quinta-feira, 7 de setembro de 2017

CineKriativa: "A Torre Negra"



Eu não miro com a mão. Aquele que mira com a mão esqueceu o rosto de seu pai. Eu miro com o olho.
Eu não atiro com a mão. Aquele que atira com a mão esqueceu o rosto de seu pai. Eu atiro com a mente.
Eu não mato com a arma. Aquele que mata com a arma esqueceu o rosto de seu pai. Eu mato com o coração.”


Antes de mais nada, vamos deixar aqui o link para o vídeo que fizemos sobre as impressões desse filme:



Olá pessoal, tudo bem? Marcelo aqui escrevendo, e o assunto de hoje é o filme “A Torre Negra”, baseado na obra de Stephen King. Já adianto que eu apenas assisti o filme, não li os livros. AINDA. Sei que tem muitas críticas já pela internet, e que, provavelmente, em relação à obra literária o filme deixou a desejar, então ressalto que esta análise é unilateral, se baseia única e exclusivamente no filme. E já adianto que eu gostei sim.

No filme somos apresentados ao jovem Jake Chambers (Tom Taylor), um menino meio perturbado. Ele tem estranhos sonhos, desde que seu pai morreu, e faz desenhos sobre esses sonhos. Toneladas de desenhos. Sua mãe (interpretada pela estonteante Katheryn Winnick, a “Lagertha” do seriado Vikings) o ama e quer muito acreditar nele, mas acha mais provável que seu filho esteja louco. Seu padrasto já não tem mais paciência para lidar com ele, e preferia internar o guri.

Os sonhos de Jake mostram muita coisa, mas na maior parte do tempo ele vê três elementos: o pistoleiro, o homem de preto, e a torre negra.
Olha aí a dupla dinâmica do filme!

O homem de preto, Walter Paddick (Matthew McConaughey) é a personificação do mal, e quer derrubar a Torre Negra, que é o pilar que protege os universos da invasão das forças sombrias. O pisloteiro, Roland Deschains (Idris Elba) é o último de sua linhagem, com o dever de proteger a torre.

Para derrubar a torre Walter precisa de crianças, e tem um exército que rouba essas crianças do mundo chave (nossa querida terra) para atacar a torre. E aí que entra o garoto Jake.

O filme traz um pouco de cada universo (o nosso e o do pistoleiro), e é legal quando Roland vem para o nosso, rolam umas piadinhas de choque cultural bem divertidas.

As cenas de ação são interessantes, é legal perceber a habilidade do Pistoleiro em manobrar situações às vezes desvantajosas para ele.

E aí está o "pai da criança"! Não sei vocês,
mas esse homem me dá medo!!!
Não sou ingênuo a ponto de achar que a obra foi bem adaptada. Eu não a conheço, mas não tem como adaptar uma coleção de 7 livros em um filme de 1 hora e 40 minutos, e isso ficar satisfatório. Porém, como filme, isoladamente falando, ficou legal sim, bem interessante. E serviu para me deixar com mais vontade ainda de pegar os livros! Se não funcionou como adaptação, como propaganda com certeza ele cumpre seu papel.

É isso aí gente, se você só conhece a obra de ouvir falar (como era o meu caso), vale a pena conferir o filme para ter um gostinho do que tem nos livros. E é obra do Tio King né, o cara não decepciona! Até a próxima!
Titio Darth está considerando a
hipótese de trocar o sabre de
luz por uma pistola...

17 comentários:

  1. Oi! Realmente não dá para comparar os filmes com os livros, se vamos ao cinema com a expectativa de ser uma adaptação perfeita, iremos nos decepcionar. Muito bom ler o ponto de vista de quem ainda não leu o livro, as críticas são positivas. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica pessoal. Amo os livros do Stephen King, mas nunca tive curiosidade de ler a série A Torre Negra e nem ao menos sei explicar o motivo (talvez seja pela quantidade extensa de livros). No entanto, quero muito assistir o filme e fico feliz em saber que a impressão de vocês sobre o mesmo tenha sido bacana. Abraços!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Marcelo do céu, ainda não assisti o filme nem li o livro, mas estão dizendo muito por aí que o filme não foi nem um pouco fiel ao livro. Deus me defenderay. Tenho a mesma opinião em relação à adaptações que você, inclusive eu cito basicamente isso que tu disse no post em que eu falo da adaptação de Death Note.

    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, Marcelo.
    Eu li até o terceiro livro há alguns anos e confesso que pouco entendi da história. Talvez se reler hoje eu entenda melhor. Meu sobrinho que é super fã, disse que o filme é bom, mas não tem nada a ver com os livros hehe. Mas quando a gente assisti sem ler a visão é outra mesmo. Eu assisti recentemente Death Note e gostei muito, mas nunca tinha visto falar nada sobre ele hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita curiosidade em relação a esse filme, mas ainda não o vi.

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  6. olá. Tô curiosa pra assistir mas queria ler a série antes, então nem tão cedo vou ver a adaptação hahaha
    mas já tinham me falado que deixou bem a desejar como adaptação... de qualquer forma só posso tirar melhores conclusões quando conhecer ambas as versões...
    bjs...

    ResponderExcluir
  7. Mestre King arrasando nas telonas também. Não li a série, mas acho que vou jogar nesta adaptação sem pudores.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Olá, confesso que não me animei para ver esse filme, apesar de amar a obra do King, bem como suas adaptações. Gosto da premissa, mas como vc mesmo falou, não dá para compilar uma série de livros em um filme. Mas que bom que o filme cumpre bem o papel. Adoro os atores e tenho certeza que o filme também é de boa qualidade. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu li o primeiro volume de A Torre Negra na versão de HQ e como não fazia o meu gênero eu confesso que eu não me lembro muito da história, maas ainda assim só pelo trailer dá pra ver que tem bastante coisa diferente. Se o filme é bom e compreensível para quem assiste só a adaptação sem ter conferido o livro antes, ainda tá valendo hahaha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Já quero assistir sim ou com certeza?!
    Hahahah
    Mas farei que nem você: verei o filme primeiro.
    Beijos
    5 O'clock Tea

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcelo,
    Vários amigos me indicaram esse filme, mas eu ainda não tive a oportunidade de assisti-lo.
    Está na lista! hahaha
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu também não li nada do King, e por mais estranho que pareça, não tenho vontade, por mais que muitos falam e conheço muitos que o adoram, mas nenhuma do autor me chama a atenção.
    Por mais decepcionante que possa parecer, é necessário entender que uma adaptação cinematográfica nunca será igual ao livro porque é impossível. Vou procurar assistir o filme, talvez eu goste e me interesse pelo livro, né?
    Adorei o post.
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  13. Olá! As pessoas tem que entender que a adaptação para o cinema ou tv sempre terá diferenças do livro, é impossível ser 100%. Não li os livros e nem assisti ao filme, mas gostei das suas impressões, o que só me deixou curiosa para começar a ler, abraços!

    ResponderExcluir
  14. Oii, tudo bem?
    Tô loucaaa pra assistir esse filme (e ler os livros, claro), apesar de ouvir tantos comentários negativos. Gente, tem o Idris e o Matthew no elenco, já amo ueheuheueh então, não posso dizer muito, pois conheço a história muito superficialmente, sabe? Mas imagino que como filme, ignorando que é uma adaptação, ele funcione bem sozinho. No estilo mais hollywoodiano possível. Espero assistir em breve.

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Eu ainda nao li os livros e nem assisti ao filme.
    Na verdade, pretendo esperar o valor do box baixar um pouco para compra-lo. E não sei se assistiria ao filme antes de ler os livros, apesar de que deve ser difícil fazer os livros perderem a graça. Afinal, como voce disse, são sete livros e um filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Oi pessoal eu adorei o vídeo de vcs! Eu fiquei bem chocado com a questão do abuso pq como não tinha lido o livro foi tudo muito inédito pra mim. Os atores estão sensacionais e espero muito pela continuação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  17. Matthew McConaughey é um dos meus preferidos, adorei o seu papel no filme, como ator se compromete muito com o personagem. A torre negra se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o livro, quando soube que seria adaptado a um filme, fiquei na dúvida se eu a desfrutaria tanto como na versão impressa. Li que A torre negra filme foi dirigido por Nikolaj Arcel e fiquei muito satisfeita com o seu trabalho, além de que o elenco foi de primeira. De verdade, adorei que tenham feito este filme. Os livros são difíceis de superar, mas essa adaptação deixa um bom gosto na boca.

    ResponderExcluir