sábado, 10 de julho de 2021

Vida de Escritora: Planejamento


🧮Hoje quero falar de uma etapa fundamental do processo de escrita que é o planejamento. 

🔖Eu escrevo desde me conheço por gente, e confesso que no início não dava muita importância para isso, saia escrevendo as ideias que tinha e isso me causou bloqueio em alguns textos, pois não sabia onde queria chegar.

🧮Depois de fazer alguns cursos de escrita e de experimentar algumas coisas, hoje tenho uma forma de planejamento que quero dividir com vocês.

🔖Primeiro de tudo nasce a ideia, é para mim isso acontece das formas mais inusitadas como já comentei por aqui. Em seguida, eu tento descrever essa minha ideia em uma frase para saber qual será o tema que vou abordar, isso me ajuda muitas vezes a achar também a voz narrativa: se será em primeira ou terceira pessoa, ou ainda se vou intercalar os personagens nos capítulos. 

🧮Depois disso tento definir qual o gênero que vou querer tratar nesse texto: será um chick lit, um romance hot, um romance juvenil, isso me ajuda a definir o público alvo que vou querer abranger.

🔖Em seguida, eu utilizo a escaleta descrevendo os capítulos e no meu caso acabo já descrevendo diálogos em alguns deles, porque meus personagens adoram falar na minha cabeça. Falando em personagens aproveito para definir algumas características marcantes que vão conduzi-los pelo restante da história.

🧮Depois disso tudo eu começo a escrever. Basicamente posso definir meu processo nessas etapas, claro que dependendo do texto faço mais alguns planejamentos ou menos, mas isso tudo depende do tipo de história. 

🔖Espero que tenham gostado do post, futuramente pretendo falar com mais detalhes de algumas dessas etapas por aqui.

#vidadeescritora #planejamento #escaleta #organizarideias #personagens #escrita #dicasdeescrita 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário