sábado, 2 de agosto de 2014

Cela de Papel de Uili Bergamin

ISBN:9788577050970
Editora: Maneco
Edição: 2
Ano: 2009
Número de Páginas: 104
Classificação: 4 estrelas
Onde Comprar:


Novela fragmentada, com nuance autobiográfica, Cela de Papel é um livro profundo e complexo, que faz uma verdadeira apologia ao livro e ao hábito da leitura. Extremamente inovador para os padrões de nossa literatura, em termos de estrutura e estilo, é um livro de vanguarda, obra obrigatória para os amantes da boa literatura. Como diria José Clemente Pozenato, que apresenta a obra: “Quem gosta de saborear as palavras, não na sua ‘literatice’, mas na sua vasta possibilidade de combinações dentro da panela do texto, vai se deliciar com este livro.”
 
 
O livro em uma frase:
Um Romeu e Julieta diferente de tudo que já conhecemos.
 
Tive o prazer de conhecer o autor Uili Bergamin na feira do livro de Bento Gonçalves. Lá ele me sugeriu seu livro entitulado Cela de Papel, dizendo que era um texto diferente, porém que agradava diversos escritores. Eu como nova nesse ramo decidi seguir a dica, e realmente digo que foi diferente de tudo que já li.

 
 
Em seu texto Cela de Papel, o autor Uili Bergamini, nos leva a uma complexa reflexão sobre vários assuntos. Ele mesmo diz no início do livro que a história é uma união de ideias soltas, de vários textos que já pensou (ou não) em publicar. O autor escreve com uma maestria sábia sobre cada palavra. Juntando palavras e parágrafos nos levando aos mais diversos recantos.
 
O livro é dividido em três partes: o início do início, o início do meio e o início do fim. Com textos bem distribuidos em cada uma, e em cada qual com uma citação do mestre Shakespeare. E na primeira já me senti muito feliz ao ver, pois com certeza é uma das citações que mais adoro:
 
"Que há em um nome?
Aquilo que denominamos uma rosa, com qualquer outro nome teria a mesma fragância."
William Shakespeare
 
Os personagens que povoam esse texto são antigos conhecidos nossos, que acabam se tornando desconhecidos. Contando novas histórias, nos levando a novos universos. Estou falando de Romeu e Julieta, mas não o "Romeu e Julieta" clássico, mas sim de um mais real e palpável.
 
Os capítulos do livro foi algo que realmente me chamou a atenção também, por seus títulos peculiares. Cada capítulo possui o título de um ingrediente, como se estivessemos seguindo uma pequena receita de bolo, saboreando por final toda a obra.
O aroma das palavras
Uma pitada de dor
Três porções de saudade
 
Devo confessar que senti um pouco de dificuldade no início, pois procurava uma hisória só, algo contínuo, como estamos acostumados. Mas ao passar das folhas fui me envolvendo nas diversas trajetórias que o livro nos traz, cada uma com sua moral, sua frases impactantes e seu sentido de ver a vida.

Em um emaranhado de palavras vamos nos envolvendo em parágrafos que trazem sentimentos diversos e que nos fazem refletir até mesmo sobre nossa própria vida. Com certeza não é uma história a ser lida por qualquer tipo de leitor, mas que com certeza irá agradar os leitores mais críticos.
 


Raquel Machado
Eu definiria Cela de Papel acima de tudo como um texto "filosófico", onde encontramos diversos pensamentos e ideias, que nos fazem sorrir e se emocionar. Com certeza um livro que além de ser lido, deve ser sentido.
 
 
E se você lesse?
E se você acreditasse?
E se, acreditando, no fundo dos seus devaneios, voce vivesse realmente aquilo?
E se, ao despertar, você tivesse de fato vivido aquilo?
Ah!, e então?
 
 
 
SOBRE O AUTOR
Uili Bergamin é autor de nove livros: "O Sino do Campanário" (contos), "Cela de Papel" (novela), "Do Útero do Mundo" (poesias), "A Ilha Mágica" (juvenil), "Contos de Amores Vãos" (contos), "Tetraedro" (crônicas), "Luiz Pizzetti - Uma consciência que pulsa" (biografia), "A Mordaça" (juvenil) e "O Suor dos Fortes" (poesias). Realizo palestras e oficinas sobre literatura e leitura em escolas e eventos literários. Também escrevo para a Revista Acontece Sul, onde indico bons livros e colaboro para jornais da região da Serra Gaúcha.
 
Conheça os outros livros do autor:
 
 
 

3 comentários:

  1. Olá.
    Bacana sua resenha. Eu não conhecia o livro, mas me pareceu ser interessante. Gostei.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que vc gostou.
    Obrigado pela bela resenha.
    Bjão e sucesso pra nós.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raquel!

    Que legal!
    Eu adoro Shakespeare e sei que qualquer trabalho norteado por ele acaba por sair bem feito. :)
    Se eu tiver a oportunidade, quero ler esse livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir