quinta-feira, 15 de maio de 2014

CineKriativa: Divergente

 
Título original: Divergent
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Aaron Eckhart, Kate Winslet, Jai Courtney, Maggie Q, Miles Teller, Ray Stevenson, Zoë Kravitz, Ansel Elgort.
Direção: Neil Burger
Gênero: Romance/Ação
Distribuidora: Paris Filmes
Ano de produção: 2014
Classificação:


 
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto.
A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. Ela acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

 

 
 
O livro em uma frase:
Você é totalmente responsável por suas escolhas.
 
Divergente é um dos filmes que eu estava aguardando durante o ano todo para ir assistir no cinema. Porém confesso que estava com o pé atrás, porque li o livro antes e como vocês já devem conhecer aquela velha história de "o filme nem sempre ser melhor que o livro". Além disso, tinha ouvido críticas sobre o mesmo que me deixaram meio desanimadas, então já fui ao cinema preparada para não encontrar algo tão bom, mas para minha surpresa devo dizer que o filme me agradou em um todo e que realmente valeu a espera.
 
 
Em Divergente conhecemos a história de um futuro distante, onde a sociedade se dividiu em facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição. No filme acompanhamos a história de Tris que é a protagonista principal. Ela pertence a facção da Abnegação, mas sente que seu lugar não é lá. Quando ela faz 16 anos é submetida ao teste que vai dizer para qual facção ela deve ir. Tudo parece correr bem até que ela faz o tal teste e descobre que ela não faz parte somente de uma facção mas de várias, ou seja, ela é uma divergente. E divergentes são uma ameçaa ao modelo da sociedade existente. Com medo do que possa acontecer Tris acaba escolhendo uma das facções a qual ela pode pertencer e por qual sempre teve uma "quedinha" e acaba indo para lá. O que ela não espera e que vai ter que provar por a+b que ela pertence aquele lugar e que isso pode ser uma tarefa bem difícil.
 
 
Primeiro vou falar sobre a história devo comentar que me agradou muito o fato de eles seguirem a premissa principal de apresentar um modelo de sociedade onde todos são submetidos a sua vontade e quem não se encaixa é perseguido ou exilado. Acho que o filme cumpriu muito bem seu papel em nos passar essa mensagem, apesar de terem cortado algumas cenas, o coração da história mantesse o mesmo: a luta pelo poder. Devo comentar sim para os fãs do livro que algumas partes foram alteradas, mas não achei isso ruim, achei que deu um toque especial ao filme . Talvez por a própria autora acompanhar as filmagens, os cortes de cenas e alterações foram condizentes como um todo.
 

 
Um pouco sobre os atores: a atriz que interpreta Tris me convenceu no papel, ela não foi realmente marcante (como a Katniss), talvez por ser um rosto desconhecido, mas senti que ela tem um grande potencial para os próximos filmes. Quanto ao "Quatro" (para e suspira), bem ele encaixou perfeitamente no papel. Adorei a atuação do ator e tudo o mais (as meninas vão me entender).
 
 
Quanto ao irmão de Tris esse deixou a desejar infelizmente, não sei se o ator se perdeu no papel ou eu não entendi o personagem completamente, porque ele me pareceu bem sem sal no filme e esperava mais do mesmo, porque no livro ele tem um carisma grande. Outro que apesar de ter feito um bom papel não encaixou com a descrição e minha imaginação foi o líder da audácia, o Erick imaginava ele sendo mais jovem, porém o ator que o fez e mais velho. Agora um papel que me surpreendeu foi da líder da Erudição, Jeanine, interpretado pela Kate Winslet, ela soube vestir o papel perfeitamente, as suas características, a busca pelo poder e todo o clima que envolve esse personagem realmente me agradou muito.
 
 
Sobre os efeitos especiais, infelizmente esperava um pouco mais dessa parte, mas por ser o primeiro filme talvez eles não tivessem verba o suficiente para investir tanto nisso nesse momento. Apesar de achar interessante a forma como os sonhos e ilusões foram retratados e mesmo todo o clima das facções.
 
 

CURIOSIDADES
1. Baseado no livro "Divergente", escrito por Veronica Roth.
 
2. Em A Culpa é das Estrelas (2014), Shailene Woodley e Ansel Elgort interpretam um casal de namorados, enquanto em Divergente, os personagens deles são irmãos.
 
3. Miles Teller originalmente fez o teste para interpretar Quatro, mas não conseguiu o papel. Meses depois, os produtores assistiram The Spectacular Now (2013), do qual ele participa, e ficaram tão impressionados com a atuação de Teller que ofereceram a ele o papel de Eric, que supostamente teria que estar em desacordo e ser intimidador em relação ao personagem Quatro. Teller recusou o papel porque sentiu que não conseguiria ser intimidante perto do ator Theo James. Então, lhe ofereceram o papel de Peter, que ele aceitou depois que sua amiga e ex-colega de elenco Shailene Woodley lhe enviou uma mensagem pedindo para ele aceitar o papel para que eles pudessem trabalhar juntos novamente.
4. Os cineastas usaram o codinome "Catbird" enquanto gravavam cenas públicas para o filme, para evitar alvoroço.

5. Kate Winslet ('Contágio') interpretará Jeanine Matthews, a mulher mais poderosa da facção Erudição. A personagem é descrita como calma, astuciosa e bastante perigosa.
 
 
 
TRAILER:
 
 
Raquel Machado
Em resumo foi um bom filme, acho que conseguiu trasmitir a ideia principal e estou curisoda para ver os próximos. Para quem não conhece a história e gosta de filmes distópicos com mensagens subliminares eu indico.

2 comentários:

  1. Que bom saber que vc também gostou desse filme. Eu só ouvi elogios até agora. Confesso que estou meio atrasada com os últimos lançamentos,mas pessoas estão tão mal educadas nos cinemas que fico desanimada e além disso a agenda do maridão anda meio corrida e não temos muito tempo =\ mas assim que eu ler o livro corro atrás para ver esse filme. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kell,
    Nossa eu não gostei nada do filme, mesmo eles tendo seguido o conceito do livro, não consegui gostar. Mas que bom que para você foi melhor que para mim...=D.....bjus elis!!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir