quarta-feira, 7 de maio de 2014

O Menino dos Fantoches de Varsóvia de Eva Weaver


ISBN: 9788581634173
Páginas: 400
Edição: 1ª
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Assunto: Drama

Classificação:

Onde Comprar:
:: Saraiva
:: Submarino

Mesmo diante de uma vida extremamente difícil, há esperança. E às vezes essa esperança vem na forma de um garotinho, armado com uma trupe de marionetes – um príncipe, uma menina, um bobo da corte, um crocodilo... O avô de Mika morreu no gueto de Varsóvia, e o menino herdou não apenas o seu grande casaco, mas também um tesouro cheio de segredos. Em um bolso meio escondido, ele encontra uma cabeça de papel machê, um retalho... o príncipe. E um teatro de marionetes seria uma maneira incrível de alegrar o primo que acabou de perder o pai, o menininho que está doente, os vizinhos que moram em um quartinho apertado. Logo o gueto inteiro só fala do mestre das marionetes – até chegar o dia em que Mika é parado por um oficial alemão e empurrado para uma vida obscura. Esta é uma história sobre sobrevivência. Uma jornada épica, que atravessa continentes e gerações, de Varsóvia à Sibéria, e duas vidas que se entrelaçam em meio ao caos da guerra. Porque mesmo em tempo de guerra existe esperança.



Hoje tenho o prazer de trazer mais uma resenha para vocês em parceria com a editora Novo Conceito. O livro da vez é O Menino dos Fantoches de Varsóvia, confesso que quando recebi já imaginei que ele não faria meu estilo, então quando minha excelentíssima mãe colocou os olhos nele e pediu para ler e resenhar não tive dúvidas em dar para ela. Pelo que percebi ela gostou muito e trouxe mais uma resenha para vocês. Espero que gostem e não esqueçam de comentar.
 
O livro O Menino dos Fantoches de Varsóvia conta a história dos horrores da Segunda Guerra Muindial, onde os judeus sofreram física e mentalmenre as piores dores que um ser vivo poderia suportar.
 
Encontramos em meio a esse inferno nosso sobrevivente Mika que nos conta a história desde os seus 12 anos que estava no início da guerra até o final da mesma. A história de Mika inicia quando ele fica com o sobretudo de seu avô, ele costurava bolsos ocultos por dentro do casaco para esconder tudo o que podia dos alemães, para dessa forma manter sua sobrevivência e de seus familiares. Quando seu avô morre assassinado pelos alemães Mika vai vasculhar os bolsos e encontra vários fantoches, que eram a alegria de seu avô naqueles dias horríveis de fome e medo. Entre os fantoches Mika viu um em especial que lhe chamou atenção "O príncipe". Mika apaixonou-se perdidamente por ele confidenciando suas dores, medos e o pouco orgulho que ainda poderia manter.

Foi quando Mika começou a fazer espetáculos em um orfanato e no hospital do gueto que foi apanhado por um soldado alemão Max, que o obrigou a fazer espetáculos para os soldados e oficiais do quartel. Até o dia em que os alemães invadiram o gueto e o soldade salvou Mika e sua família de uma morte terrível, porém em troca pediu o fantoche do Príncipe e foi com muita dor que Mika o entregou a Max.
 
Isso aconteceu mais ou menos no meio do livro, e foi ai que a autora deu "o pulo do gato", pois a partir desse momento começamos a conhecer um outro lado da história. Entramos no mundo propriamente dito da guerra e de Max e suas confidências. Acompanhamos os fantasmas que cercam o soldado e as torturas horríveis que eram feitas na época. E conforme os anos vão passando vamos acompanhando também Mika e Max e a dúvida que permanece é:

Será que Mika vai conseguir recuperar o fantoche do "Príncipe" antes de norrer?

SOBRE O AUTOREva Weaver é uma arteterapeuta, artista performática e escritora que gosta de falar de história em seus livros. Como muitos alemães, ela não se esquece dos acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, que a inspiraram para que escrevesse seu primeiro romance, O Mestre das Marionetes de Varsóvia. Eva mora em Brighton, na Inglaterra.
 
Foi um ótimo livro, não consegui parar de ler até o final.
Recomendo a todos que gostam de uma boa leitura.

8 comentários:

  1. Estou tão ansiosa para ler, já recebi mas tenho que organizar a leitura! Gosto que a autora tenha explorado vários lados da história...

    Paola
    uma-leitora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Já estou com esse livro aqui em casa ;)
    Bjs
    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  3. Já li e gostei muito desse livro, parabéns pela resenha.
    Beijos
    Passa lá:
    www.viagem-imaginaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler O Menino dos Fantoches de Varsóvia! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Realmente, eu não tinha gostado á primeira vista, mas pela resenha, eu vi a história parece ser legal ^^
    Quando eu tiver oportunidade eu quero ler!
    Bjus
    http://leiturasdokokoro2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de chorar só pela capa e pelo o que posso imaginar que vai acontecer. Sou fraca pra esse livro, por isso não pretendo ler, mesmo com sua resenha me deixando bem curiosa. Será que ele recuperou o fantoche?????!!!!!!!

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  7. Essa é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que fiquei surpresa com o enredo. Forte mas ao mesmo tempo com toque de inocência, magia e esperança através desse boneco. Deve ser uma leitura realmente interessante. Valeu pela dica. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  8. Também adorei a leitura, fora que aprendi algumas coisas que eu não sabia, como a própria revolução do gueto.
    Um livro emocionante.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir