quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Eu, a Literatura e meus 29 anos

Ola Leitores,
O post de hoje é especial, pois nesse próximo domingo dia 24/08 estarei completando 29 anos, sim é meu aniversário!!! Estou quase chegando no 3.0 e sim isso me assusta um pouco. Então decidi hoje fazer um retrospectiva literária da minha vida e dividir com vocês os momentos que me marcaram tanto na leitura como na escrita e que me fizeram ser o que sou hoje.
 
 
 
A RAQUEL LEITORA
 

Então posso dizer que a leitura iniciou-se desde muito cedo em minha vida, devido a minha mãe "traça de livros", que sempre teve esse hábito e tentou passar ele para mim desde cedo. Mas não, você está enganado se pensa que foi tão fácil assim. É um tanto quanto engraçado isso, porque lembro que minha mãe me dava os livros e na maioria das vezes eu lia a primeira e última página somente, dizendo que sim tinha adorado o livro (ok, não me condenem, nessa época eu era muito nova, e a literatura não estava em minha mente, apenas minhas bonecas...rsrs). Lembro que o primeiro grande livro que quis ler, foi em um dia que estava na praia com uma de minhas tias. Se chama "Maldade" da Daniele Steel e eu devia ter meus 10 ou 11 anos. Lembro que achei muito interessante e nem dei atenção as 300 páginas que naquela época tornavam o maior livro que eu já tinha lido.
 
 
Depois disso virei fã da Danielle e li quase todos os livros dela e um outro autor tomava seu lugar na minha mente também, Sidney Sheldon, lembro que um dos meus preferidos era o Conte-me seus sonhos. Naquela época eu não tinha muito acesso a internet e nem sei se existiam os blogs literários, então eu ia para biblioteca e pesquisava por livros que talvez pudessem me interessar. Outra fase que passei e que quase todas pessoas passaram foram com as leituras para o vestibular, como Machado de Assis, José Alencar, mas como eu sempre digo por ser mais uma obrigação do que prazer, realmente não lembro muito bem deles, e sinceramente nem sei se gostei dessas leituras.
 
 
 
Entrei para faculdade e minha vida virou um caos, o tempo para ler era praticamente zero e foi ai que fiquei alguns anos longe dos livros. Há alguns anos atrás 6 ou 7, voltei a leitura e nessa época descobri os blogs literários, que acompanhava sempre. E também acabei decidindo criar meu próprio blog, pois com escritora assumida queria dividir também minhas ideias com as pessoas dos livros que lia. O primeiro livro que eu comprei foi o da saga crepúsculo,e isso já fazem alguns bons anos, seguido da minha coleção favorita das Brumas de Avalon. E a partir disso virou uma torrente de livros, com algumas fases interessantes, como o contato com os escritores nacionais, que para mim parecia ser impossível.
 
 
 
Hoje tenho minha pequena biblioteca em casa pela qual sou apaixonada. Ela conta com 356 livros, sendo que tenho para ler 239 e de parceria são 84. Tenho orgulho de dizer que minha coleção é vasta e eclética. São diversos livros de autores nacionais, e internacionais e dos mais variados estilos: romances, fantasias, suspenses, distopias, etc.
 
 

Claro que tenho minhas preferências e sou uma romantica assumida, adoro livros de romance, mas nem por isso deixo de apreciar uma boa fantasia ou suspense. Com toda essa coleção fica difícil falar em um autor ou livro preferido mas posso citar: Rick Riordan (que atualmente é o cara da mitologia para mim), Suzanne Collins (que escreveu uma distopia perfeita em minha opinião), Meg Cabot (minha queridinha dos chick-lits), Nora Roberts (que escreve romances como ninguém). Entre autores nacionais não posso deixar de citar Paula Pimenta, Erico Veríssimo, Marina Carvalho, entre outras.
 
 
 
A RAQUEL ESCRITORA

 
Diferente da leitura a escrita nasceu comigo, e sinceramente fica dificil dizer quando surgiu essa vocação. Eu era daquele tipo de criança que adorava rabiscar nos papéis, minhas primeiras histórias provavelmente foram daqueles bichinhos falantes (cachorrinhos, etc). Tenho guardada uma história que escrevi aos 12 anos (+/-) muito fofa, cheia de lápis de cor, desde aquela época eu sabia que a escrita iria me acompanhar pelo resto da minha vida.
 
Escrever para mim sempre foi um hobby, onde posso expressar meus sentimentos. Quando criança escrevia várias histórias de fantasia. Uma fase que marcou minha vida também foi quando passei a ser adolescente e virar fã das boys bands, lembro que escrevia histórias onde eu e minhas amigas eram as protagonistas junto aos nossos ídolos, essas tenho até hoje, e não tenho vergonha disso não, pois fizeram parte da minha vida.


Com o tempo e por participar do teatro, comecei a escrever as famosas peças de teatro, e tenho muito orgulho em dizer que várias delas foram encenadas, o que me fez ser conhecida por isso no ensino médio. E juntamente a isso também tinha algumas ideias soltas as quais fui juntando e escrevendo, sabia que algum dia iria publicar algumas delas, mas realmente naquela época isso não passava muito pela minha cabeça, pois escrevia mais pelo fato de gostar de escrever, sem esperar muita coisa em troca.
 
 
  
 
Esse ano a coisa ficou um pouco mais séria, formada e com mais tempo para me dedicar as minhas história, decidi arriscar finalmente em publicar. Minha amiga Elisandra Eccher do blog "A Magia Real" me deu o empurrãozinho que faltava, ela me falou sobre a Amazon e o esquema de pubicação deles, e achei muito interessante a ideia de colocar minha história em algum lugar onde outras pessoas  pudessem ler as mesmas. Além disso, uma frase que a amiga e escritora Suzy me falou me marcou muito, que eu tenho duas escolhas:"Deixar tudo que escrevi dentro de uma gaveta e quando morrer tudo aquilo morrer comigo, ou lançar para o mundo e deixar minhas ideias imortais".
 
Vocês já devem imaginar o que escolhi, não é?
 
Então procurei um dos meus textos que estivesse mais concluído, e escolhi o livro Vingança Mortal, que tinha escrito em 2001 (tinha 16 anos naquela época). Começou então o processo de revisão que durou vários meses, além da escolha da capa, da preparação para divulgação, da verificação dos direitos autorais e de tudo o mais que o mundo da publicação exigiria e eu não tinha muito ideia.

 
Hoje estou feliz pois minha história virou um livro, meu primeiro livro, e nessa sexta-feira do dia 22/08 vou fazer o lançamento dele, o que me deixou simplsmente feliz e maravilhada. Aliás estou bolando alguns posts para auxiliar os autores iniciantes como eu nessa jornada e espero que possa ajudar a todos.
 
 
Depois de tudo isso e com esse texto todo, tento procurar dentro de mim quais são meus próximos objetivos em relação a isso. Se tivesse que definir hoje meu principal objetivo é que as pessoas leiam minhas histórias e que elas possam trazer horas prazerosas e de entretenimento com as mesmas, e acredito fielmente que tudo que fizemos devemos fazer por prazer, com alegria e veracidade. A partir do momento que isso se torna um fardo, nos tornando frustrados e tristes simplesmente perdeu o sentido de existir. Assim sigo em frente, com meus textos, meu primeiro livro publicado e minhas leituras, coisas que me fazem feliz e que dão um sentido diferente para minha vida.
 
Concluindo quero agradecer a você que leu até o final esse imenso texto que escrevi hoje. Acho que falei demais como sempre, mas me sinto feliz em poder compartilhar um pouquinho mais de minha história com vocês. Provavelmente mais um ano se passando me deixou reflexiva sobre esses assuntos.
 
Desejo que venham muitos mais anos de livros, histórias e conhecimento, e que possa dividi-los com vocês!!!
 

19 comentários:

  1. Oie querida!!!

    bah, nem comentou q eu tb te incentivei a publicar teus manuscritos....tsc tsc tsc que falta de consideração...hehehehe brincando!

    Sabe que admiro e sempre vou admirar muito esse teu lado escritora, e te dou a maior força e todo apoio que tu precisares para seguir em frente lançando tuas histórias se esse for teu desejo!

    e não te assusta com os 3.0 q não é nada demais....já passei q não faz mta diferença hehehe

    te amo!

    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Oiiiii Raquel, que post mais legal, adorei conhecer um pouco mais da sua vida e das suas leituras!! Tudo bem que ainda faltam uns dias pro seu niver, mas queria te desejar um super mega hiper aniversário, que todos os seus sonhos se realizem e que você alcance tudo que almeja. Que Deus te abençoe e te dê saúde! Muitas alegrias, anos de vida e leituras pra vc, Raquel!

    Beijão
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  3. Como é bom fazer aniversário né? Ainda mais em um ano tão feliz e cheio de realizações pra você, muitas felicidades flor, tudo de melhor e sucesso!

    Beijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    Antes de mais nada Parabéns!!!
    Muito sucesso com o livro novo. Gostei da capa :D

    Vai em frente que a parte mais fácil já foi rsrsrsrs

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. ai flor que seja um amo de importantes realizações, como já vem sendo e o sucesso você consegue, pois é determinada!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Rachel.
    Uma viagem pelos livros lidos. Bem legal.
    Parabéns pelo seu aniversário.
    Desejo sucesso.
    Grande abraço.
    Tudo de melhor.

    http://luizcezarescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OI Raquel. Adorei seu post e conhecer um pouco mais sobre vc. Suas leituras e tudo mais. Eu não tive esse incentivo a leitura. Pelo contrário. Minha mãe até brigava pq eu lia demais. ashuashua. Mas era demais mesmo, quatro livros por semana e mais os gibis. ashuashua. Mas que valeram a pena. E acredito que para vc também.
    Amiga, só quero te desejar todo o sucesso do mundo, que Vingança mortal tenha muitos leitores e que o lançamento seja um espetáculo. Vc merece. A estrada não é fácil, e para os fortes, muita luta e batalha. Mas vem.o resultado vem.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ei Raquel,

    Lindo post, adorei saber mais sobre vc e sua história.
    Sucesso com o lançamento, que venham outros livros. ^^
    Achei super legal as peças de teatro!!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Menina, tb tô quase no "de repente 30", hehe. E sim, isso assusta um pouco...
    Não tenho muita coragem de ler Danielle Steel, pois ela ama um drama e não sou muito fã do estilo não. Sidney Sheldon é um daqueles que sempre quis ler, mas não sei pq ainda não li. Crepúsculo tb faz parte da minha vida, já gostava antes de virar modinha.
    Não conhecia seu trabalho, vi que o lançamento é hoje. Parabéns dobrado (pelo lançamento e pelo seu niver). Sucesso pra vc!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  10. Oi Kell,
    Mais uma vez quero te parabenizar pela publicação!
    Tive uma pequena parcela de participação nesse livro e me sinto honrada por isso.
    Espero que você faça muito sucesso com seus textos e que consiga atingir seus objetivos, você tem muito talento.

    Gostaria muito de ter comparecido no lançamento, mas infelizmente a distância sempre atrapalha.
    Um beijo querida e sempre que eu puder irei te ajudar.

    Beijos
    Letícia

    ResponderExcluir
  11. Raquel, sua linda, meus parabéns! Temos a mesma idade e entendo muito bem as suas reflexões e o fato de se assustar com os acontecimentos. Gostei muito de conhecer um pouquinho mais sobre você e sobre sua trajetória e te desejo muito sucesso em sua jornada! Beijocas!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Raquel,
    feliz aniversário adiantado... Que linda sua história com a literatura...
    Amei os fatos e as imagens, fico feliz em perceber que o amor pela leitura te levou a se
    tornar escritora, não conhecia seu livro mas vou procurar um pouco mais a respeito.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Raquel que máximo, amei saber um pouco mais da sua história. Torço para que seu livro seja livro e bem comentado na blogsfera e fora dela. Acredito que o mais importante para um autor além de vender muito é ser lido, não adianta ganhar dinheiro e não ser reconhecido pelo bom trabalho (quando lemos um autor e gostamos passamos a comprar tudo que ele lança sem nem ter dúvida, além de indicar a todos que conhecemos - hoje indico Marina Carvalho, Paula Pimenta, Samanta Holtz, Camila Dornas, Adriana Brazil, Marcia Rubim e tantas outras que simplesmente sou apaixonada) desejo a vc o sucesso que ela e tantos outros queridos tem e terão no futuro. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Raquel,
    Primeiro de tudo feliz aniversário adiantado, muita saúde e tudo o que você merece em sua vida.
    Amei saber um pouco mais sobre você. Confesso que eu me identifiquei um pouco, pois eu espero um dia publicar alguma história minha...
    Que o seu livro faça muito sucesso por aí. Desejo tudo de bom, quero ler logo o seu livro, hein? Haha!!
    Beijos

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Kell,
    Lindo o post com a sua trajetória. O lindo na vida é passar pelos anos e ver que por mais altos e baixos que temos, tudo valeu a pena. Vale a pena cada dia de vida que temos, o acordar e saber que estamos dispostos a colocar nossos sonhos em andamento. Desejo que sempre alcance tudo que almeja e que a saúde, a felicidade e o sucesso sempre estejam em seu caminho para te levar cada vez mais adiante. Gosto de saber que eu te indiquei um caminho, mas lembre-se que foi você que decidiu dar o passo e percorrê-lo, com acertos e erros estamos aí. Quero que saiba por mais doida que sou, admiro a pessoa que és e mesmo quando falo o que falo, é porque preciso ser verdadeira e sincera com você. No entanto me gratifica saber que leva minha opinião em conta e que corre atrás do que quer. O que posso desejar nesse dia tão importante quando completa outra primavera é que faça tudo o que desejar e sonhar. Suba degrau a degrau e que nossa amizade continue por anos e anos.

    Bjus Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá Raquel,
    Primeiro de tudo quero te dar meus parabéns, muitos anos de vida e muito tempo para ler e escrever para nós leitores rs' (Sinta- se abraçada por mim)
    Amei conhecer um pouco de você aqui no seu blog, percebi que temos algumas coisas em comum com alguns autores rs' Espero conhecer sua narrativa em breve, um beijão flor sucesso na sua carreira!

    Abraço!

    http://levolivrosparaondevou.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, Raquel! Adorei conhecer seu blog e seu trabalho. Desejo-te muita saúde, harmonia e felicidade em seu aniversário. É sempre ótimo conhecer pessoas que dividem conosco a paixão pela literatura. Sucesso para seu trabalho como escritora. Beijos, Taty.
    http://tatycasarino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Raquel, conheci você e posso dizer que você é a simpatia em pessoa e que desejo que você tenha muito sucesso. Saiba que é uma felicidade saber que as pessoas leram sua história e isso deve movimentar e muito e você deve continuar sempre em frente.
    Parabéns!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Raquel!!
    Primeiro Parabéns!!!
    Não precisa ficar com muito medo dos 3.0. Já passei por isso e não dói nada...rsrsrs.... o 3.1 é que está sendo estrenho! Ainda não me acostumei! XD

    Muito legal conhecer sua história como leitora e escritora. Eu fui o contrário de você. Vivia com os livros em volta de mim desde que aprendia a ler (até antes, mas não entendia o que eram aqueles rabiscos estranhos embaixo das gravuras - também conhecidos como letras.. hahaha). Sempre tive muita imaginação em criar histórias, mas só comecei a escrevê-las lá pelos 16 anos com o incentivo de uma amiga. Agora é terminar de escrever um livro e lançá-lo (coisa difícil, viu).

    Desejo à você muito sucesso em sua carreira de escritora! Que você consiga realizar tudo o que sonhar!

    Beijusss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir