terça-feira, 10 de setembro de 2013

A Livraria 24 horas do Mr. Penumbra de Robin Sloan

ISBN: 9788581630236
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2013
Edição: 1
Número de páginas: 288
Gênero: FICÇÃO/AVENTURA
Onde Comprar:

A recessão econômica obriga Clay Jannon, um web-designer desempregado, a aceitar trabalho em uma livraria 24 horas. A livraria do Mr. Penumbra — um homenzinho estranho com cara de gnomo. Tão singular quanto seu proprietário é a livraria onde só um pequeno grupo de clientes aparece. E sempre que aparece é para se enfurnar, junto do proprietário, nos cantos mais obscuros da loja, e apreciar um misterioso conjunto de livros a que Clay Jannon foi proibido de ler. Mas Jannon é curioso…

Resenha Mr. Penumbra by Marcelo Brinker

Aqui estou eu, depois de muito tempo, fazendo outra resenha para o blog da minha querida namorada!!! Dessa vez o livro que li foi "A Livraria 24 Horas do Sr. Penumbra", e posso dizer que o livro me surpreendeu um pouco, pois confesso que esperava algo meio parado.

Apesar do nome na capa, o protagonista da história não é o Penumbra, e sim um rapaz chamado Clay Jannon. Clay é um web designer, mas a coisa tá feia no mercado de trabalho, recessão e tal, e ele acaba encontrando emprego em uma pequena livraria pelo qual ele mesmo não daria nada. É um lugar estranho, com poucos frequentadores, e estes também muito estranhos, e o dono, Penumbra, uma figura única.

Com o passar do tempo, Clay vai percebendo que tem algo misterioso rolando na livraria, envolvendo tanto os livros quanto os poucos clientes fiéis da mesma. E, muito curioso, resolve futricar para descobrir o que há por trás do mistério.

Personagens
Clay - o protagonista, de inicio me parecia meio pessimista, mas acho que é mais pela situação que ele vive no inicio do livro, de estar desempregado. Tem uma imaginação bem fértil, me identifiquei um pouco com ele hehe
Penumbra - um velho simpático, e cheio de mistérios ao mesmo tempo, mas passa desde o inicio a impressão de ser uma pessoa "de bem", não tem como não gostar dele.
Kat Potente - uma cliente que entra meio por acidente na loja, e que acabará fazendo parte da vida de Clay, e o ajudará na busca por respostas para o mistério da livraria.
Neel Shah - amigo da época de escola de Clay, uma figuraça, um nerd bem sucedido, e também será vital na busca de Clay.

A narrativa se dá sempre pelo ponto de vista de Clay Jannon, e é bem direta, passa para o leitor bastante o que o personagem está pensando, imaginando, é como estar na cabeça dele. A ortografia do livro me pareceu impecável, se havia algum erro de ortografia ou digitação, eu passei batido.

Pontos Positivos: a história mescla livros e tecnologia de ponta, duas coisas bem distantes, que ao mesmo tempo convivem juntas na nossa atualidade, e o próprio livro faz essa "ponte" entre os extremos várias vezes. Os personagens são bem elaborados, com personalidades muito distintas, e a história tem um "q" de policial investigativo, com muitas pitadas de humor, me peguei várias vezes rindo sozinho enquanto lia hehe

Pontos Negativos: não sei se por influencia de minhas últimas leituras (crônicas de gelo e fogo e série os heróis do olimpo), mas fiquei com vontade que alguns capítulos mostrassem o ponto de vista de outros personagens...não chega a ser um ponto negativo, mais uma crítica construtiva.

Bom, era isso, tentei não colocar spoilers, e talvez tenha ficado meio superficial a análise do livro, mas eu gostei muito do livro, e recomendo pra quem curte o estilo "Dan Brown" misturado com humor, é uma leitura bem rápida e agradável.

SOBRE O AUTOR
Robin Sloan é de Detroit, estudou economia em Michigan e é coautor de uma revista literária chamada Aveia. Entre 2002 e 2012, trabalhou no Poynter Institute for Media, na Current TV e no Twitter, dando suporte às novas mídias. Sua passagem do mundo da tecnologia para o mundo impresso aconteceu, segundo ele mesmo, numa manhã de terça-feira quando chegou ao clube Grolier — um reduto de colecionadores de livros raros — e apaixonou-se por todos aqueles livros impressos.

6 comentários:

  1. Raquel querida não entendi, quem escreveu a resenha foi seu namorado??? Caso sim, ele está de parabéns a resenha ficou clara, objetiva e conseguiu despertar a curiosidade do leitor, enfim parabéns pelo post e resenha!!!

    ResponderExcluir
  2. Hey
    Acho que esse livro tem uma ideia interessante.
    Meio que me lembrou a série do Zafon, por causa da livraria HAHA

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  3. Eu não tenho vontade de ler esse livro, não sei o que é que parece que falta nele, não sei
    Adorei a resenha

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Sei bem como é isso de se acostumar a ver a perspectiva de outros personagens. Quando a gente lê um livro assim, acaba se acostumando, né?
    Mas gostei, parece ser um livro que eu vou curtir bastante. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!!! q legal ver a minha resenha no ar hehe já q são pouquissimas q eu me presto a fazer...mais por preguiça mesmo....se bem q o elogio da Aline ali em cima me animou um pouco....vou ver se me esforço pra participar mais do teu blog, até pq eu leio alguns livros q tu com certeza não leria hehe então posso ajudar a diversificar o conteudo por aqui

    bjus!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelo, Oi Kell,

    Não sei porque o Marcelo ainda não pegou o gosto por resenhar, porque vou te falar ele é tão fera quanto você. Amiga se vocês dois atuassem juntos aqui seria demais...\o/...torço por essa parceria. Como a Aline disse, a resenha foi clara e objetiva. E sim, mais um livro que vou mudar de posição na pilha porque quero ler logo....\o/.....beijokas elis!!

    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir