segunda-feira, 11 de setembro de 2017

CineKriativa: It A Coisa

Estreia:07/09/2017
Gênero: Terror
Duração: 135 min.
Direção: Andrés Muschietti
Roteiro:Chase Palmer, Gary Dauberman
Distribuidor: Warner Bros.
Classificação: 16 anos (que deve ser respeitada, sério não é filme para criança)
Ano: 2017









"Você também vai flutuar!"

Bom Dia Pessoal,

Trago hoje para vocês a resenha do filme It - A Coisa escrita e em vídeo (para quem está com preguiça de ler, ou quer saber mais sobre o filme). 


No cinema com o cartaz do filme
Hoje venho trazer a impressão de um filme que estávamos ansiosos para assistir. Ansiosos e confesso com um pouco de medo, afinal os filmes do mestre do terror já tem sua fama de não serem "historinhas para criança dormir", e esse prometia ser o tipo de filme que causaria pesadelos.

O filme It- A Coisa é baseado no best seller do mestre do terror Stephen King e é um remake do filme de 1990 intitulado It - A obra prima do medo. Agora não importa muito, se você já leu o livro ou assistiu ao antigo filme, porque com certeza essa nova adaptação merece ser conferida de perto no cinema. 

Eu e meu excelentíssimo marido Marcelo Brinker infelizmente não tivemos a oportunidade de ler o livro (ainda), mas fomos ao cinema com uma mega fã desse escritor (minha prima Simone Kramer) e ela saiu muito feliz do cinema revelando que a adaptação não deixou nada a desejar sobre o livro (o que é um excelente sinal). 

No filme somos levados a Derry, uma cidade no interior do Maine, e somos apresentados há um grupo de crianças que se intitulam como o "Clube dos Perdedores" (na legenda colocaram como Clube dos Otários tradução tosca),porque eles sofrem bulling na escola de outros colegas. Mas essa não é a principal preocupação dessa turma.

Turma dos otários e uma cena que vai te dar calafrios...
Nas férias de verão, eles começam a ter alucinações com uma fantástica criatura vestida de palhaço. Interpretado por Bill Skarsgad, Pennywise o palhaço dançarino atormenta as crianças transformando seus piores medos em "realidade". Essa criatura aparece a cada 27 anos na cidade para se alimentar, e seu cardápio, bem, são "crianças".

A data chegou e eles vão ter que mostrar que são capazes de enfrentar seus piores medos, e que a amizade realmente pode salvar vidas.

Nunca mais vou ver um palhaço da mesma maneira...

Estou realmente fascinada com esse filme até o momento, arrisco dizer que foi um dos melhores filmes que vi esse ano, sendo um dos melhores filmes de terror que vi depois de vários anos. Tio King não decepciona, ele traz uma história recheada de terror, aventura e até um pouco de comédia (sim vocês leram direito, não tem como não dar algumas risadas com essa turminha do barulho e sua ideias mirabolantes). E acredito que esse é o maior diferencial desse filme, pois ele não é apenas um filme que vai te dar sustos, mas ele tem conteúdo abrangendo várias questões que são polêmicas.

Sobre a história, sendo escrita há vários anos atrás, temos retratado temas bem polêmicos e muito debatidos ainda em nossa sociedade, como o Bulling, a forma como ele é apresentado no filme é muito real. Além disso, outros ingredientes que acrescentam a história como: a super proteção dos pais e o abuso sexual de menores, a superação da perda de entes queridos, além do valor da verdadeira amizade.

Quero comentar também sobre algo que me agradou muito que foram as referências a década de 80, temos uma cena onde o pessoal passa em um cinema e está em cartaz "A Hora do Pesadelo", sem falar em referências musicais que quem assistir vai me entender, achei isso uma coisa muito legal,pois conseguimos entrar nessa atmosfera antiga de cabeça.

A famosa frase "Você também vai flutuar", tem uma influência grande no desenrolar dos fatos e me surpreendeu muito (mais uma cena para causar calafrios). Ela é referência a algo bem mais macabro do que eu imaginava.


Sobre os personagens e atores, O "Clube dos Perdedores" é composto por sete amigos: Bill, que seria o líder dessa turma tem problemas com sua gagueira. E aqui quero abrir um parentese para comentar sobre o início do filme. Já nas primeiras cenas somos transportados para um atmosfera tensa que só um mestre do terror consegue criar. É um dia de chuva e Bill está fazendo um barquinho de papel para seu irmão caçula Georgie, o menino pequeno sai brincar com seu barco pelos bueiros da cidade e então temos a primeira grande cena de terror do filme que confesso me causou calafrios.


Voltando aos personagens além de Bill, temos Richhie que é uma figura e foi responsável pelas doses de divertimento dessa história, ele é um menino desbocado que realmente solta várias piadinhas meio "bagaceiras" durante o filme. Temos também Stan, um judeu que está prestes a se tornar "homenzinho", recitando o torá em seu bar-mitzvá. Eddie um hipocondríaco que tem medo até de água suja. Mike,o garoto excluído que tem alguns traumas familiares. Ben (coisa mais fofa),o novato que é um pouco nerd e a garota do grupo Beverly, que consegue sempre apaziguar as coisas entre os meninos. Incrível como o autor consegue nos mostrar cada estereotipo de uma forma diferente e como o filme conseguiu juntar a apresentação desses personagens com cenas de terror (realmente é de tirar o chapéu). Todos eles me surpreenderam com suas atuações, pois são crianças mas fizeram de uma maneira que não tem como não torcer por eles e ver as características marcantes de cada um desses personagens.

E você teria coragem de entrar nessa casa?
Além disso, não posso deixar de citar a atuação de Bill Skarsgard, gente ele me deu calafrios (e olha que é difícil me impressionar com histórias de terror). Vi algumas comparações da atuação dele com o Coringa do Batman, realmente é tudo isso mesmo. O cara encaixou perfeitamente nesse papel. Inclusive ele realmente assustou alguns atores mirins de verdade, encontrei o trecho de uma entrevista dele:
"Em determinado momento, eles montaram a cena inteira, e essas crianças entraram, e nenhuma delas havia me visto ainda. Os pais delas as trouxeram, esses pequenos figurantes, sabe? E então eu apareci como Pennywise e essas crianças – jovens, crianças normais – eu vi as reações que elas tiveram. Algumas delas estavam realmente intrigadas, mas algumas não conseguiam olhar para mim, e outras estavam tremendo. Uma delas começou a chorar. Ela começou a chorar e o diretor gritou “ação!” e quando eles dizem “ação”, eu entro completamente no personagem. Então algumas das crianças ficaram apavoradas e começaram a chorar no meio da cena e eu percebi “Meu Deus, o que eu estou fazendo? O que é isso? Isso é horrível.”

Em outro momento o ator fala como foi complicado de desvincular do personagem após terminar as gravações:
 “Eu estive casado com Pennywise durante as gravações. Ele ocupava meus pensamentos durante a maior parte do dia. Depois das filmagens, passei duas semanas sonhando com ele. Tive pesadelos em que eu o via ou em que eu o interpretava, e isso foi perturbador. Encarei tudo como um exorcismo de Pennywise. Foi algo estranho”.



A sonoplastia do filme ajudou muito cria um ar de mistério, e as "brincadeiras" da câmera na hora de dar sustos realmente são incríveis(confesso que pulei do assento em uma das cenas). O cenário é de dar medo, tanto a parte dos esgotos como a casa assombrada. Inclusive achei uma matéria muito legal do site omelete onde ele visitou o "covil do palhaço" deixou o vídeo abaixo para quem quiser dar uma conferida:


Outro fator que quero comentar é sobre o figurino. Na adaptação antiga tínhamos um Pennywise colorido, porém para essa nova adaptação os cara se puxaram. Ele ainda é um palhaço, mas olha essa roupa.

Adaptação Antiga X Adaptação moderna

Fiquei curiosa em saber o que o criador da obra tinha a falar sobre o filme e encontrei uma nota que ele postou em seu twitter:
“O remake de TI (na verdade é Parte 1 – O Clube dos Perdedores) dirigido por Andy Muschietti é um sucesso que superou as minhas expectativas. Relaxem. Esperem. E aproveitem”, afirmou.



Para quem gostou da história tenho boas notícias a rumores de uma possível continuação. Existe apenas um único livro sobre essa história e ele reunia a história do presente onde temos os adultos relembrando de sua fase quando criança. Nesse primeiro filme eles decidiram optar por mostrar eles apenas crianças e no segundo filme vamos ter essas crianças em fase adulta e também uma coisa mega interessante que o diretor pretende explotar, a "dimensão do IT".

"Eu realmente queria me concentrar na jornada emocional do grupo de crianças [no primeiro filme]. Entrar nessa outra dimensão, o outro lado, é algo que poderíamos apresentar na segunda parte. No livro, a perspectiva está sempre com os Perdedores, então tudo o que eles sabem sobre Pennywise é muito especulativo e envolto em absurdo, então eu queria respeitar esse sentimento misterioso de não saber o que está do outro lado", diz o diretor Andy Muschetti, se referindo ao Clube dos Perdedores, como é chamado o grupo de crianças que protagonista o filme.

Contando os minutos para levar alguns bons sustos.

CURIOSIDADES
1. O terror é baseado no livro A Coisa, de Stephen King.

2. A mesma obra foi adaptada na minissérie It: Uma Obra Prima do Medo (1990).

3. Bill Skarsgard (‘Divergente’) viverá Pennywise, conhecido como “A Coisa” por aterrorizar crianças vestido de palhaço. Bill realmente entrou no personagem. 

4. Derry, a cidade fictícia do filme, também foi o local dos acontecimentos de outros livros de Stephen King, como Insônia, Saco de Ossos e O Apanhador de Sonhos.

5. A trama se divide em duas partes: a primeira é quando os protagonistas ainda são crianças e a segunda quando eles já estão adultos e voltam para Derry.



6. O longa fez palhaços perderem o emprego nos Estados Unidos. O próprio Stephen King se desculpou em uma rede social dizendo: “Os palhaços estão com raiva de mim. Me desculpe, muitos de vocês são ótimos. Mas…as crianças sempre tiveram medo de palhaços. Não mate o mensageiro pela mensagem", escreveu.

7. Bill Skarsgård admitiu que tinha pesadelos constantemente durante o período de produção do filme.

8. O Diretor explica o traje: Ele é uma manifestação, um ser imortal, sobrenatural pensa como um palhaço, sintetizando vários estilos que encontra atraentes. … Ou talvez ele esteja apenas pensando em um brinquedo que pertenceu a uma criança que ele devorou…

É ou não é para ficar com medinho...

TRAILER (para quem tem coragem de assistir):


Concluindo, esse é um filme aterrorizante com uma história muito bem embasada cheia de conteúdo, um dos melhores filmes que já assisti com certeza. Uma adaptação a altura de uma das mais famosas obras da literatura. Se você é fã desse gênero não pode deixar de perder esse filme.

E vocês já assistiram?
Querem assistir?
Retribuímos todos os comentários.


Raquel Machado

36 comentários:

  1. Oie querida!

    Bom, acho que você já conhece minha opinião, o filme simplesmente matou a pau! Gostei tanto que já estou até te enchendo o saco pra assistirmos de novo, olha que é raro eu querer isso. É de longe o melhor filme de terror que já vi, amedrontador mas instigante ao mesmo tempo.

    E claro né, louco pra pegar o livro também! Deve ser uma leitura deliciosa!

    Bjus querida!

    ResponderExcluir
  2. Estou lendo o livro e concordo que a adaptação não deixou nada a desejar.
    Não tev o terror que esperava, mas teve o diferencial citado por você e isso me cativou, sem dúvida é o melhor filme visto até agora.
    Fiquei com vergonha, eu também fiz um post sobre o filme rsrs, mas o seu de longe está perfeito.

    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/2017/09/voce-quer-um-balao.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel,
    Então, adoro o ator Bill Skarsgad, desde que vi Hemlock Grove na verdade, mas terror e suspense não é meu forte, porém fiquei curiosa para ver só por causa do ator, acho ele excelente!!
    Mas ainda tenho dúvida se veria ou não, eu também não li o livro..
    Adorei a resenha do filme heimm.

    Beijos Mila
    Daily of Books

    ResponderExcluir
  4. Olá, Raquel.
    Eu já estava com medo de assistir esse filme, agora então hehe. Eu li o livro quando era criança e desde então eu morro de medo de palhaço. Nunca fui em circo por isso hehe. E que bom que sua prima gostou, porque de todas as adaptações dos livros do autor, todas ficaram ruins hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa, eu sou fã desse tipo de filme, então já sei que vou amar a adaptação! Já estava curiosa, e seu post só me deixou com mais expectativa ainda, hehe.

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio "O gnomo Elias"

    ResponderExcluir
  6. to louca pra assistir esse filme ainda n vi, mas eu adorei essa adaptaçao que fizeram estou mais ansiosa ainda apos ler seu post, bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Raquel,
    Só de ver as fotos, eu fico arrepiada...
    Eu odeio palhaços, com toda a força da vida. Nossa, se tem algo que me assusta são filmes de terror com palhaços e crianças.
    Desculpa, mas vou passar longe da obra, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Uau! Eu confesso que estou morrendo de vontade e curiosidade para ver esse filme (assim como ler o livro), mas estou com a mesma quantidade de medo que de vontade. kkk
    É assistir e preparar para não dormir!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Raquel. É triste pra mim ler tantas resenhas positivas sobre um filme que quero muito assistir mas que tenho medo demais. Nunca gostei de filmes de terror mas realmente tenho muito curiosidade sobre a trama, ela parece ser maravilhosa. Ainda assim, pretendo passar por esse medo e tentar aproveitar a obra no cinema.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  10. Gostei da dica meninos. Já li It A Coisa e o livro é praticamente uma bíblia do terror. Quero muito assistir o filme e estou fazendo planos de assisti-lo ainda essa semana no cinema. Abraços!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raquel. Maravilhosa essa resenha. E sobre o filme, senti como se estivesse visitando velhos amigos, pois como sabe, já havia lido o livro e assistido o filme antigo. Essa mesma sensação me é transmitida a cada livro novo dele que começo a ler.Amo demais todas as obras do tio King e foi perfeita essa adaptação. Apenas uma dica: ninguém espere um tipo de terror óbvio vindo de King, o estilo dele é mais psicológico, geralmente relacionado a medos e traumas dos personagens. E a continuação, com os adultos, tem muito material. Amei o filme e amei a resenha de vocês!!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Eu quero super assistir esse filme, mas como leitora quero ler o livro primeiro mas falta coragem pra encarar aquela enciclopédia kkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Eu estou louca para ver esse filme, já assisti o antecessor e tinha gostado muito. Bem como o livro, é excelente. Gostei muito de ler suas impressões positivas e espero em breve poder assistir também.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. É um género que não gosto nada, evito esse tipo de filmes e livros, senão não durmo eheh! =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  15. Oi raquel, faz tempo que não vejo algo do gênero nos cinemas, e confesso que não me empolgo com este, por conta do palhaço...
    Que bom que você gostou, e achei legal você citar algumas curiosidades sobre o livro.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  16. Todo mundo está falando deste filme, meus amigos vão assistir, mas eu não. Eu sei que não aguentaria, porque sou bem fraca para terror, mas tenho curiosidade. Vi alguns (trechos) de trailers, fotos e o protagonista parece que realmente nasceu para o papel.
    Não sabia das crianças muito bem e fiquei muito curiosa, até por essa boa distinção de personalidade e esteriótipo.
    Sem dúvida, parece ser ótimo. Queria não ser tão medrosa.
    E mais, da forma como você vai explicando, qualquer filme fica ótimo. Adorei!
    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  17. Oi!!
    Eu quero assistir o filme, mas vou esperar sair para alugar na sky, filmes de terror no cinema não combinam comigo kkk.
    Estou com o livro na estante e espero ler ele durante as férias de verão.
    è primeiro texto que leio sobre o filme e tu me deixou com vontade de correr para o cinema e assistir, fiquei curiosa por demais.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu vi a primeira versão e já tinha gostado bastante. Não vejo a hora de conferir essa nova roupagem, até pq os efeitos e o figurino demonstram ser infinitamente melhores. Não li ainda esse livro, mas sendo baseado no King lógico que deve tá maravilhoso!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. Oi Raquel!!!
    Eu adorei seu post. Muito completo. Vim aqui cheia de vontade em assistir o filme, agora estou morrendo de vontade kkkk
    Parabéns.
    Beijos
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Não gosto de filmes de terror, ainda mais com palhaços 😂 os comentários sobre ele são sempre positivos, um bom livro, uma boa adaptação mas estou fora! 😂😂
    Que bom que você gostou.
    Seu post ficou enorme 😱


    Beijos e até a próxima

    ResponderExcluir
  21. Oi Raquel,
    Estou muito ansiosa para ver esse filme, mas quero ler o livro primeiro - só que cadê tempo pra ler esse calhamaço?
    O filme, como filme, me pareceu ser muito bom e muito bem trabalhado. O Bill parece ter entrado para o personagem. Gostei muito dos seus comentários e fiquei contente por você ter curtido, mas estou com medinho de não dormir rs.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que esse é um filme que eu não tenho a menor intenção de assistir. Mesmo com tantos elogios, eu detesto o gênero, tanto em livros quanto em filmes, e não assisto nem obrigada haha.
    De qualquer forma, fico feliz que você tenha gostado tanto. A primeira adaptação é tão elogiada que sempre fica o receio de que o remake não esteja a altura. Que bom que este não é o caso, e que os fãs de terror e deste livro especificamente não vão se decepcionar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Um dos melhores que viu esse ano?? Gente do céu, eu preciso ir logo assistir esse filme! Os elogios já tão me deixando doida hahaha adoreei a resenha, super detalhada e bem explicada!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olha, eu sou uito medrosa e tenho pavor de palhaços. O King me deixou traumatizada com as obras dele há mais de 15 anos e só esse ano eu consegui voltar a ler algo dele, mas ainda não tive coragem para ler o livro e muito menos para assistir ao filme. Só que estou muito curiosa e pretendo fazer isso ainda esse ano.

    ResponderExcluir
  25. Oi.

    Tenho curiosidade com relação ao livro,as não tenho muita coragem de lê-lo. Tenho medo, na verdade, rsrs. Acho que vou tentar assiatir o filme, e talvez eu tente ler o livro depois.

    ResponderExcluir
  26. Raquel, eu li metade do livro e apesar de ser bem medrosa eu me apaixonei pela escrita do King.
    Ainda não fui ver o filme, mas estou morrendo de curiosidade.
    Só pelo trailer ele tem tudo para ser perfeito.
    Que bom que você gostou do filme.

    ResponderExcluir
  27. não tenho nada a dizer, além de que EU NÃO VEJO A HORA DE CONSEGUIR IR VER ESSE FILME MARAVILHOSOOOO!!! huauhahuahu.
    Estou terminando o livro, mas não tem problema porque eu já vi o filme anterior.
    Adorei sua resenha/matéria!
    completíssima! Parabéns!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Muito completa sua resenha, eu não veria por causa do hype mesmo, muita gente comentando me tira a vontade de ver, mas que o Bill interpretou de um jeito medonho, isso é fato. Não tenho medo de palhaço não, mas quem sabe mais pra frente eu veja.

    ResponderExcluir
  29. Morro de medo de palhaço desde pequena. Então as chances de eu assistir o filme são bem nulas, tenho vontade de ler o livro, vai que é mais fácil de superar o medo né?
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  30. Oii, tudo bem?
    Eu sou bem medrosa, sempre evito ver filmes de terror, mas nunca tive medo de palhaços e acho que vou me arriscar a ver esse filme, afinal ele foi muito bem falado por aqui e varios dos meus amigos. Espero gostar!

    ResponderExcluir
  31. Olá
    apesar de ter gostado bastante do novo filme, eu sinceramente gostei mais do antigo pelo fato do palhaço parecer mais real, parecer o tipo de palhaço que encontramos no circo, apesar desse ter se saído bem, achei algo muito maquiado e photoshop sabe? Mas foi bem interessante a adaptação toda no geral

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Que resenha completa!
    Assim como você e seu marido, eu ainda não consegui fazer a leitura da obra e nem sei se pretendo já que não é um gênero que eu aprecie muito.
    Porém, pretendo assistir ao filme para ver o que acho.
    Eu não sabia que haviam rumores de ter um segundo filme e adorei saber disso.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  33. Jamais, jamais, jamais assistirei esse filme ou o antigo, ou lerei o livro.
    Tenho pavor, horror, muito medo desse e de qualquer outro palhaço.
    Confesso que não consegui nem me concentrar totalmente na resenha, com medo das imagens que poderia encontrar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Oi. quero ler o livro e ver o filme, que ainda não tive oportunidade, estou com muitas expectativas, bom saber que sua prima aprovou, espero gostar tanto quanto ela. Também gamei nesse figurino, adorei seu texto, ficou completo.

    ResponderExcluir
  35. Eu gostei da sua crítica. Eu gostei deste filme e acho que foi uma das melhores adaptações cinematográficas da obra de Stephen King. Também li o livro e eu já espero um segundo filme do livro. Eu achei que o filme Torre Negra também deve ter tido uma sequela porque essa obra é muito boa. Porém gostei muito da história por que não é tão previsível como outras. Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa. Se vocês são amantes dos filmes de Stephen King este é um filme que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir