sábado, 25 de abril de 2015

CineKriativa: Para Sempre Alice

Título original: Still Alice
Dirigido por: Richard Glatzer, Wash Westmoreland
Com: Julianne Moore, Kristen Stewart, Kate Bosworth mais
Gênero: Drama
Distribuidor: Diamond Films
Ano de produção: 2014
Duração: 99 min.
Classificação

A Dra. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguistica. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwinse), fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.

O FILME EM UMA FRASE/PERGUNTA:
E se você não conseguisse mais lembrar de quem você é?

Bom Dia Leitores,

Hoje trago a minha opinião sobre um filme que foi um tanto o quanto falado nesses últimos meses, estou falado de Para Sempre Alice. Esse filme me despertou a curiosidade por alguns itens: Primeiro porque estava concorrendo ao oscar inclusive se não me engano a atriz Julianne Moore ganhou ele na categoria de melhor atriz, muito bem merecido pela minha opinião. Segundo por se tratar de uma história envolvendo o Alzheimer, a qual sempre acho interessante em assistir.



Então em Para Sempre Alice conhecemos o cotidiano da Dra. Alice Howland (Julianne Moore), uma professora extremamente inteligente que faz palestras por todo o mundo disseminando seu conhecimento. Alice esta completando 50 anos e tem reparado sem suas perdas de memória constante.


Quando ela decide se consultar com um Neurologista e é diagnosticada com Alzheimer, sendo um caso raro em sua idade e que contem ainda algumas surpresas que podem desestabilizar sua familia inteira.


O filme transcorre então a partir desse momento onde acompanhamos Alice em sua luta contra a doença, tentando se apegar a sua vida independente, suas memórias e seu orgulho. Além de ter que lidar com sua familia e seus filhos onde cada um tem um papel importante e acaba vendo a doença de uma forma diferente. Uma história triste e verdadeira, uma lição de vida para todos.



Ao assistir esse filme eu já esperava algo mais dramático e profundo e foi o que encontrei realmente. Filmes que tratam de temas tão polemicos quanto as doenças que afetam a vida das pessoas sempre me emocionam e não foi diferente com esse.

Algumas das cenas que mais me marcaram foi a praia linda que elas vão e também suas corridas pelo parque. A cena mais emocionante porém foi a palestra que ela dá para um grupo de pessoas com a mesma doença, simplesmente emocionante, e a sua tentativa de colocar o "Plano B" em ação, que quem assistir ao filme vai entender o que eu me refiro, simplesmente uma cena de causar calafrios.



Dou destaque é claro para a interpretação da Julianne Moore que mereceu o prêmio, pois são atuação foi espetacular, conseguimos ver desde o início de uma pessoa com uma vida normal, renomada e inteligente até o final onde a doença pode levar. Devo comentar que não gosto da atriz Kristen Stewart (sim podem me julgar), ela tem um papel muito interessante nesse filme que tenho certeza poderia ter sido muito melhor desenvolvido e utilizado, porque para mim falta muito para ela ser uma grande atriz.



Infelizmente o final do filme não me agradou, porque eu senti que faltou alguma coisa, ele terminou meio "seco", em relação a várias coisas, e claro que temos o fechamento de muitas outras porém acredito que eles poderiam ter dado uma enfase melhor por toda a história que se passou, parece que foi algo perdido.



Resumindo é um filme muito interessante, dramático e recomendo a todos que gostam desse gênero. Recomendo!

Para quem tem curiosidade o livro que gerou o filme também:
Para sempre Alice - Aos 50 anos, Alice começa a esquecer. No início, coisas sem importância, como o lugar em que deixou o celular, até que, um dia, ela se perde a caminho de casa. Um diagnóstico inesperado altera para sempre sua vida e sua maneira de se relacionar com a própria família e o mundo. E, quando não há mais certezas possíveis, só o amor sabe o que é verdade.





CURIOSIDADES

1. Julianne Moore venceu o Oscar 2015 de Melhor Atriz. Ela também faturou o prêmio de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro 2015.

2. No Hollywood Film Awards, Juliane Moore recebeu o prêmio de Melhor Atriz das mãos de Kristen Stewart.

3. O filme é baseado no livro Still Alice, de Lisa Genova.

4 .A atriz Kate Bosworth, que é loira, interpreta uma das filhas na trama e teve de pintar os cabelos de ruivo para ficar parecida com Julianne Moore.

5. Julianne Moore e Alec Baldwin trabalharam juntos na série 30 Rock. Foi ela quem sugeriu o nome do ator para interpretar o marido de sua personagem.

TRAILER:


E vocês já assistiram?
Querem assistir?
Comentem!

8 comentários:

  1. oi Raquel, eu queria muito ter visto este filme, o apelo dado a história pelo show de interpretação da Julianne ja vale o ingresso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi. Raquel! Tudo bem? Olha só que legal: Estou aqui com o livro que deu origem a esse filme! Vou ler ele primeiro para depois poder assistir o filme. A premissa dele chama bastante a minha atenção! Alzheimer é um tema não tão abordado em livros/filmes então acabo ficando bem interessado em conferir de perto Para Sempre Alice! Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não vi o filme, pois ganhei o livro de presente da minha estagiária e quero ler antes, mas não sei se verei pois não curto muito filme de drama, para mim ler o livro já vai me deixar feliz
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Raquel!
    Eu amei esse filme, me desidratei de tanto chorar!
    Me envolvi imensamente na história. Quero ler o livro, mas sei que vou ficar muito mal.
    Adorei as curiosidades.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel,
    Estou querendo ver esse filme e sua resenha era o que faltava para aumentar meu interesse e decidir assisti-o! Fiz um trabalho, ano passado, na faculdade sobre Alzheimer e desde então me interesso por tudo relacionado. Essa é uma triste doença que ainda nos assombra e o que leio sempre é: quem sofre não é o doente, mas sim a família.
    Espero assistir em breve! Ótima dica :)
    Beijos!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Eu tenho uma lista de filmes que quero assistir e esse tá nela, vou tentar ver no feriadão. Acho que esse é um tema bem delicado e ultimamente eu tô gostando de filme com esse toque mais dramatico sabe?

    Uma pena que o final não te agradou muito :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Desde que soube que o livro iria virar filme fiquei mega curiosa pra assistir, sem falar que a premissa é incrível, fico feliz que tenha gostado do filme e recomendado. Quero ver!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oii Raquel, tudo bem,??? Ainda não assisti ao filme, mas tenho muita vontade já que essa doença chama a minha atenção. Adoro a atriz e com certeza sua atuação foi maravilhosa. Quanto a eterna Bela, aaiaiiaiaia, fique como Bela, kkkkk
    beijoooo
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir