sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Cinekriativa: Tempestade - Planeta em fúria

Elenco: Gerard Butler – Jake; Ed Harris – Dekkom; Andy Garcia – Presidente Palma; Jim Sturgess – Max
Direção: Dean Devlin
Gênero: Ação, Ficção Científica
Duração: 109 min.
Distribuidora: Warner Bros.
Ano: 2017
Classificação
A ocorrência cada vez mais frequente de eventos climáticos capazes de ameaçar a existência da humanidade faz com que seja criada uma extensa rede de satélites, ao redor de todo o planeta, de forma a controlar o próprio clima. Apelidado de "Dutch Boy", este sistema construído a partir da cooperação de 17 países é coordenado pelo engenheiro Jake Lawson (Gerard Butler). Após anos de dedicação, ele é afastado da função devido a questões políticas e, em seu lugar, é nomeado seu irmão caçula, Max (Jim Sturgess). Três anos depois, quando a coordenação do "Dutch Boy" está prestes a ser transferida dos Estados Unidos para a ONU, falhas pontuais provocam uma forte nevasca em pleno deserto no Afeganistão e altíssimas temperaturas em Hong Kong, que matam centenas de pessoas. Jake é então convocado para descobrir o que está acontecendo e, enviado para a estação internacional, desvenda uma imensa conspiração ao mesmo tempo em que precisa deixar para trás os atritos existentes com Max.


Bom dia galera,

Quem aí gosta de filmes de catástrofes naturais? 

Nós curtimos muito, então sempre conferirmos quando conseguimos. Assim quando vimos esse novo filme ficamos interessados em assistir e gostamos muito. Confira o que achamos de Tempestade - Planeta em Fúria.



Nesse filme estamos um futuro não tão distante onde o planeta literalmente enlouqueceu. Entre furacões e tsunamis, o clima não é mais o mesmo e os seres humanos estão prestes a ser dizimados. Para evitar isso várias grandes nações se unem para encontrar uma solução chamada "Dutch Boy", um super sistema que ajuda a controlar o clima, exatamente isso que você leu. Controlar como ficará o clima

Jake é o responsável por criar esse sistema e ele chefia a equipe, porém por algumas questões políticas ele é afastado do cargo, sendo seu irmão caçula Max nomeado em seu lugar.

Três anos depois esse sistema será repassado para a ONU deixando de pertencer aos EUA, porém uma nevasca atinge o deserto do Afeganistão e dias depois o chão de Hong Kong derrete deixando vários feridos. Para contornar esses problemas o presidente dos EUA solicita que alguém deve ir ao espaço conferir. 


O que pode estar acontecendo de errado com o sistema? 
Para isso Max pede para seu irmão ir até a estação espacial e conferir o que pode estar acontecendo.

Eles não podiam imaginar que na realidade estão se envolvendo em uma grande trama política que está prestes a acabar com meio mundo.



MINHAS IMPRESSÕES

Um ótimo filme. Eu gosto muito desses filmes principalmente porque eles fazem a gente pensar sobre o que estamos fazendo com nosso planeta. Se vermos não estamos de um futuro tão distante assim e a culpa disso é extremamente dos seres humanos que não se preocupam com pequenas coisas como "economizar água", "não jogar lixo no chão", coisas que qualquer um pode e deveria fazer, mas existe gente que ainda não se preocupa com isso. 



Os atores foram bem. Gosto muito do Gerard Butler e acho que ele fez um ótimo papel sendo aquele super herói que todos esperamos. Seu irmão interpretado por Jim Sturgess também se saiu bem e os dois passaram aquela conexão de irmãos mesmo, show de bola.


Os efeitos especiais foram bem legais e acho que eles aproveitaram esse esquema das catástrofes para dar essa ação ao filme, porém no final devo comentar que teve um efeito que me deixou meio confusa, tipo um raio laser vindo do céu, achei esquisito. Tirando esse fator foi legal. Também sempre é muito legal ver o espaço.



No final do filme tivemos uma surpresa também com uma das personagens que acaba fazendo algo inesperado e que me fez acabar torcendo para que ela conseguisse sair viva também.


Sobre o enredo e toda a trama política foi interessante ficamos até poucos minutos antes do final para descobrir quem era o grande manda-chuva, o que tornou o filme bem dinâmico porque você fica grudado tentando desvendar o mistério junto a todos antes que seja tarde demais. 



TRAILER:



Concluindo, é um ótimo filme com uma lição bem legal que vai agradar aos fãs do gênero.


Raquel Machado

5 comentários:

  1. Olá, Raquel.
    Eu me interesso em assistir porque assim como você também sou fã de filmes assim. Me dá um nervoso bom hehe. Acho que serve um pouco para conscientizar o o povo do que estamos fazendo. Eu fico com muita raiva quando vejo que as pessoas não estão nem ai para coisas como jogar o lixo na rua. Eu fico lá segurando o lixo um tempão até achar um lixo e as pessoas jogam como se fosse normal ser porco.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica Raquel. Uma colega do trabalho falou esses dias sobre esse filme e confesso que eu não tinha achado muito interessante. Depois da sua crítica, passei a ver o filme com outros olhos. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, tudo bem? Eu estava morrendo de vontade de ver esse filme, daí falaram super mal e eu deixei de lado, mas agora fiquei com vontade de ver de novo, amo filmes do gênero!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raquel!

    Também gostei bastante desse filme, os efeitos são sensacionais, e toda a reflexão é marcante, já que o futuro previsto no filme não está tão distante, com o mundo só piorando.

    xx Carol
    Vem participar do booktour do meu livro O poder da vingança!
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O roteiro tem o mérito de tentar criar arcos dramáticos: de Jake com sua família, em especial a relação dele com a filha, esta magoada por ele nunca cumprir suas promessas. Sinceramente os filmes de ação não são o meu gênero preferido, mas devo reconhecer que Tempestade: Planeta em Fúria superou minhas expectativas. Adorei está história, por que além das cenas cheias de extrema e efeitos especiais, realmente teve um roteiro decente, elemento que nem todos os filmes deste gênero tem.

    ResponderExcluir