quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Entrevista Marcio Scheibler

Ola Leitores,
Tudo bom?
Então hoje tenho o prazer de trazer para vocês uma super entrevista que realizei com o autor  Marcio Scheibler, autor de Irresistivelmente Fatal, que tem resenha aqui no blog. Fiquei muito feliz de conhecer o Marcio que é muito simpático, e adorei conhecer sua história e vou compartilhar um pouquinho mais com vocês hoje, espero que gostem e não deixem de comentar.


1 - Quem é Marcio Scheibler?
Tenho 31 anos, sou natural de Santa Cruz do Sul (RS), onde sempre morei. Sou funcionário público municipal, tenho como principais hobbies a literatura e a genealogia. Sou formado em Administração pela Faculdade Dom Alberto.

2- Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?
Na infância eu já me arriscava a escrever, mas sem o compromisso de algum dia pensar em publicar. A intenção de colocar meu trabalho em um livro surgiu depois de adulto, para, enfim, realizar o desejo de infância.

3 - Quantos livros você já escreveu? E quantos já publicou?
Tenho dois livros publicados, além de quatro participações em coletâneas.

4- Há algum tema específico sobre o qual você goste de escrever?
Sem sombra de dúvida o gênero policial, mas me aventuro, de vez em quando, pela poesia e pelo sobrenatural, mas sem ter intenção de publicá-los em livros.

5 - Como é o seu processo criativo?
Não consigo escrever com alguém por perto ou com muito barulho. Além disso, não consigo escrever muito no mesmo dia. Se num determinado ponto do texto eu acho que não tenho uma ideia concreta para continuar, eu deixo para fazê-lo em outro momento.

6 – Qual foi o momento que te marcou mais nessa carreira de escritor?
Citarei dois: o dia em que peguei o primeiro exemplar do meu primeiro livro na gráfica e o dia em que fui indicado ao prêmio literário Codex de Ouro, em 2013. Mas jamais posso deixar de citar como pontos positivos uma resenha elogiando meus livros ou o simples contato com leitores e outros autores num evento ou mesmo na rua e nas redes sociais.

7 - Quando você escreve, já sabe qual será o desfecho da trama ou a história dita as regras?
Posso afirmar que é um pouco de cada. Eu pontuo tópicos que vou conectando ao longo da história, mas um final exato eu não tenho antes de começar a escrever.

8- De onde surgiu a ideia para o livro Irresistivelmente Fatal? Pode nos contar um pouquinho sobre ele?
Comecei a escrevê-lo na semana seguinte ao lançamento do meu primeiro livro, Cicatrizes de um segredo. O texto foi fluindo naturalmente, sem eu ter planejado muito antes de escrevê-lo, pois eu estava no embalo da escrita e que veria ver a continuação do meu trabalho como escritor. Nessa história, procurei apresentar crimes pouco convencionais aliado a algo do passado, coisa que costumo usar muito em meus textos. Sair de um lugar comum é o que acredito ser um diferencial, apesar de muitos considerarem estranho e, até certo ponto, impossível, certas coisas que escrevo.

9- Seus personagens são fictícios ou reais? Tem algum preferido?
São todos fictícios, mas sempre apresentam algum traço de personalidade minha ou de alguém que conheço. Meu personagem preferido é o único que aparece em ambos os livros: o detetive Otávio Medeiros.   

10 - Você acha que a literatura Brasileira está sofrendo uma mudança atualmente, as pessoas estão prestigiando mais os autores nacionais?  E como anda a qualidade de nossas histórias?
Após me tornar escritor, pude conhecer obras de diversos autores nacionais, principalmente na base da troca de livros. A literatura fantástica brasileira é ótima, por exemplo. Do meu gênero, o policial, infelizmente temos poucos autores. Acredito que com a ampliação da gama de gêneros literários, como o chick-lit, sick-lit, fantástico e outros, o público procura mais os livros nacionais, mas o preconceito ainda é visível. Num dos jornais da minha cidade, por exemplo, toda quarta-feira tem uma sugestão de livro, mas sempre é estrangeiro. Vale aquela máxima “o que é de fora é melhor”. Ser escritor no Brasil é penoso, mas cabe aos próprios autores mudar esse quadro, apresentando textos cada vez mais criativos.
11 - Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente? Pode nos contar um pouquinho mais sobre ele?
Estou escrevendo um texto que, se tudo der certo, se tornará meu terceiro livro. Continuo no gênero policial e estou colocando elementos da ciência forense para incrementar os textos. Pretendo lançá-lo ano que vem. Muitos perguntam, também, a respeito de um livro relacionado à genealogia, pois faço pesquisa de família. A ideia é interessante, mas não tenho esse projeto a curto prazo.

12 - Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever  suas próprias histórias?
Nunca deixe de publicar algo achando que ninguém vai gostar. Se você não disponibilizar seus textos ao público, jamais haverá a oportunidade de reconhecimento. Críticas negativas sempre existirão e cabe a cada pessoa saber como lidar com elas, analisando-as e reconhecendo-as como construtivas para corrigi-las em um próximo trabalho. É melhor se arrepender de algo que fez do que de algo que não fez.

Para você:
Escrever é... prazer
Livros são... inspiração
Inspiração Literária... //////////
Um livro: Anjos e Demônios, de Dan Brown
Um personagem: Sherlock Holmes
Um(a) autor(a): Agatha Christie
Um Sonho... viajar pelo mundo

Quer deixar um recado para os leitores?
Prestigiem a literatura nacional, pois, apesar de não termos tanto nome quanto os autores estrangeiros, basta abrir as páginas para descobrir que temos talento.

Mais informações sobre o autor em:
E-mail: marcioscheibler@ibest.com.br
 
Meu perfil no Facebook: 
http://www.facebook.com/home.php#%21/profile.php?id=100000446196901

Irresistivelmente fatal: 
http://www.facebook.com/pages/Irresistivelmente-fatal-Marcio-Scheibler/232241810165933

Cicatrizes de um segredo: 
http://www.facebook.com/pages/Cicatrizes-de-um-segredo-Marcio-Scheibler/200204930052039

Obrigado pelas respostas e desejo muito sucesso em sua carreira.
Raquel Machado

6 comentários:

  1. Me identifiquei muito com os comentários de Marcio. E adoro o gênero policial e poesias, seria uma ótima se ele escrevesse.
    Adorei conhecer mais sobre o escritor e fiquei curiosa para ler suas obras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel! Ainda não conhecia o Marcio e achei ele bem legal! Fiquei curioso para ler os livros dele... Ótima entrevista, adorei! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel!
    Já conhecia o Marcos, mas gostei de saber um pouquinho mais sobre ele aqui na entrevista.
    Adorei saber que ele gosta de Agatha Christie. Ela é uma das minhas autoras favoritas.<3
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista, ainda não conhecia o autor.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raquel!

    Foi um prazer conhecer o livro e um pouquinho mais do autor através do seu blog. Parabéns pela entrevista.

    Beijos,

    http://legereoculis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Fico tão feliz de ver talentos nacionais e ainda gaúchos escrevendo livros bons, ótimos.
    http://www.trilhasculturais.com/

    ResponderExcluir