terça-feira, 25 de junho de 2013

Confusões em Paris de Vanessa Sueroz

ISBN: 978-85-63869-55-5
Editora: Ixtlan
Edição: 1
Designer: Raul Felix
Ano: 2011
Público alvo: Juvenil
Gênero: Comédia Romântica
Onde comprar: Livraria Curitiba (pessoalmente ou pelo site)
Classificação:

O sonho de todo jovem é viajar para outro país só acompanhado dos amigos. Um grupo de nove amigos consegue alguns dias de folga na escola e resolve pegar um avião rumo a Paris.
A confusão começa porque não avisam Patrícia sobre a viagem e muito menos para onde estão levando a pequena ruiva.
Em Paris e sem nenhum adulto por perto, os nove jovens vão aprontar muito, principalmente quando todos resolvem se juntar para fazer Ricardo e Patrícia se entenderem, o que nunca aconteceu antes.
O que nove adolescentes são capazes de fazer sozinhos em um país desconhecido?

O livro em uma frase:
Uma aventura bem humorada em uma cidade maravilhosa.


Então desde que vi esse livro da Vanessa da primeira vez morri de vontade de ler porque eu achei que tinha tudo a ver com o que eu gosto (livros fofos que te fazem rir), então ate tentei falar com a autora na época mas não deu la muito certo. Eis que esses meses vi no skoob que estavam trocando e vi a oportunidade de adquirir ele e ler para finalmente conhecer a história pessoalmente. Sim ela foi um pouquinho diferente do que eu imaginava e posso dizer que a autora foi me conquistando aos pouquinhos ao passar das folhas.

O livro é narrado praticamente por Gabi que é raptada pelos seus amigos para passaram alguns dias em Paris. Eles são adolescentes e ai vem a primeira questão que entrou na minha cabeça: Como 9 adolescentes conseguiram ir viajar sozinhos para um país estrangeiro? Enfim, o único problema dessa história é que Gabi não ficou nem um pouco feliz com isso principalmente por acordar com Souza do seu lado "o menino mais detestável da fase da terra". Na viagem vamos conhecendo melhor cada um deles suas histórias e confusões (que são muitas) numa viagem que ficara para sempre na história.

Devo confessar que no começo senti um pouco de dificuldade com a escrita da vanessa me senti lendo um livro de ensino médio para ser mais especifica mas ao passar das folhas e quanto mais me interava da história, mas ela foi tomando conta da minha atenção e me vi percorrendo as diversas páginas para ver aonde tudo isso ia dar no final. A história infelizmente tem algumas incoerências no meu ver como o fato deles irem viajar sem supervisão, matarem aula e sairem por ai que nem maluquinhos.

Sobre os personagens devo dizer que as meninas me irritaram profundamente muitas vezes por não vivenciarem tudo plenamente por demorarem para se entregar as aventuras e a teimosia de cada uma principalmente a Gabi que me pareceu maluca e cega de não enxergar o que tinha diante de seus olhos, mas dei um desconto por se tratar de adolescentes e a coisa bem funcionar mais lentamente. Sobre os garotos achei eles super fofos e deram um ar mais engraçado a todo o enredo.

Devo comentar aqui sobre a capa que eu achei simplesmente perfeita após conhecer a história toda e também que pelo que me lembro achei somente dois erros de ortografia. acho que faltou também um pouquinho de mais explicações em algumas partes onde eles iam visitar alguns monumentos da cidade talvez a autora pudesse explorar mais essa parte.

“Como foi que isso tudo aconteceu mesmo?
 Eu nem ao menos entendi como meus pais concordaram em me dar dois dias de folga da escola. Eu sei que já tenho idade suficiente para perder aulas… Ter dezessete anos hoje em dia não é nada fácil, mas perder aula? Que graça tem ficar em casa se não posso nem entrar na internet?
 Alguém me explique como eu fui me meter nessa encrenca toda? Por que eu fiz isso?
 - Não nos olhe com essa cara Paty. Você concordou! – disse Gabriela me olhando entediada.
 Como não vou olhar para ela assim? Tudo deve ser culpa da Gabi. Ela que é amiga dos garotos! Essa carinha de anjo dela não me engana!
 - Por que não para de pensar em como aceitou e tenta se divertir um pouco? – me perguntou o César mais entediado que a própria Gabi.
 Como vou me divertir estando a caminho dos piores quatro dias da minha vida? Em quatro dias vão acontecer às piores coisas da minha vida. Meu Deus! Eu fui sequestrada e pelos meus melhores amigos.”

SOBRE A AUTORA
A ideia de escrever livros e poesias nasceu com meus 8 anos de idade e venho mantendo essa ideia em minha vida através dos anos.
Após um curto tempo escrevendo contos infantis parti para poesias e versos. Alguns vocês poderão encontrar aqui no blog na categoria de Poesias/Versos. Alguns de vocês que conhecem meu trabalho já perceberam que só escrevo romances, comédias românticas, no máximo uma aventura. Drama e terror poderão encontrar em meus textos sim, mas em um capitulo de um texto grande ou coisa parecida. Acho que o maior sentido de escrever é conseguir alegrar a vida das pessoas, então não consigo manter um texto melancólico por muito tempo e aprecio quando um leitor consegue dar boas risadas.
Mais informações:

Raquel Machado
Concluindo achei um livro fofo e divertido com um pouco de cultura e muito recomendado para quem gosta do gênero.

Abaixo deixo a imagem do marcador do livro para quem gosta de colecionar como eu:

3 comentários:

  1. Eu amo paris e gosto de romance Juvenil, porém queria saber a quantidade de páginas do livro, as vezes quando um livro bom é muito curto eu fico frustrada

    http://enfimshakespeare.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu li este livro, achei fofinho, perfeito para ler entre aqueles livros de histórias mais intensas...dar para um refresco para o cérebro. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kell.

    Sempre quis ler esse livro, mas confesso que agora desanimei. Essa foi a primeira resenha que li sobre ele, e realmente estou meio cansada de histórias adolescentes. Talvez eu mude de opinião em breve. Desejo sucesso a Vanessa, que é um amor de pessoa.

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir