segunda-feira, 5 de outubro de 2015

8 segundos de Camila Moreira

ISBN: 9788581052731
Editora: Objetiva
Páginas: 280 páginas
Gênero: Romance
Classificação
Onde Comprar:

Pietra, filha única de um rico fazendeiro, sempre teve tudo o que quis. Para realizar mais um de seus caprichos – viver em Paris em seu próprio apartamento –, ela é obrigada pelo pai a passar uma temporada na propriedade da família.
Lá, ela conhece o veterinário Lucas, um homem simples e determinado, que sonha em competir nos grandes rodeios do país. Quando o peão conhece a patricinha, faz de tudo para não se deixar levar pelos lindos olhos verdes da filha do patrão.
Em 8 segundos, Pietra e Lucas não conseguirão resistir à paixão. Mas antes que possam viver este amor, a revelação de um terrível segredo do passado mudará suas vidas para sempre.



O livro em uma frase:
Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer.

Bom Dia Leitores,

Hoje trago mais uma resenha especial de um livro que comprei na Bienal do Rio com a autora Camila Moreira, 8 segundos. Esse livro veio para casa comigo por destino, pois eu não tinha conhecimento de sua existência. Acontece que passei do lado da editora e vi que tinha autoras autografando, então fui me informar e quando vi essa capa linda e a sinopse atrás, não tive dúvidas que queria ler. Só depois, fui me lembrar que a Camila é autora do livro Amor não tem leis, que eu já tinha ouvido falar. Enfrentei uma pequena, fila, mas consegui meu autógrafo e minha foto com a autora, que é muito querida.
 

Em 8 segundos conhecemos a história de Pietra, uma autêntica patricinha que liga apenas para as coisas fúteis da vida, como vestidos da moda, festas caras e muita curtição. Pietra faz um acordo com seu pai, ganharia um apartamento em Paris se passasse uma temporada na fazenda Girassol, que é de propriedade da família. Sem nem pensar ela aceita a aposta, porém ao ser deixada na frente da fazenda e ver seus sapatos caríssimos enterrados no barro, já começa a se arrepender. É exatamente nesse ponto que começamos nossa leitura, com uma moça da cidade totalmente perdida em meio há fazenda.

Ao caminhar para dentro da propriedade ela vê um homem, o qual só poderia ser um empregado, e ela já vai logo dando suas ordens para ele carregar suas bagagens e lhe dizendo alguns bons desaforos, como por exemplo, que ele precisava de um banho urgente!!!! O rapaz ajuda a levar as malas para dentro sem abrir a boca, porém sai que nem um furacão pela porta quando percebe que nem um muito obrigado receberá.

Enquanto isso, Pietra apenas pensa no esforço que terá que fazer para viver naquele local por algumas semanas, e sua frustração aumenta, quando uma menina doce chamada Mariana, se apresenta como acompanhante dela. Ela não podia acreditar que além de tudo, seu pai a tivesse deixado com uma babá de sua idade, com senso de moda nulo. A garota não deixa por menos com a resposta na ponta da língua, fala que está fazendo isso somente porque vai ganhar um dinheiro extra, então por ela se as duas se aturassem até o final da semana, estaria de bom tamanho e sai batendo o pé.

Pietra fica aturdida e sai em busca de alguém com um pouco mais de instrução, então vai atrás do veterinário da fazenda,Lucas, que com certeza deve ser alguém do seu nível. Porém, qual seu susto ao perceber que o veterinário renomeado, era o sujeito fedorento que carregou suas malas? Ao analisar o homem que está na sua frente, Pietra fica impressionada e curiosa, pois dessa vez ele não fica quieto e lhe devolve os desaforos na mesma moeda.

Pietra sempre teve tudo que desejou e não seria diferente com esse peão que parece lhe afetar os sentidos. Ao saber que sua acompanhante Mariana é prima do sujeitinho, bola então o plano "Segura Peão", que vai dar o que falar.Porém, ela não tem noção de que basta 8 segundos para o peão a enlouquecer e mudar sua vida drasticamente de uma forma que ela nunca mais será como antes.

MINHAS IMPRESSÕES

Como comentei acima minha história com esse livro é diferente. Não conhecia, mas me apaixonei tanto pela capa quanto pela sinopse e sabia que encontraria algo muito bom. E não me arrependi nem um pouco, esse foi um livro que me arrancou várias gargalhadas(isso quem confirma é meu excelentíssimo, pois enquanto lia na cama ele me olhava como se eu fosse maluca), suspiros apaixonados e até mesmo algumas lágrimas. Uma história com uma dose de romance, diversão e uma lição de moral que nos faz pensar no real sentido da vida, tratando de uma maneira leve e divertida.

A escrita da Camila é muito gostosa e dinâmica, sempre nos surpreendendo com algum acontecimento bombástico. Além disso, no livro temos os capítulos intercalados entre Pietra e Lucas, o que achei maravilhoso, pois assim temos a nítida noção de estar acompanhando a história pelos dois lados, e ela fez isso de uma forma espetacular, pois apesar de os dois estarem contando a mesma história, não temos palavras nem cenas repetidas, para mim foi um dos melhores livros nesse estilo, até o momento.

Não posso deixar de comentar como Camila conseguiu trabalhar os conflitos centrais da história, pois quem pensa que isso é apenas um romance entre duas pessoas diferentes se engana muito. Temos certas surpresas durante o livro que me fizeram chorar e pedir "Porque você fez isso Camila???" E quando as coisas pareciam estar voltando ao eixo, outra bomba cai no caminho deixando todos desequilibrados, inclusive nós leitores, sem saber o que pensar e desejando que tudo acabe bem. Além disso, a forma como ela tratou esses conflitos me agradou, pois realmente acreditei que aquilo poderia acontecer na vida real e seria assim mesmo, nos tornando próximo aos acontecimento e aos personagens que ao final sentia como se fossem meus amigos.

Outra técnica utilizada pela Camila foi incluir verso de músicas ao longo do livro, que trazia as situações que estavam acontecendo. Apesar de não conhecê-las, pois a maioria era sertaneja, achei muito criativo de sua parte. Sem contar no jogo de gato e rato entre Pietra e Lucas, porque os dois são teimosos e querem sempre dar a última palavra.

Sobre os Personagens Pietra é uma personagem complexa e disso não se tem dúvida, ela realmente consegue transparecer toda sua vida fútil no início do livro, porém isso não me deixou com raiva, porque apesar de ela agir de certa forma, ela tem algo há mais, desde o começo e isso começa a se desenvolver ao longo do livro. E ao final acabei admirando a mulher que ela é, por sua força e determinação. Lucas (pausa para suspiro), é o perfeito peão de fazenda. Rude, Protetor e totalmente sexy, com um coração de ouro e uma cabeça mais teimosa que uma mula, me deixou apaixonada e resignada por sua felicidade. Outra que ganhou meu coração foi Mariana, que apesar de doce e delicada, sabe quando precisa interceder e tem uma participação muito grande na história. Pedro é outro que tem grande participação, sendo amigo do protagonista e tendo um sentimento muito forte por Mariana também nos reservará boas surpresas.

Concluindo, 8 segundos me deixou completamente satisfeita era tudo que eu esperava. Para quem gosta de livros divertidos, românticos com um ótimo enredo, com certeza vai adorar essa história.

SOBRE A AUTORA
Camila Moreira, 27 anos, é taurina e estudante de Direito e Letras. Goiana de nascimento e mato-grossense de coração, a funcionária pública municipal começou a escrever nas horas vagas, no final de 2013. Da autora, a Suma de Letras já lançou O amor não tem leis e O amor não tem leis – O julgamento final, que tiveram repercussão internacional: Camila foi citada pelo jornal americano The Washington Post como referência da nova literatura erótica brasileira.

Mais informações:

3 comentários:

  1. Oiii Raquel, tudo bem??? Adorei a resenha, mas dessa vez passo o livro :P Até curto histórias clichês as vezes e tal, mas no momento não estou para isso ;(
    Mas fico feliz que você tenha curtido e desejo mais e mais sucesso para a autora. Beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não fazia ideia da existência desse livro hahah adorei a sua resenha, parece ser bem bacana!

    Minhas redes sociais:
    Blog | Canal | Insta

    ResponderExcluir
  3. Oi xará, tudo bem?

    Adorei ver o seu comentário sobre 8 minutos. Acho que todas as resenhas que li sobre o livro foram muito positivas. Que bom, né? Adoro livros que tem playlist *-* To curiosa com a leitura e espero que eu goste do livro tanto quanto vc

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir