sábado, 10 de maio de 2014

CineKriativa: Noé

 


Título original: Noah
Distribuidor: PARAMOUNT PICTURES
Elenco: Russell Crowe, Anthony Hopkins, Jennifer Connelly, Saoirse Ronan, Ray Winstone, Logan Lerman, Emma Watson.
Direção: Darren Aronofsky
Gênero: Ação
Distribuidora: Paramount Pictures
Ano de produção: 2014
Classificação:

Noé (Russell Crowe) vive com a esposa Naameh (Jennifer Connelly) e os filhos Sem (Douglas Booth), Cam (Logan Lerman) e Jafé (Leo McHugh Carroll) em uma terra desolada, onde os homens perseguem e matam uns aos outros. Um dia, Noé recebe uma mensagem do Criador de que deve encontrar Matusalém (Anthony Hopkins). Durante o percurso ele acaba salvando a vida da jovem Ila (Emma Watson), que tem um ferimento grave na barriga. Ao encontrar Matusalém, Noé descobre que ele tem a tarefa de construir uma imensa arca, que abrigará os animais durante um dilúvio que acabará com a vida na Terra, de forma a que a visão do Criador possa ser, enfim, resgatada.
 
 
O filme em uma frase:
Uma releitura épica.
 
Um filme que eu fiquei de olho desde que vi o trailer foi esse! Além de ter ninguém mais ninguém menos que Russel Crowe no papel principal, o filme parecia ter muitos efeitos especiais e uma história que valia a pena ser revista. Por todos esses fatores fui ao cinema assistir Noé e encontrei coisas diferentes do que eu imaginava.
 
Para começar o início do filme foi estranho ele parecia aqueles filmes bem antigos e fiquei me perguntando se aquilo era uma propaganda ou já havia começado. O filme tem toda uma atmosfera diferente que nos leva a uma historia bíblica contada com um fundo a mais de fantasia que me agradou bastante. Noé vive com sua família longe de todos nessa história, os seres humanos foram corrompidos e por isso Deus decide limpar a terra e dar uma segunda chance para tal.
 
 
Achei sensacional a parte dos animais entrando na arca, e realmente depois de uma parte fiquei pensando o que estava acontecendo, porque o filme realmente choca a gente de uma maneira bem diferente do que esperamos. Várias lições são passadas no mesmo: como que nem todos são bons ou maus completamente, todos temos os dois lados e basta a gente escolher qual quer seguir.
 
 
 
Além de Russel temos também Anthony Hopkins que foi um dos pontos altos do filme para mim também, pois acho ele um grande ator. Não posso deixar de comentar aqui alguns comentários que ouvi ao sair do cinema como que no próximo filme Noé iria construir um avião ou que achava que todos iam morrer no filme...ao digo Meu Deus o que essas criaturas aprendem hoje em dia. Por essa e outras achei muito legal apresentar um pouco de nossa cultura para os mais jovens.
 
Curiosidades

1. Ray Winstone (‘Branca de Neve e o Caçador’) viverá o opositor a Noé (Russell Crowe) na criação da Arca. O papel foi disputado por Liev Schreiber, Liam Neeson e Val Kilmer. Logan Lerman, o astro da franquia Percy Jackson, será Cam, primeiro filho de Noé. Emma Watson (da franquia ‘Harry Potter’) viverá Ila, interesse romântico de Sem (Douglas Booth), segundo filho de Noé. Dakota Fanning foi a primeira cotada para o papel, mas teve que declinar o convite por problemas de agenda.

2. Russell Crowe (‘Robin Hood’) é o protagonista. Christian Bale (‘Batman – O Cavaleiro das Trevas’) e Michael Fassbender (‘X-Men: Primeira Classe’) chegaram a ser cotados.

3. Anthony Hopkins (‘Hannibal’) interpretará Matusalém, o homem mais velho do mundo.
 
4. Darren Aronofsky uniu seu frequente colaborador Ari Handel e o artista canadense Niko Henrichon para adaptar o roteiro em um graphic novel de 2011: "Noé: Pour la cruauté des hommes" (em inglês "Noah: For the Cruelty of Men", e em português "Noé: Por Causa da Maldade dos Homens").
 
 
5. Como forma de promover o filme e apagar as dúvidas dos produtores da Paramount Pictures que estão por trás do projeto, o diretor resolveu lançar esta graphic novel que tem por objetivo ser uma espécie de guia geral do roteiro e storyboard do filme.
 
6. Noé marcou a segunda vez que Russell Crowe e Jennifer Connelly interpretaram marido e mulher juntos. A primeira vez foi em Uma Mente Brilhante (2001).

7. Darren Aronofsky é fascinado com o personagem de Noé desde a infância, vendo-o como "um personagem sombrio e complicado que experimenta a verdadeira culpa do sobrevivente".

8. O papel de Noé foi oferecido a Christian Bale e Michael Fassbender, mas eles recusaram devido a conflitos de agenda.
 
9. Liam Neeson, Liev Schreiber e Val Kilmer foram cotados para viver Tubalcain, mas Darren Aronofsky queria para o papel "um ator com a determinação e o tamanho para ser convincente enquanto enfrenta no mesmo patamar o personagem Noé", interpretado por Russel Crowe. Tudo isso ele encontrou em Ray Winstone.

10. Saoirse Ronan, Bella Heathcote e Dakota Fanning foram cotadas para interpretar Ila. Mesmo que Heathcote tenha passado uma boa impressão no seu teste, Fanning era a primeira escolha do diretor. Fanning tentou organizar sua agenda mas no fim não pôde fazê-lo pois estava gravando outro filme na época. Eventualmente, Emma Watson foi escalada para o papel.

11. Julianne Moore foi considerada para o papel de Naameh.

12. De acordo com Emma Watson, o filme tem um cenário ambíguo: "Pode se passar em qualquer momento. Pode se passar mil anos no futuro ou mil anos no passado... Não é possível enquadrá-lo muito bem".

13. De acordo com Darren Aronofsky, os animais vistos no filme são "designs de animais reais modificados um pouquinho só". Nenhum animal real foi usado na produção.
 
Veja o trailer:
 
 



Raquel Machado
Concluindo recomendo a todos que tem curiosidade de ver essa história contada de outra perspectiva vá com a mente aberta que com certeza ela irá lhe surpreender.

 
 

6 comentários:

  1. Tenho alguns receios de assistir esse filme pois sou evangélica, e vi que fizeram algumas mudanças na história, mas me parece interessante, e talvez eu até venha a assisti-lo.
    Beijos!!!
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Tenho vontade de ver, mas li muita crítica "negativa" da galera comentando que esperava mais
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Raquel, Quero muito ver este filme..
    Adorei sua resenha e as curiosidades!!


    Tem resenha nova no Daily

    Beijos Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não estou indo muito a cinemas por vários motivos, mas desejo ver esse filme assim que possível. Valeu pelas observações. Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dica Raquel. Quero muito assistir este filme, que parece realmente ser ótimo. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Kell,

    Eu gostei muito desse filme, mesmo com umas partes meio forçadas...sahushua....bjus elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir