segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Divulgações do Vingança Mortal

Oi povo,

Então hoje decidi fazer um post especial para dividir com vocês como foi a experiência de Divulgação do meu livro Vingança Mortal. Todos acreditam que o pior trabalho é escrever o livro, mas eu afirmo que está bem longe disso. Depois de escrever e publicar vem a parte mais complicada, a divulgação. Como fazer as pessoas conhecerem seu livro? Saber que você existe. Enfim, eu utilizei algumas táticas, que acho que foram bem válidas e vou compartilhar um pouquinho agora com vocês da minha experiência pessoal.



 
 
Primeiro de tudo consegui os contatos da impressa local: jornais, revistas, redes de tv e sai divulgando para todo mundo. Mandei um e-mail me apresentando, falando um pouquinho sobre meu livro, e fiz um material em PDF que descreve um pouco mais sobre ele e tem os principais links de contato: e-mail, facebook, skoob, etc (vou falar mais sobre isso no post que programarei para ensinar sobre divulgação aqui no blog).
 

Então lembro que a primeira a me responder foi uma rede de TV aqui da cidade, a TV CAXIAS (canal 14 da NET), eles me responderam rapidinho e pediram se eu tinha disponibilidade de dar uma entrevista para eles, e ai começou um dos meus grandes problemas: o tempo. Como eu trabalho o dia todo, foi bem complicado conciliar as duas coisas, mas consegui falar com o pessoal aqui da empresa, então tentei marcar as entrevistas perto do meio-dia, assim eu saia um pouquinho antes, ou chegava um pouquinho depois e consegui conciliar.

Voltando, ficou marcado minha entrevista para TV CAXIAS no dia 12/08 as 11:30hs. A primeira coisa que pensei foi: Com que roupa eu vou?Hehehe..sim parece bobagem, mas eu ia aparecer na televisão, então minha mãe me deu um ótimo conselho, disse para eu ir normal, porque assim as pessoas iam se identificar mais comigo, além de parecer mais natural. Outra dúvida começou a aparecer e me enlouquecer: E se eu não souber responder o que eles me pedirem? Sério, entrei meio em parafuso com essa ideia, o Marcelo Brinker que o diga, rsrs. Mas não ia deixar esses medos me afugentarem, eles tinham me cedido um espaço e eu ia aproveitar de qualquer forma.
 
Entrevista para TV Caxias com Marcio Schenatto
Então chegou o dia sai as 11hs aqui do serviço e fui até o prédio da TV, cheguei lá e conheci o Marcio Schenatto, muito simpático, ele pediu se eu me importava de filmarmos na livraria do Arco da Velha, já que lá ia ser o lançamento do livro, e eu aceitei achei uma ótima ideia. Como era pertinho, umas duas quadras, fomos caminhando e ele começou a pedir algumas coisas sobre minha vida e meu livro, quando chegamos lá eles começaram a se organizar e foi diferente de tudo que eu imaginei. Achei que íamos sentar em um local, ele ia fazer as perguntas eu responder e era isso. Mas não eles fizeram um trabalho todo organizado, primeiro gravando imagens, depois o áudio e a montagem ficou simplesmente perfeita. (Momento cômico: Ele me entrevistando e eu querendo pegar o microfone na mão...quando ele diz...não o microfone fica comigo, ok mico a parte). Enfim, fiquei muito feliz com o resultado final, deixo abaixo para quem quiser conferir  (+/- 5minutos):
 
 
 
A segunda pessoa a me responder foi a Rádio Caxias 93.5FM, eles foram muito simpáticos, eu expliquei minha situação na empresa, e eles propuseram, então que gravássemos e eles passariam no horário da tarde. Então cheguei lá na Rádio já imaginando que ia ser um pouco diferente, quem me entrevistou foi o João Estrada do programa das 16hs, um senhor muito simpático que como eu adoro cães. A entrevista durou 20 minutos e foi mais descontraída, onde consegui falar um pouco mais sobre minha relação com os livros. (Mico total: O pessoal aqui da empresa ligou na rádio no dia que ia passar e eu quis cavar um buraco e me esconder aqui quando vi que todos pararam para ouvir). Para quem quiser deixo o audio da entrevista aqui. Está em duas partes. Clique na Imagem 1 para escutar a primeira parte e na imagem 2 para escutar a segunda parte :
 
Clique na imagem para escutar a primeira parte da entrevista

Clique na imagem para escutar a segunda parte da entrevista

Depois disso chegou a vez de um jornal me ligar a Gazeta de Caxias, como de praxe combinei de ir ao meio-dia e meia no jornal, onde ele fez a entrevista. Adorei a matéria que eles fizeram que preencheu uma página toda (ainda não tive tempo de ir buscar meu jornal acreditam???Preciso de uma cópia). Muito legal eles terem me disponibilizado todo esse espaço. Para ir ao link da reportagem é só clicar na imagem:

 
 
Um outro jornal muito importante entrava em contato comigo: O Pioneiro, e a entrevista foi feita pelo telefone também, achei muito legal, ela perguntou várias coisas e consegui uma nota no principal jornal da cidade na noite do lançamento. Para aumentar a imagem basta clicar em cima dela:
 
 
Para fechar com chave de ouro, consegui uma outra entrevista para TV, dessa vez na TV UCS (aqui da cidade), no programa Armazém com a apresentadora Isadora Guerra. Cheguei lá de meio-dia e a primeira coisa que passou pela minha cabeça foi que eu devia ter me maquiado melhor, pois não tive tempo nem de passar um batonzinho, com a correria que estava. Fiquei impressionada com o local, e o stúdio deles. Eles foram muito simpáticos e a entrevista ficou muito boa também, apesar de ter me atrapalhado um pouquinho com as palavras acho que consegui me fazer entender. Para assistir a entrevista basta clicar na imagem abaixo (+/- 5minutos): 


Claro que tudo isso não foi tão fácil! Eu tive que persistir muito. Teve alguns lugares em que tive de mandar e-mail, ligar, mandar um sinal de fumaça, mas valeu a pena, pois consegui meu espaço. E agradeço a todas as redes que me cederam um espaço para que pudesse divulgar meu trabalho com as pessoas.

 
E falando em divulgação aproveito o espaço para deixar o book trailer do livro para quem ainda não teve a oportunidade de assistir e o link do Facebook para curtirem minha página:
 
 
VEM CURTIR MINHA PÁGINA NO FACE:
 
 

VENDAS DO VINGANÇA MORTAL:

O livro já está a venda diretamente comigo também. Para fazer seu pedido basta clicar no botão "Comprar" abaixo:
LIVRO AUTOGRAFADO
+
MARCADOR
+
FRETE INCLUSO
=
R$25,00


PARCERIAS COM BLOGS:
 
1. Compra do livro físico com um super desconto:

LIVRO AUTOGRAFADO
+
MARCADOR
+
FRETE INCLUSO
=
R$20,00

2. Envio do livro digital em forma PDF gratuitamente.

RESPONSABILIDADES DO BLOGUEIRO:
1. Realizar um post de divulgação do livro informando onde os leitores podem adquirir o mesmo.
2. Curtir minha página no facebook.
3. Adicionar o livro no Skoob.
4. Resenhar o livro no blog.
Estou aberta também a entrevistas ou outras ideias de divulgação.

RESPONSABILIDADES DA AUTORA:
1. Envio do livro em até 7 dias úteis. Se for em formato impresso estarei enviando marcadores extras.
2. Inserir o blog como Parceiro na página do livro aqui no Leitura Kriativa.
3. Ajudar na divulgação dos posts sobre o livro.

Para fechar a parceria basta enviar um e-mail para raquel.machado2014@yahoo.com.br e informar o tipo de parceria que deseja fechar, seu nome e o nome do seu blog com o assunto: Parceria Vingança Mortal.

26 comentários:

  1. Oi Raquel, nossa que legal conhecer toda sua trajetória para divulgação, ficou ótimo e não costumo ver tanto empenho para divulgar um livro, eu desejo muita sorte e muitas vendas para seu livro, que seja o primeiro de muitos, aguardo ansiosa para ler o meu. S2


    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/09/resenha-instituicao-para-jovens.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Obrigado pelas palavras, sim foi realmente uma correria mas acredito ter valido a pena. Espero que seu livro chegue logo e que a história te agrade.
      Beijos

      Excluir
  2. oi flor, la no blog saiu a divulgação e o pessoal ta ansioso por resenha, vai ser top!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila,
      Obrigado pelo aviso e pelo apoio, vou ir ver com certeza.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá!

    Adorei seu texto! Fiquei super feliz com tudo o que vc conseguiu!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente todos os autores que conheço falam que a parte de divulgação é a mais difícil e trabalhosa.
    Desejo sucesso viu!!! Beijos linda!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi querida, em primeiro lugar parabéns!!! e obrigada por dividir. 1 baita abraço

    ResponderExcluir
  6. Olá Raquel...
    Que trabalho legal de divulgação você fez, acredito que deve ser difícil se apresentar
    ao meio literário, mas pelo que tenho percebido você está fazendo um bom trabalho,
    parabéns pela coragem e perseverança, desejo muito sucesso a você e sua obra.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mas que chique heim!!!!!!!!!!!!!!! Sucesso <3
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai Raquel que show!!
    Estou muito feliz por você, mulher. Dou todo o apoio do mundo enquanto escritora e blogueira.
    E não vou dizer que posso comprar seu livro agora, estou passando por tempos difíceis aqui, mas certamente que posso divulgar e lerei o e-book se você quiser me enviar.
    Faz o seguinte... Manda um email para mim com todas as informações que acha importante sobre o livro que pode crer que estou dentro dessa!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com
    actb17@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Agradeço muito mesmo pelo apoio, ele é muito importante para nós autores. Vamos nos falando com certeza.
      Beijos

      Excluir
  9. Oi Ra,
    parabéns pelo livro.
    Espero que dê tud certo!!!

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ei Raquel

    Que legal, realmente deve ser muito difícil conciliar tudo e conseguir este espaço, que bom que está dando tudo certo.

    Sucesso. ^^
    bjs

    ResponderExcluir
  11. Nossa que legal! O livro parece ser bem interessante e a autora me pareceu muito simpática.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que legal!! Parabéns, seu livro parece ser maravilhoso!!
    Todo esse esforço vale a pena, não é?! Adorei suas entrevistas. Te desejo cada vez mais sucesso nas suas conquistas.
    Beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Raquel, eu estou muito curiosa em relação ao livro, porém estou sem dinheiro esses dias, mas ele já entrou na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  14. Puxa, que legal! Admiro muito sua garra, que correu atrás e conseguiu alcançar seu objetivo. Muito legal as entrevistas. Muito bom esse apoio da sua cidade. Isso sim é valorizar a prata da casa, hehe! Parabéns!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  15. Oi Raquel, tudo bem?

    Que bacana seu trabalho de divulgação. Te desejo muito sucesso com o livro!

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel, como está?
    Eu imagino como deve ser difícil essa tarefa de divulgar o seu trabalho, ainda mais com o preconceito que a galera tem do livro nacional.
    Deve dar um trabalhão.
    Desejo muito sucesso na sua empreitada e que seu livro fique muito conhecido.
    Beijos,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  17. Parabéns, parabéns :D Fico tão feliz quando vejo autores nacionais batalhando que tenho vontade de sair comprando tudo e todos. Amo nacionais ♥ ♥ ♥

    Próxima semana eu vou comprar o seu e o Picta Mundi da Gleice, vou te enviar um e-mail para falarmos de uma parceria com o PL \o/ E como eu já ia fazer um post de divulgação de Vingança Mortal vai ficar mais fácil. Sucesso! Sucesso!

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  18. Oi Raquel!
    Que legal suas divulgações!
    Adorei as entrevistas!! Desejo ainda mais sucesso para você em sua carreira!

    Beijussss;
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiii Raquel. Parabens pela otima divulgação ( que realmente eh a parte mais dificil do trabalho). Mas eh mt legal quando conseguimos um espaço para falar do nosso trabalho neh? Todo o nosso esforço eh recompensado. Parabens e muito sucesso.
    Ps: Que venham muitas e muitas boas parcerias. Um beijão.
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oláaa!! Tudo bem??
    Fico tão feliz quando vejo os autores nacionais ganhando o reconhecimento que merece, sabe? Estou super feliz por você.
    Te desejo as melhores conquistas, você merece pois está batalhando pelo seu sonho!!
    Beijoss

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Raquel, apesar das dificuldades que surgem nessa jornada, fico feliz em ver seu empenho. Sua amiga tava certa quando disse que todos os seus pensamentos podem ser compartilhados com o mundo... e é verdade. Essa é a essência de um bom autor, a persistência e vontade de levar seu trabalho adiante. Adorei todo o material que foi publicado, e torço pelo seu sucesso.

    Abraços!
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Que legal, Raquel!

    A vida anda bem corrida, pelo jeito, né?
    Mas que bom que está rendendo frutos.

    Parabéns pelas entrevistas e por todo o retorno que certamente você está tendo.
    Te desejo sucesso!

    Beijo grande!


    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  23. Tão bacana quando nosso trabalho é reconhecido! A gente sente um orgulho enorme.. E parabéns pelo livro espero que outros tantos cheguem e que façam sucesso!


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir