quinta-feira, 23 de abril de 2015

Entrevista com autora Ana Lemos de Sempre foi você

Bom Dia Leitores,

Hoje tenho o prazer de trazer uma super entrevista para vocês da escritora Ana Lemos do livro Sempre foi você, que já resenhei por aqui. Tenho o prazer de conhecer a Ana pessoalmente e desde que vi ela senti que nos daríamos muito bem. A ana é uma pessoa de bem com a vida que irradia uma energia muito boa para todos que estão por perto, e quando a vi no lançamento pedi para nos encontrarmos novamente, pois queria muito conversar com ela com calma. 



E isso aconteceu em um dia desses, marcamos um café e conseguimos trocar várias opiniões, fiquei maravilhada com a história que ela me contou sobre a publicação do seu livro e muito feliz pelas vitórias que ela conquistou. Pensamos parecido em diversos assuntos e o papo rolou solto naquela manhã e ao ler o livro dela fiquei ainda mais admirada e posso dizer com todas as letras que você ganhou mais uma fã Ana, pois a história que ela escreveu é simplesmente linda. E hoje vou dividir com vocês um pouquinho mais sobre essa escritora que ainda vai dar muito o que falar por ai. Leiam e comentem.







1 - Quem é Ana Lemos?
Ana Lúcia de Lemos Nora (Ana Lemos), vive em Caxias do Sul, RS, cidade onde nasceu. Formou-se em Direito aos 21 anos, porém nunca teve a intenção de advogar, pois sempre sonhou em trabalhar no Poder Judiciário. Em 1990 ingressou na função pública através de concurso, onde exerceu a função de assessora de juiz de direito por mais de 17 anos, sendo depois nomeada chefe de cartório, função que exerce até hoje, trabalhando oito horas por dia no Fórum de Caxias do Sul. Sua rotina é principalmente casa e trabalho, aproveitando os momentos de folga para estar com a família, os amigos e curtir suas maiores paixões que são ler, escrever e viajar. 

2- Você lembra quando e como surgiu a sua vocação para a escrita?
Sempre gostei muito de ler, desde criança, então certamente este é um ponto. Por outro lado trabalho há 20 anos no Judiciário, lendo e elaborando pareceres, o que me ajudou a desenvolver o poder de síntese, a facilidade em relatar os fatos do cotidiano. Além disso, acredito que escrever é um dom.

3 - Quantos livros você já escreveu? E quantos já publicou?
Dois livros, um publicado e o segundo deve sair na sequência.

4- Há algum tema específico sobre o qual você goste de escrever?
Eu gosto de romances.

5 - Como é o seu processo criativo?
Sentar e escrever, sempre que as ideias surgem. Embora às vezes elas venham até em sonhos, ou quando estou dirigindo, por exemplo. Nestes casos, assim que posso, coloco tudo no papel.

6 – Qual foi o momento que te marcou mais nessa carreira de escritora?
Ver meu livro físico pela primeira vez e, minha primeira sessão de autógrafos.

7 - Quando você escreve, já sabe qual será o desfecho da trama ou a história dita as regras?
Eu já tenho o final em mente, mas muita coisa chega durante o desenrolar da histórias, muitas ideias novas, inspirações diferentes.

8- De onde surgiu a ideia para o livro Sempre foi você? Pode nos contar um pouquinho sobre ele?
A inspiração de Sempre Foi Você veio depois da leitura de muitos romances, uma vez que sou uma viciada em leitura e também do incentivo de algumas amigas muito queridas e que estão especialmente listadas nos meus agradecimentos. 

9 – Pelo que conheço de sua história sei que o Wattpad foi uma das ferramentas que auxiliou muito na sua carreira como escritora, você acredita que essa ferramenta auxilia na divulgação dos livros? O que os leitores podem encontrar através dessa ferramenta?
Sim, não sei se teria o público e o reconhecimento que tenho hoje se não fosse pelo meu trabalho no wattpad. Foi lá que timidamente iniciei minha primeira história e com a ajuda dos leitores, fui criando o desfecho dela, sempre com um feedback positivo, o que é muito importante no processo criativo e no incentivo de quem quer escrever.

10 – Sua história se passa nos EUA existe alguma razão específica para ela se passar fora do país?
Minha história começa no Rio Grande do Sul e depois migra para Nova Iorque, uma cidade que adoro e visito sempre que posso, e onde também já pensei em morar algum dia.

11 – Existe alguma lição que você queira passar com sua história?
Existem várias lições e quem ler o meu livro vai entender do que estou falando.

12- Seus personagens são fictícios ou reais? Tem algum preferido?
Luciana (Lucy) é um personagem que tem muito dos sonhos, desejos e da própria  personalidade da Ana Lemos, por isso o trocadilho com o nome e sobrenome. Alguns personagens foram inspirados em pessoas conhecidas e outros são totalmente fictícios. 

13 - Você acha que a literatura brasileira está sofrendo uma mudança atualmente, as pessoas estão prestigiando mais os autores nacionais? E como anda a qualidade de nossas histórias?
Com certeza! Temos um longo caminho pela frente, mas nunca se viu tantos autores nacionais em uma livraria na prateleira dos mais vendidos. Temos autores maravilhosos, que apenas precisam de incentivo, seja do governo, seja das empresas privadas (editoras). Acredito que a antiga cultura literária de que tudo o que vem de fora é melhor está cada dia mais enfraquecida.

14 - Você está trabalhando em algum novo projeto atualmente? Pode nos contar um pouquinho mais sobre ele?
No momento meu foco ainda está na Trilogia Amores Traçados, que espero encerrar até o início do próximo ano.

15 - Que conselho você daria a pessoas que estão começando a escrever suas próprias histórias?
 Persistência é a palavra-chave, porque é um trabalho árduo e contínuo, mas que vale qualquer sacrifício quando você vê seu trabalho pronto, sendo disponibilizado para todas as pessoas que gostam de leitura. 

Para você:
Escrever é... um grande prazer
Livros são... essencial
Inspiração literária... diversidade de leitura e também um dom
Um livro: Qualquer bom romance
Um personagem: São tantos que eu amo....
Um(a) autor(a): Estou numa fase totalmente literatura nacional, então não vou citar ninguém específico, porque têm muita gente boa, muito criativa e não quero deixar ninguém de fora
Um Sonho...  ver toda essa nova geração apaixonada pela leitura, seja de qualquer gênero, mas amando os livros




Quer deixar um recado para os leitores?
Eu só tenho a agradecer aos meus leitores, pois sem eles não teria conseguido a popularidade e carinho que tenho hoje, bem como o incentivo para continuar a escrever, mesmo diante de todas as dificuldades de quem trabalha mais de oito horas por dia, tem família e filhos para dar atenção. É uma jornada desgastante, mas que sempre vale cada minuto.

Contatos da autora:
E-mail: analemos.livros@gmail.com





Espero que tenham gostado da entrevista e vocês já leram?
Gostariam de ler?
Não esqueçam de comentar.

2 comentários:

  1. Olá Raquel, amei a entrevista é ótimo conhecer mais sobre o autor ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    É sempre interessante e proveitoso quando conhecemos mais ainda os autores =D
    Achei muito interessante a entrevista.
    Bjs

    ResponderExcluir