quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Dicas de Final de Ano: Dramas

Bom Dia Leitores,

Continuando as dicas literárias hoje quero falar de um gênero que tem ganhado as prateleiras ultimamente, mais conhecido como Sick Lit, e já aproveitando o gancho para puxarmos alguns dramas também.

Mas, afinal, o que é esse Sick Lit?
Esse gênero é famoso por trazer personagens, com doenças terminais que de alguma forma acabam encontrando o amor.

Não sou fã oficial do gênero, mas já li alguns livros e posso dizer que eles me agradaram sim, principalmente quando temos aquela vontade de ler algo mais profundo que faz a gente acabar chorando por um final feliz ou não.

Enfim, para quem gosta de livros com histórias comoventes com certeza é um gênero mais do que indicado e vou deixar algumas dicas para vocês abaixo:

A culpa é das estrelas de John Green

A primeira dica que eu deixo é a Culpa das Estrelas, um livro que me tocou profundamente. Consegui ler o livro antes de ver o filme e posso dizer que os dois são bem diferentes. O livro me pareceu mais real, mais dramático, enquanto o filme tem uma leveza diferente. Nessa história acompanhamos a história de Hazel e Gus, os dois tem câncer e se conhecem em um grupo de apoio. O modo como John Green nos leva a ver a vida de alguém que passa por essas dificuldades é algo simplesmente indescritível. Vou deixar para vocês aqui o trecho que me fez chorar e que acho simplesmente maravilhoso dessa história:

" -Não posso falar da nossa história de amor, então vou falar de matemática. Não sou formada em matemática, mas sei de uma coisa: existe uma quantidade infinita de números entre 0 e 1. Tem o 0,1 e o 0,12 e o 0,112 e uma infinidade de outros. Obviamente, existe um conjunto ainda maior entre o 0 e o 2, ou entre o 0 e o 1 milhão. Alguns infinitos são maiores que outros. Um escritor de quem costumávamos gostar nos ensinou isso. Há dias, muitos deles, em que fico zangada com o tamanho do meu conjunto ilimitado. Queria mais números do que provavelmente vou ter, e, por Deus, queria mais números para o Augustus Waters do que os que ele teve. Mas, Gus, meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados, e sou muito grata por isso."

Trailer:


Como eu era antes de você de Jojo Moyes

Outro filme que veio nessa onda e que ganhou adaptação cinematográfica é o "Como eu era antes de você". Esse filme apesar de ter um toque funebre, pois também temos personagens com sérios problemas de saúde, ele tem uma personagem que traz um ar muito leve para a história que é a Louisa Clark. Ela simplesmente ganhou meu respeito e coração, totalmente cômica e com suas vestimentas peculiares ela consegue entrar na vida de Will Traynor e tentar convencer ele que a vida vale a pena não importa como for.

Trailer:






Se eu ficar de Gayle Forman
Mais um filme que ganhou seu lugar no cinema e que entrou na lista de favorito de muitas pessoas. Em Se eu ficar temos a história de Mia, uma adolescente que sofre um terrível acidente de carro e que terá que tomar uma decisão muito importante: Vale a pena viver?
Não posso deixar de comentar que a história infelizmente para mim teve vários momentos futéis, afinal o tema dela é muito mais complexo que um simples romance adolescente, porém gostei muito da cena onde temos o avô de Mia conversando com ela, e posso dizer sim que chorei nessa parte, pois é algo profundo e real.Vale a pena assistir.

Trailer:





Diário de uma paixão de Nicholas Sparks

Não poderia terminar esse tema sem falar no pai dos "Dramas", afinal "Tio Sparks" tem um lugar reservado no meu coração e na minha estante. Já li alguns livros dele e confesso que que ele sempre consegue me fazer chorar com suas histórias comoventes, que sempre tem um personagem com algum problema emocional forte e na maioria deles sempre tem um cão também. De todos os livros que li dele até agora acho que o Diário de uma paixão foi o que mais me comoveu, por toda sua história linda e seu final surpreendente.  Se fosse indicar algum para começar seria por esse.


"Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." 

Noah Calhoun


 Ah e também temos adaptação cinematográfica para o mesmo:


E você,gosta desse gênero?
Já leu algum? Tem vontade de ler?

2 comentários:

  1. só escolhas tops, pra emocionar qualquer coração peludo kkk
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Hey Raquel, ta sumida!!
    Ai um sick lit quem resiste né?

    Como eu era antes de voce é um dos meu favoritos PRA SEMPREEEE
    Se eu ficar é lindão tambem <3
    sabe que ao gostei muito do diario de uma paixao? Mas tudo bem rsrs
    a
    da pra chorar dez mil litros aí hein quel... rsrs
    aaah fico feliz que tenha gostado, super recomendo sempre tambem HEHEHE
    beijocas!


    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir