terça-feira, 4 de março de 2014

Esperança de Suzanne Collins

ISBN: 9788579800863
Editora: Intrinseca
Edição : 1
Ano: 2011
Assunto: Distopia
Classificação
 
O volume final da trilogia "Jogos Vorazes", de Suzanne Collins, é exatamente o livro pelo qual os fãs esperavam: complexo, imaginativo e, ao mesmo tempo, brutal e humano. Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss Everdeen tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra. A série, com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos, é o mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos, e mistura ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia com muita ação e aventura.
 
Katniss conseguiu sair da arena pela segunda vez, mas, mesmo assim, ainda não está a salvo. A Capital está irritada e quer vingança e, por isso, inicia uma represália a toda a população. Numa trama tão violenta quanto psicológica, Suzanne Collins consegue provocar, em A esperança, um debate sobre a moral e os valores da guerra e as consequências das escolhas feitas por cada um dos personagens.
Ser o símbolo da revolução tem um preço alto para Katniss, que terá que decidir o quanto da sua própria humanidade e sanidade ela poderá arriscar em nome da causa, dos seus amigos e da sua família. É pela voz da protagonista, ainda mais feroz e obstinada, que a autora desafia o leitor a refletir em meio a cenas cruéis de combate. Tudo isso numa narrativa brilhante, com viradas surpreendentes que levam a um desfecho chocante e original.
 
Ambientado num futuro sombrio, a saga "Jogos Vorazes" é pioneira de uma tendência que ganhou força no mercado de bestsellers juvenis: a dos romances distópicos e pós-apocalípticos. As obras renderam à autora Suzanne Collins lugar na badalada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time em 2010. Com narrativa ágil e ousada, os livros da trilogia foram traduzidos para 44 países e vêm atraindo leitores de diversas faixas etárias.
 
 
O filme em uma palavra:
E no final de tudo ainda terá a esperança de algo melhor.
 
SEM SPOILERS
 
É cheguei ao final da trilogia Jogos Vorazes que Suzanne nos contou. Me sinto orfã, feliz, satisfeita por ter acompanhado essa história surpreendente do inicio ao fim. Sim esse é um dos melhors livros que li em minha humilde existencia. Acredito que Suzanne soube usar todos os ingredientes de uma bela história e nos transportar para um mundo mágico, onde nem tudo são flores, porém é tudo intenso demais que nos faz transbordar para dentro do livro.
 
Em esperança encontramos uma katniss diferente (mas nós aqui também nos sentimos diferentes) depois de tudo que ela passou ela terá que enfrentar a Capital, e a guerra iminente, como símbolo ela tem a responsabilidade de levar a esperança a todos que precisam, a esperança de um mundo melhor. Em meio a guerras, lutas, combates, feridos e novas surpresas somos levados a um emaranhado de ligações que nos fazem chorar, torcer suplicar e se arrepiar ate a última página.
 
Os personagens desse livro estão mais maduros todos eles. Katniss não é mais a menina do primeiro livro, agora ela é uma mulher corajosa e a beira da sanidade, ela ainda tenta pregar seus conceitos de vida, porém fica cada vez mais difícil ver o que tem prioridade em meio a guerra. Gale aparece mais e ele é o perfeito soldado pronto para se sacrificar a qualquer custo pelo causa. Peeta é um personagem bem interessante nesse livro, tanto que me deixou confusa diversas vezes, o menino sem grçaa do primeiro livro não existe mais. Acima de tudo, no final do livro conseguimos sentir o grau de humanidade dos personagens, por todo o sofrimento, dor e anseio que eles passaram, tudo chega a um ponto que nos faz indagar se terá volta.
 
O livro é narrado por Katniss, não lembro de achar erros de ortografia, a capa segue o padrão e é realmente linda. A cronologia utilizada no livro quase me confundiu devido a variedade de aconteciments que ocorrem durante o mesmo, quando eu sentia que não havia mais nada a acontecer uma bomba explode. A autora conseguiu surpreener do início ao fim, e nos levar ao grande conflito da autoridade da sociedade, de questões como pelo que lutar? o que é certo e o que é errado? Existe um certo e errado? Quando todas as chances acabaram ainda há esperança???
 
Sobre a autora
Suzanne Collins nasceu nos EUA. Ela começou sua carreira para programas infantis no canal da Nickelodeon. Seus livros repetiram o sucesso no roterio. Ela vive com a família em Connecticut. Jogos vorazes é o primeiro livro de uma trilogia.







 


Concluindo essa é uma das trilogias que indico com todas as letras, é uma historia cheia de ação, aventura, indagações que com certeza irá agradar a todos.

4 comentários:

  1. Raquel!

    Não li sua resenha porque ainda não li o último livro... rsrs.
    Passei aqui pra dar meu beijo e reparei que o blog tá de cara nova.
    Parabéns!

    Beijocas!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Adorei a resenha, que bom que não tem spoilers UAHSUA Só falta esse livro para eu terminar a trilogia, estou tentando ler ele ainda esse mês, espero que dê certo o/

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir
  3. Também adorei esse livro e achei o final totalmente aceitável. Lembro que geral não gostou etc. Mas enfim eu gostei e parece que vc também, enfim parabéns pela leitura e pela resenha.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. O que falar de um livro que eu adorei e quase surtei lendo? Pôxa, eu achei muito boa a humanização dos personagens tb, e achei o final muito bom. Porque afinal, ninguém sai ganhando de uma guerra. Mal posso esperar pelos filmes!

    www.entrandonumafria.com.br

    ResponderExcluir