quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

CineKriativa: Perdido em Marte

Título original  The Martian
Direção: Ridley Scott
Roteiro: Andy Weir, Drew Goddard
Ano 2015
Gênero: Aventura, Ação, Ficção Científica
Duração: 120 min.
Classificação: 

O astronauta Mark Watney (Matt Damon) é uma das primeiras pessoas a caminhar em Marte. Entretanto, devido a complicações causadas por uma tempestade de poeira, Mark é deixado para trás por sua tripulação e pode se tornar a primeira pessoa a morrer no planeta. Com apenas poucos suprimentos, Mark conta com sua criatividade e inteligência, e embora as possibilidades e probabilidades estejam todas contra ele, Mark luta para sobreviver.




Bom Dia Leitores,

Hoje quero trazer a resenha de um filme que faz um tempo que já estava afim de assistir, que foi ganhador de alguns Oscar e tem um ator que gosto muito, estou falando do filme "Perdido em Marte" com o ator Matt Damon.

A Nasa envia uma excursão para Marte para coletar algumas espécimes de plantas, em um equipe de 6 astronautas, sendo um deles o botânico Mark Watney, porém um acidente ocorre e eles precisam sair do planeta as pressas.

Nessa correria Mark é atingido por um objeto e como estão no meio de uma tempestade de noite, a equipe acaba o perdendo, eles precisam decolar imediatamente senão morrerão, então decidem dar "por morto" o companheiro e voltar para Terra. Porém, a grande surpresa que todos já devem saber e que "Mark" não morreu!!! Ele apenas ficou um pouco machucado e quando acorda no dia seguinte se vê sozinho em um planeta distante, sem vida nenhuma por perto.

Decidido a viver Mark, começa a bolar várias maneiras de sobrevivência e uma forma de se comunicar com a NASA, por sorte existe algumas bases onde eles ficavam que tem alguns suprimentos e oxigênio, onde ele pode se recompor e começar a bolar seus planos.



O presidente da NASA ao receber o relatório dos astronautas dá uma entrevista ao vivo, sobre o falecimento de Mark, porém ao descobrir que o mesmo não está morto eles ficam preocupados com a repercursão da história se empanhando ao máximo para trazer o astronauta vivo para casa.

O problema é que a próxima excursão irá demorar 4 anos e Mark talvez não tenha como sobreviver até lá.



O que falar desse filme? Ele me surpreendeu de várias formas positivas. 

Fazia algum tempo que eu queria ver o mesmo, e só conseguimos nesse último final de semana quando estava passando na TV. Ao ler a sinopse pensei que encontraríamos algo como o "Naufrago" ou "Gravidade", ele tem um pouco dessa fórmula mas também tem outras coisas que tornaram o filme mais dinâmico, explico já porque. 

Ao mesmo tempo que acompanhamos Mark no planeta inabitado tentando arranjar maneiras de sobreviver temos também a parte onde a NASA esta tentando encontrar uma solução o que achei bem interessante.

As paisagens do filme são lindas e realmente merecem um destaque a parte, assim como a atuação dos atores que foi demais. O filme nos dá uma aula de botânica, física, química e astrologia muito interessante, que para quem se interessa por esses assuntos tenho certeza que vai curtir. Temos também toda tecnologia envolvida.



O final foi um pouco forçado eu admito, fiquei pensando que não seria assim se fosse na vida real, afinal quando é que eles abrem tantos segredos assim para o público em geral, ainda mais em uma tela gigante no meio da Time Square.

A vontade de viver e o entusiasmo de Mark são contagiantes, e torcemos por ele o tempo todo. Um filme que realmente vale a pena assistir.




CURIOSIDADES:

1. O escritor do livro, Andy Weir, publicou seu livro pela primeira vez no próprio site/blog despretensiosamente. Até que, as pessoas lhe pediram para que colocassem em uma plataforma para download.

2. A pressão atmosférica sobre a superfície de Marte é em média 0,087 psi, cerca de 0,6% da pressão do nível do mar na Terra, que é de 14,69 psi. Tão baixo que uma "tempestade feroz", como é dito por especialistas, seria algo parecido com uma brisa leve de "bagunçar o cabelo". Devido à baixa densidade do ar, o som não viaja como acontece na Terra e é preciso estar ao lado de alguém e gritar para ser ouvido, acreditando ser possível sobreviver a temperatura congelante, atmosfera venenosa e falta de pressão.

3. A NASA foi consultada durante a produção do filme a fim de obter os aspectos do espaço e viagens espaciais, especificamente em relação a Marte, com o máximo de rigor.

4. Os trajes no filme utilizaram um sistema de iluminação, em funcionamento, complexo e real.

5. A primeira página do roteiro original de Perdido em Marte estava a bordo da verdadeira nave espacial Orion [NASA], quando foi lançado. Na capa, havia um desenho do personagem de Matt Damon em Marte dizendo: "Vou ter de usar a ciência para sair dessa."

6. Cineastas que desejam retratar a NASA em um filme devem obter permissão para tal. Os diretores também devem mostrar a agência que estão levando o assunto a sério e representando a verdade. Cinquenta páginas do roteiro é propriedade da NASA.

7. Cerca de vinte sets de filmagem foram construídos para as gravações de Perdido em Marte, que não é muito em comparação aos outros filmes, porém eles eram muito mais "técnicos". Colocando em perspectiva para com os outros longas de Ridley Scott, o cineasta usou 70 em Êxodo: Deuses e Reis (2014) e mais de 100 em O Gângster (2007).

8. O filme estava, em determinado momento, previsto para ser filmado na Austrália. Porém, devido a desentendimentos com o governo australiano esses planos tiveram de ser abandonados.

9. Eles tinham uma verdadeira fazenda no estúdio, com batatas em todas as fases de crescimento de forma que, pudesse ser usada para as filmagens.

10. Ao projetar os trajes espaciais do filme, a figurinista analisou os verídicos de Marte da NASA e disse que eles eram "exatamente como um uniforme do Buzz Lightyear", pelo fato de ser volumoso. Ridley Scott ainda não os aprovava, de modo que os designs finais do figurino foram baseados em imagens reais, porém voltadas para uma abordagem mais prática.

TRAILER:

3 comentários:

  1. Oie querida!

    Muito legal o filme né? Realmente é empolgante a vontade de viver do protagonista, e como ele pensa em como utilizar o que ele tem a disposição. Pena que não conseguimos ver no cinema, esse com certeza valia a pena!

    bjus querida!

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti esse filme no cinema e amei demais. O Matt Damon atua praticamente sozinho no filme e isso tinha tudo pra ficar chato, mas não. Fizeram de uma forma que ficou muito legal. Deu até vontade de ver de novo!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel,
    Eu achei bem interessante as questões relacionadas a sobrevivência, nesse filme.
    Confesso que achei que seria bem chatinho, mas acabei gostando e ainda tem a Jessica Chastain ♥
    A trilha sonora é demais. Espero ler o livro e gostar tb.

    tenha uma ótima quinta :D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir