "Blackfish - Fúria Animal" tinha feito as pessoas repensarem em SeaWorld e cativeiro. Se a cena estivesse no longa, as pessoas possivelmente boicotariam o mesmo e a bilheteria seria baixa. Os roteiristas decidiram que seria melhor não colocá-la. 

5. John Green afirmou em um vlog que arruinou uma das cenas, pois gritou ao descobrir que seu time de futebol favorito (Liverpool) foi escolhido para jogar contra o AFC Wimbledon - patrocinador de seu fã-clube (nerdfighteria). Green compareceu ao jogo, apoiando o AFC Wimbledon que perdeu. 

6. Cara Delevingne tingiu seu o cabelo de castanho para o papel. 

7. A reação de Cara Delevingne ao descobrir que ganhou o papel foi bastante emocional "eu estava sozinha, o que foi um pouco triste" relata Cara . "Eu estava em um quarto de hotel, me preparando para o trabalho e recebi um telefonema", ela continua. "Eu só comecei a chorar. Era demais." 

8. Cara Delevingne não é apenas atriz, mas também uma das modelos mais bem pagas do mundo. Fez milhões de dólares em 2014 só com trabalhos de modelagem. 

9. John Green faz uma aparição no filme como a voz do pai com a espingarda em punho de uma personagem.  

TRAILER:

5 comentários:

  1. Oi Raquel! Sempre tive medo dessa história, msm na época antes do filme. Já vi várias resenhas no tom da sua, rs. Mas ainda quero ver o filme, haha. Espero não me decepcionar, mas já n irei ver com tantas expectativas ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii!

    Raquel, eu não li esse livro nem assisti esse filme, gostei de ver suas impressões aqui. Achei muito legal virar uma adaptação, mas não sei até que ponto isso é legal. Porque isso acaba tirando a magia do livro em si.
    Não vou ler as obras, maaaaaas vou assistir o filme, então a experiencia vai ser diferente :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. O livro, obviamente, é mil vezes melhor! O filme não cativa tanto...

    Beijos,
    http://www.gemeasescritoras.com/

    ResponderExcluir
  4. Oie Raquel =)

    Não li o livro, pois depois de ACEDE fiquei meio traumatizada com o autor rs... por esse motivo confesso que não tenho aquela curiosidade em assistir ao filme. Uma hora se tiver passando no Telecine e eu não tiver nada melhor para assistir ou fazer é capaz que eu assista. Mas já li muitas criticas nada entusiasmada da adaptação que não me deixaram muito animada.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  5. Bem....ainda bem que não fomos ver no cinema então.....ia ser uma decepção maior. Eu ainda quero ler o livro e ver o filme, mas só não sei quando. Gostei do post, pois quando for ver o filme, não vou esperar muito dele.Ele decepcionou muita pessoas.

    Beijos boas leituras e bons filmes.
    Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir