domingo, 10 de agosto de 2014

CineKriativa: Malévola

Título Original: Maleficent
Elenco: Angelina Jolie, Elle Fanning, Sharlto Copley, Kenneth Cranham, Lesley Manville, Miranda Richardson, Sam Riley, Juno Temple, Imelda Staunton, Brenton Thwaites.
Direção: Robert Stromberg
Gênero: Fantasia
Duração: 97 min.
Distribuidora: Disney
Orçamento: US$ 200 milhões
Ano: 2014
Classificação:
 
Malévola — a história não contada da vilã mais icônica da Disney, do clássico de 1959, A Bela Adormecida. Uma bela e ingênua jovem com atordoantes asas negras, Malévola leva uma vida idílica, crescendo em um pacífico reino em uma floresta, até que o dia em que um exército invasor de humanos ameaça a harmonia da região. Malévola surge como a mais feroz protetora da região, mas acaba sendo vítima de uma impiedosa traição — um acontecimento que começa a transformar seu coração outrora repleto de pureza em pedra. Determinada a se vingar, Malévola enfrenta uma batalha épica contra o rei dos humanos e, como consequência, amaldiçoa sua filha recém-nascida, Aurora. Conforme a menina cresce, Malévola percebe que Aurora é a peça essencial para estabelecer a paz no reino — e para a verdadeira felicidade de Malévola também.
 
 
 
O filme em uma frase:
Todos os vilãos são maus?
 
Mês passado estreou um filme, o qual eu estava de olho, assim que soube que ia ser filmado. Sou fã dos filmes que tem saído ultimamente, que recontam os contos de fada sob uma outra perspectiva. Assiste a João e Maria, Alice no país das maravilhas, Espelho Espelho Meu e outros que não lembro o nome agora, e sempre achei bem interessante e quando fiquei sabendo que iam fazer um filme sobre a bruxa má da Bela Adormecida, já me interessei. E quando soube que quem iria interpretá-la era a atriz Angelina Jolie, bem ele entrou para minha lista de filmes obrigatórios desse ano. Então quando o filme saiu no cinema, logo fomos assistir e foi bem diferente do que eu esperava.
 
 
O filme tem enfoque principal em Malévola e é com ela que ele começa. Acompanhamos a bela fada em sua infância, com suas deslumbrantes asas negras. Ela é a dona da floresta e lá reina a paz. Porém, em um belo dia um grupo de humanos, tenta se aproximar e ela demonstra toda sua força, vencendo a grande batalha. O que ela não podia imaginar e que seria traída de uma forma impiedosa que transformaria seu coração em pedra e levaria seu reino as sombras.
 
 
Para se vingar ela acaba lançando uma maldição na princesa do reino humano, dizendo que aos 16 anos, ela iria furar seu dedo em uma roca e iria dormir para sempre. Porém, como todos conhecem a história, uma das fadas madrinhas consegue remediar a situação, dizendo que se a princesa for beijada por um verdadeiro beijo de amor acordará. Assim a princesa é levada escondida para foresta, e lá Malevola acompanha o crescimento da menina e seu coração outrora de pedra vai derretendo aos pouquinhos, enquanto ela vai descobrindo o mais puro e verdadeiro amor.
 
 
 
Primeiro devo comentar que me surpreendi muito, porque querendo ou não estamos acostumados a ver a princesa e o príncipe, mas desta vez somos colocados do outro lado do muro, revivendo a história de outro ângulo. Gostei muito dos efeitos especiais, como o muro de espinhos e o reino de Malévola. Entretando, o que mais me agradou foi a história em si e sua lição de moral.
 
 
Devo comentar que achei uma figura as fadas madrinhas de Aurora, apesar de elas não aparecerem muito no filme, e temos um personagem que não tem tanta enfase no livro, mas que aqui foi bem explorado que é o corvo de malevola.
 
 
Gostei da atuação dos atores como um todo, Angelina Jolie realmente encarnou o papel muito bem, nos vendo ver os dois lados da moeda. Só que a atriz que fez a princesa, bem achei, bem sem sal, talvez fosse essa a intenção, mas acho que poderia ser um pouquinhio melhor interpretada.
 
 
Um filme lindo que com certeza faz nos lembrar de nossa infância e reviver um dos mais famosos contos de fadas da história.
 
 
 
CURIOSIDADES
 
1. Robert Stromberg foi escolhido para dirigir ‘Malévola‘ (Maleficent). A decisão é dúvidosa, já que Stromberg nunca dirigiu um longa-metragem. Ele foi designer de produção de ‘Avatar‘ e ‘Alice no País das Maravilhas‘.

2. Guillermo del Toro (‘O Labirinto do Fauno’), David O. Russell (‘O Vencedor’) e Tim Burton foram cotados para a direção, mas não assinaram contrato devido conflitos de agenda.

3. Elle Fanning, irmã de Dakota, será a princesa Aurora, também conhecida como Bela Adormecida, na adaptação estrelada por Angelina Jolie. No último ano, Fanning roubou a cena em ‘Super 8‘, ‘Um Lugar Qualquer‘ e ‘Compramos Um Zoológico‘.

4. O roteiro é de Linda Woolverton, roteirista do novo ‘Alice no País das Maravilhas‘.

5. Adaptação com atores do clássico da animação A Bela Adormecida (1959), tendo como enfoque principal a vida da vilã do longa-metragem, Malévola.





6. Angelina Jolie declarou que se interessou de imediato em estrelar Malévola porque, desde criança, Malévola era sua personagem favorita entre as vilãs da Disney. Além disto, ela queria estrelar um filme que seus filhos pudessem ver e ficou muito impressionada com a caracterização da personagem idealizada para o filme e também com o roteiro, considerado complexo e de uma rara inteligência pela atriz.

7. Angelina Jolie trabalhou bastante com os responsáveis pelo figurino e maquiagem de sua personagem para criar um visual que fosse fiel à versão exibida em A Bela Adormecida. Alguns executivos da Disney até tentaram convencê-la de que não era necessário que aparecesse de forma tão sombria, visando explorar a beleza da atriz na divulgação do longa-metragem, mas ela não aceitou esta proposta.

8. Todos os atores do elenco de Malévola foram contratados tendo por base sua semelhança com os respectivos personagens em A Bela Adormecida.

9. Em entrevista concedida na Disney D23 Expo, em 10 de agosto de 2013, Angelina Jolie admitiu que ela assustou muitas criancinhas quando estava vestida como Malévola nos sets de filmagens. Apenas sua própria filha, Vivienne Jolie-Pitt, que interpreta a personagem Aurora quando jovem, não teve medo dela.

10. A cantora Lana Del Rey foi escolhida pela própria Angelina Jolie para interpretar a canção "Once Upon a Dream", música-tema de A Bela Adormecida (1959).
 

11. Malévola é o filme de maior orçamento já comandado por um diretor estreante, Robert Stromberg. O recordista anterior era Tron - O Legado, produzido pela própria Walt Disney Pictures, que foi dirigido por Joseph Kosinski.

12. Malévola foi lançado nos Estados Unidos em 30 de maio de 2014. Trata-se da mesma data e mês do lançamento de A Bela Adormecida, 55 anos antes.

13. Para que pudessem adquirir agilidade, as três atrizes que interpretaram as fadas - Imelda Staunton, Lesley Manville e Juno Temple - passaram três semanas gravando com a técnica de captação de movimento, coordenadas por artistas do Cirque du Soleil.

14. Emma Thompson e Judi Dench estiveram cotadas para interpretar uma das fadas.


 
 
Veja o Trailer:
 
 


Raquel Machado
Recomendo para todos que gostam de releituras de contos de fadas e que querem conhecer uma história diferente da tão conhecida Bela Adormecida.


 
 

2 comentários:

  1. Oi, querida! Acho a Angelina tão maravilhosa nas fotos que vi do filme. Quero assistir!!!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!! Ainda não assisti ao filme e confesso que nem estava interessada. Mas depois da sua resenha sobre ele, me interessei bastante. É diferente do que eu imaginava. Morrendo de curiosidade agora, hehehhe.
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir