segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Acho que cresci da Neiva Meriele

Editora: Independente
Gênero: Romance Teen / Nacional
Páginas: 282 páginas
Ano: 2017
Classificação
Onde Comprar:

Quatro coisas fazem a cabeça de Jenni Celli: livros, chocolate, All Stars... E um certo carinha de olhos azuis que sequer sabe que ela existe.

Jennifer está cursando o último ano do ensino médio no melhor colégio da região. Filha de importantes advogados, a garota leva uma vida confortável e faz parte de um grupo de seis amigas inseparáveis. Ela deveria ser bem resolvida, mas #SóQueNão, porque existe algo dentro de si que ainda não está em harmonia.
Quando Merili, a única “desencalhada” do grupo, propõe que façam uma aposta, de que até as férias de inverno todas devem estar namorando, Jenni é a primeira a ir contra e pensa: Isso lá é aposta que se faça? Ninguém pode estipular um prazo para se apaixonar!
Mas basta a aposta ser feita que coisas surpreendentes começam a acontecer. Então, o amor, a amizade e a cumplicidade dessa galera será colocada à prova.

Amores, preconceitos, intrigas e fortes doses de suspense esperam por você nesse romance teen, que contará a história da princesa e o plebeu contemporâneos. Vamos viver uma aventura romântica com essa turminha?


Bom Dia,

Hoje venho trazer a resenha de mais um livro Nacional, da amiga escritora Neiva Meriele. Devo confessar que me apaixonei por essa capa no instante que a ela postou na internet, achei muito fofa e divertida. 

Para minha sorte em Julho desse ano(2017) tivemos um evento literário e a Neiva veio dar uma palestra aqui na minha cidade, e eu aproveitei para comprar meu exemplar autografado.

Acho que Cresci é um romance teen, muito fofo e divertido. Nele conhecemos seis amigas inseparáveis: Merili, Claudinha, Raquel, Rita, Ingrid e a protagonista Jenni. Elas estão acabando o ensino médio e decidem fazer uma aposta, até o final do ano todas elas devem estar namorado, caso isso não aconteça a pessoa escrever que é uma "encalhada" nas redes sociais.



Eu achava o máximo aquele negócio de apostas, de pacto entre amigas, mas nem me passou pela cabeça que a tal aposta dizia respeito a garotos.
- É isso,meninas: vamos fazer uma aposta que até as férias de inverno todas nós estaremos desencalhadas. Vamos dar um basta nessa solteirice. Quem não cumprir, terá que escrever no status de todas as suas redes sociais "Sou uma encalhada infeliz", e deixar durante um mês inteirinho.
página 19

O ano letivo começa, assim como a busca desenfreada pelo amor. Todas as garotas vão conseguindo seus possíveis namorados, menos nossa protagonista que ficou apaixonado por um certo moreno de olhos azuis em uma noite e não consegue tirar ele da cabeça. O problema é que eles não trocaram uma palavra e ela fica fissurada nesse amor platônico. Porém, o destino decidi dar uma ajudinha para a menina, e ela acaba encontrando o mesmo moreno lindo em uma  festa que uma das amigas organiza, e descobre que ele é o irmão do namorado dela. Tudo parecia perfeito, até eles começarem a conversar e verem que existe algumas barreiras para que esse amor aconteça.

Eu sabia que estava com o rosto enrubescido e fiquei ainda mais quando ao passar por Ruan, pisei em cima de seu pé e cai praticamente em seu colo.Foi engraçado para os outros, mas eu tive ímpetos de pular fora daquele ônibus.
página 156

Em paralelo a isso Jenni recebe a notícia que seus pais pretendem se mudar para Porto Alegre, pois estão tendo mais sucesso como advogados por lá. Mas, ela não quer deixar sua cidade nem suas amigas, então eles concordam em deixar ela terminar o ano na cidade morando apenas com sua avó. 

Depois desse dia as coisas mudaram para todas nós.Eu não tinha medo de sair sozinha, mas meus pais pareciam levar aquilo muito a sério. Minhas amigas passaram a sair somente com os pais ou com seus namorados, o que me deixava extremamente irritada.
pagina 135


A coisa fica séria quando seus pais começam a receber ameaças de morte, eles estão preocupados com a filha sozinha na cidade, mas a garota não se importa com isso, quem iria querer lhe fazer mal. Então, continua vivendo sua vida sem maiores precauções. Porém, nem tudo é flores e o que parecia tão distante pode estar mais perto do que ela imagina.



MINHAS IMPRESSÕES

Acho que cresci foi uma leitura muito agradável que me surpreendeu em diversos pontos e me fez sorrir ao final. O livro é narrado por pontos de vistas diferentes, temos a visão de Jenni, a protagonista principal, mas também em alguns momentos temos a visão de algumas de suas amigas e até de seu paquerete, gosto muito de histórias assim, parece que conseguimos ter uma visão mais ampla do todo.

A escrita da Neiva sempre me agradou por ser leve e fluída, e continua assim, quando vi já estava no final do livro. A diagramação do livro é linda e dou os parabéns para autora pois sei que foi um trabalho independente e conseguimos ver todo capricho e carinho que ela teve com sua obra. A capa me convenceu desde a primeira vez que vi como já comentei, ela é bem chamativa e remete a diversão do livro.Além disso, os "All Star" da capa está relacionado com a protagonista que adora esse tipo de calçado e tem todo um esquema nisso, pois ela está passando de uma fase mais adolescente para adulto, trocando o tênis pelo salto alto, achei isso demais.

Existem vários outros pontos positivos em torno dessa história que gostaria de compartilhar. Primeiro ele não é só um livro de Romance Teen mas também tem uma "pegada" de mistério e ação, o que me agradou muito mesmo e tornou a leitura mais madura.

Outro ponto é que o livro se passa na minha cidade Natal, Caxias do Sul. Eu ficava imaginando os lugares que a autora descrevia como os "shoppings" e foi muito legal. Além disso, damos uma passadinha em alguns outros lugares aqui do Sul como: Gramado e Porto Alegre com referências a pontos turísticos e até um estádio de futebol.

Outra questão abordada pela autora que me deixou surpresa foi o preconceito entre as classes sociais. Como pessoas da alta sociedade podem enxergar nós o povão e como ainda existe preconceito em relação a isso, mas que ela conseguiu tratar de uma maneira bem leve nos mostrando como isso está errado e que é hora de deixar esses costumes para trás.

Sobre as personagens todos me agradaram muito. Acredito apenas que as amigas da protagonista perdem um pouco do foco ao longa da narração, isso acontece porque realmente são vários personagens para se lidar. Jenni me agradou no geral ela é uma típica adolescente riquinha e que gosta de se divertir, o amadurecimento dela durante a trama foi muito interessante. Gostei muito dos pares românticos também e da diferença da classe entre eles. Sobre a suposta vilã, foi realmente muito legal a sacada da autora, algo que poderia acontecer no nosso dia a dia, acho que foi uma das partes que mais me agradou. E tem a avó da Jenni que é uma fofa.

Concluindo, Acho que Cresci é um livro divertido com diversas problemas adolescentes mas que introduz um cenário um pouco adulto, que nos deixa intrigados e felizes ao acompanhar o amadurecimento dessas garotas. Recomendo!

Sobre a Autora
Neiva Meriele escreve romances românticos e é estudante de Tecnologia em Negócios Imobiliários. Nasceu em 1989, na pequena cidade de São Francisco de Paula, Serra Gaúcha. É filha do meio de um casal de missionários. Passou sua infância e adolescência mudando com frequência de escolas e cidades, chegando a morar dois anos e meio no exterior. Essas constantes mudanças fizeram com que extraísse o melhor de tudo o que via, e dessa forma alimentava o grande sonho de se tornar escritora. De natureza apaixonada, começou a escrever desde muito nova e não parou mais.
Atualmente, junto do marido John Lennon e o filho Juan Pablo, a autora divide suas atenções entre Caxias do Sul e o interior da cidade onde nasceu.
Tem como cenário inspirador, as maravilhas da Serra, de um lado os Cânions de Cambará do Sul, do outro, as cidades encantadoras de Gramado e Canela, e às vezes, como benção da natureza, a neve.
Seu romance de estreia foi A Hora da Verdade, romance Y.A lançado pela Modo Editora em 2013.

E vocês já conheciam o livro?
O que acharam da capa?
Deixem seus comentários iremos retribuir.

Raquel Machado

20 comentários:

  1. Olha, eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas depois dessa sua resenha, eu já quero conhecer, ler, me apaixonar. Porque eu sei que vou me apaixonar... Amo histórias assim, acho que ainda me identifico com o crescimento hahaha
    Adorei a resenha e a dica já está anotada!

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço este livro por fama, mas infelizmente não por ter lido. Gosto muito do enredo e toda trama existente nele.
    Fiquei curiosa para saber a sacada da Neiva quanto ao desfecho do livro, quero muito ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia o livro mas achei a história bem meiguinha e fofa! Adoro livros infato-juvenis e ainda mais por ser de uma autora nacional, me dá um gás a mais para querer ler. Já anotei a dica. Adorei a resenha!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Adoro estes livros teens e desde que vi este rolando nas redes sociais já fiquei curiosa para lê-lo. Adorei tua resenha e minha curiosidade só aumentou!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel!
    Eu já li um conto dessa autora e pretendo ler mais livros dela, principalmente os romances cristãos. Acho q esse em especial é bem infanto juvenil pra mim, mas gostei de ler sua opinião!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Esse deve ser um livro bem leve e divertido. Amo esses clichês de menina rica e menino pobre <3 Essa capa está um espetáculo, sem mais, só que o melhor ponto para mim foi o fato de se passar no Brasil, no Sul... Amei. Se tiver oportunidade, quero ler com certeza. Muito sucesso para a autora. Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia o livro, mas me interessei bastante. Gostei da premissa e de saber que além do romance adolescente, também tem um pouco de mistério e ação. Isso torna a leitura bem mais interessante!

    Um beijo, Pri 😘

    Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conhecia o livro e nem autora,mas parece bem legal gosto de livros adolescente com pegadas madura e com crescimento dos personagens.
    A capa é muito fofa,compraria pela capa com certeza.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. É a primeira resenha que leio sobre esse livro, e suas impressões sobre a leitura me deixaram interessada em saber mais sobre essas amigas! A capa é realmente uma fofura!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Raquel!
    Que história amorzinho!
    Não conhecia essa autora e como adoro leituras com adolescentes e todos os seus questionamentos, amores e desamores esse certamente vai pra minha lista de leituras.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Que capa mais linda!!!
    Eu não curti a premissa da obra, o título me deixou a impressão de ser tipo o "De repente 30", mas quando li a resenha eu não me interessei. Sei lá, pode ser impressão minha, mas achei a ideia das amigas bem tosquinha (tá bom que adolescente tem mesmo dessas coisas), não sei como se dá a construção desses namoros, mas parece que enganaram os namorados ou que só embarcaram em uma relação para não pagar mico nas redes sociais. Fora que na época em que estamos, quem pensa que não pode lhe acontecer nada de mal? ainda mais com os pais recebendo ameaças?
    Enfim, talvez se eu por acaso ler o livro eu tenha uma outra visão sobre ele.

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Eu super curto livros adolescentes! Nunca li nada da autora, mas acho ótimo ela bordar outros assuntos além do esperado, amo livros com narrativas intercaladas!
    É um livro que gostaria de ler, parece ser bem divertido!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii! Eu não conhecia essa autora, mas achei a história bem divertida e ao mesmo tempo bem interessante, ainda mais por não conter apenas romance. Gosto de livros que contêm amizade e com certeza tornam a história bem divertida. A sua resenha está ótima e espero conferir essa história um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel, a capa é mesmo uma graça, não foi a toa que você se apaixonou...
    Gostei do enredo também e este preconceito entre classe que a autora abordou serve de alerta.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Raquel!
    Primeira vez que tenho contato com a obra e a autora, parece ser um livro muito divertido e ainda cheio de ação. Sabe aqueles livros da série Vaga-lume? Me lembrou muito deles. Valeu a dica!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  16. Olá Raquel,
    Ainda não li nenhum livro dessa autora nem conhecia esse título, mas achei ele muito interessante. Fiquei muito contente por termos um grupo de amigos que passam por várias situações. Também gostei muito de saber que se passa na sua cidade e que o final tenha te deixado com um sorriso no rosto, eu adoro essa sensação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,

    Eu gosto de livros mais teens para momentos em que estou de ressaca literária ou querendo dar uma mudada no gênero que estou lendo. Pois são obras que, no geral, são divertidas e cativantes.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Raquel ^^
    Livros teens assim são ótimos para superar ressacas literárias pesadas. Confesso que me interessei justamente para esse intuito pois não é um enredo complexo e que cansa a mente. Nos relaxa, faz lembrar a infância e até trás reflexão sobre como eramos imaturos ou exagerados quando jovens.
    Eu, particularmente, sou um fã assumido de all star que precisa criar vergonha na cara e comprar um novo porque o meu rasgou. ashsuhsa
    Achei interessante que mesmo para um livro juvenil a autora usou uma abordagem de ação que pode dar aquela pitada de amadurecimento que tem que haver no enredo.
    Sobre a aposta, achei muito imaturo da parte das meninas fazerem isso. Elas pensaram no depois? Estão apaixonadas mesmo pelos seus pares? Não creio que tais apostas deveriam existir mesmo já tendo visto milhares de vezes isso acontecer na minha época de colegial.
    Parabéns pela resenha e por estar incentivando a literatura nacional contemporânea, Raquel. :)
    Abraços.

    ResponderExcluir
  19. Não costumo ler muitos livros do gênero, não são todos que agradam ao ponto, mas esse me conquistou! Fiquei bem curiosa a respeito de como elas encararam essa aposta louca e bem cara de adolescentes. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  20. Conheci, virtualmente, a Neiva esse ano e me apaixonei por ela e pela escrita dela.
    Tenho os ebooks dela e pretendo ler em 2018 com certeza.
    Foi ótimo conferir suas impressões desse livro mais que querido 😘😘😘

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir