terça-feira, 28 de junho de 2016

Corpos para um Vitral de Ana Júlia Poletto

Editora: Novos Talentos  
ISBN: 9788576798620  
Ano: 2012  
Classificação: 
Onde Comprar:

Puxe uma cadeira e sente. Melhor: vá para a cama, ajeite os travesseiros e recoste com toda calma. 
Elimine a pressa, os pensamentos velozes: não quero isso. Se tiver coragem, encomende um caixão, deite nele, entre velas e suspiros. Respire fundo. Não, não morra. Não ainda. Prevejo uma vida muito longa para você. Por que o caixão? Porque não quero pressa. Quero que você deixe até a morte de lado, ou dentro, ou com você. Quero seus olhos só para mim, minha é agora sua atenção, sua vida me pertence. Mas não utilize como parâmetros o meu longe-perto-longo-curto, porque meu tempo é outro. 
Corpos para um vitral é uma coletânea de contos que convida-o a enveredar pelo mundo das palavras, do significado, da compreensão.


Bom Dua Leitores,

Trago hoje para vocês a resenha do livro da querida amiga Ana Julia Poleto. Conheci ela em uma das oficinas de escrita que realizei no ano passado, e ficamos amigas compartilhando algumas ideias.Tive o prazer de ler o livro dela "Corpos para um Vitral" e hoje trago minha opinião para vocês.

Primeiro devo comentar que o livro da Ana Julia, não é um livro como esses que estamos acostumados a ler. Ele não tem um roteiro de início, meio e fim, e uma história fixa. Eu o categorizo como aqueles livros que realmente te fazem pensar, onde cada parágrafo deve ser degustado de forma lenta e com atenção, para que as palavras façam sentido e realmente alcancem seu propósito.

No livro somos apresentados a uma personagem especial, e em cada capítulo a reencontramos. Ela pede nossa companhia para que possamos ajudá-la a encontrar as suas "peças", peças de um quebra-cabeça desmontado, e para isso somos levados a cada capítulo do livro, onde são tratados os mais diversos temas que nos fazem pensar sobre o sentido de várias coisas.

A parte que mais me chamou atenção foi quando ela nos apresenta a formula "NOS" p=d+e+1, ou seja, perfeição = dizer + entender + 1. Se pararmos para pensar a fundo nessa fórmula podemos relacionar vários acontecimentos de nossa vida.

Quantas vezes falamos coisas sem sentido para as pessoas e nos arrependemos depois?
Quantas vezes entendemos o que bem queremos sem que isso seja realmente a verdade?

Isso tudo sempre causa muita briga e transtornos. 

Essa parte realmente me marcou e achei muito inteligente da autora nos expor isso.

Além disso, é claro temos outras divagações filosóficas que nos fazem pensar na vida e no seu verdadeiro sentido. 

Um livro que deve ser lido por todos e acima de tudo apreciado.

Recomendo!

SOBRE A AUTORA
Nascida em 25 de julho de 1975, Mestre em Teoria Literária pela UFSC, ANA JÚLIA POLETTO sempre foi apaixonada pela escrita. Se existe algum mundo em que acredita, este é o da Literatura. Publicou Em dois tempos, livro de poesia a quatro mãos com Maria Eugênia Nithael Poletto; e, a várias mãos, Os mandamentos do Não, coletânea de contos desenvolvidos na Oficina Literária ministrada por José Clemente Pozenato. Atualmente é funcionária pública.

2 comentários:

  1. bom dia
    tudo bem?
    Que ótimo ver a divulgação de nacionais pelos blogs literários. \o/
    Não conhecia a autora e nem a obra. Me interessei por se tratar de contos, este gênero me agrada muito.
    AMO quando os livros nos convidam para refletir sobre o que lemos.

    PROMOÇÃO DOIS ANOS DO BLOG BIO-LIVROS

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raquel!
    Não conhecia nem a autora, nem o livro, mas achei bem interessante e pretendo ler. ^^
    Nossos autores estão cada dia melhores. :)
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir